Dores de Cabeça x DTM/ATM

Hoje em dia muito se fala em DTM/ATM.A ATM é nome da articulação temporo mandibular e DTM é o nome que recebe as disfunções geradas nessa aticulação.Dores de cabeça ou cefaléias, estalos, desvios ou creptações,deslocamentos, dificuldade de abrir ou fechar a boca são alguns dos problemas gerados pela DTM.
As causas são multifatorias, ou seja, a disfunção geralmente esta associada a diversos fatores.Desarmonia na oclusão ou encaixe dos dentes, problemas de ordem geral como coluna cervical, fibromialgia,artrite ou artrose, são causas comuns que participam dos múltiplos fatores.Associamos ainda nessa tríade principal, o componente emocional que gera tensão e por sua vez o paciente invariavelmente aperta os dentes com muita intensidade e causa fadiga dos músculos da mastigação, trazendo como consequência dor e desconfortos.

O que é D/ATM?
A disfunção da articulação temporomandibular pode confundir os profissionais da Odontologia ou Medicina devido à ampla gama de sintomas que estes pacientes podem apresentar.

O perfil do paciente portador de D/ATM ou DTM é muito variável. Algumas vezes, parece que é apenas um problema articular, como estalos articulares dolorosos, limitação de abertura ou bruxismo.
Sintomas mais complexos, como dores de cabeça, pescoço ou ouvido, levam a suspeita de distúrbios relacionados ao stress ou psicogênicos. Os dentistas geralmente atribuem todos os sintomas a problemas oclusais ou ao bruxismo.

Causas da D/ATM

Acredita-se que o bruxismo e a maloclusão sejam as principais causas da D/ATM, uma vez que os dentistas, em função do treinamento que receberam, enxergam como se tivesse que haver algo relacionado aos dentes. Em alguns casos isso é correto; em muitos casos, não.
Um conceito comum é que se assume que o paciente está rangendo e apertando seus dentes, embora muitos pacientes não apresentem sinais relacionados a isso.
Particularmente, os cirurgiões freqüentemente buscam por distúrbios articulares, usando de ressonância magnética e radiografias para detectar doenças nas articulações, mas é bastante comum não haverem sinais de degeneração articular.
A D/ATM é freqüentemente considerada a causa da dor. Isto pode ser incorreto. Em muitos casos, não há sinais sequer de estalos ou de limitação de abertura, a articulação parece normal, mas o paciente apresenta muita dor.
Na ausência desses fatores, muitos dentistas e médicos crêem que os sintomas da disfunção da ATM são psicológicos e respondem à medicação apropriada. A teoria de que os pacientes são todos loucos é freqüentemente a opinião declarada por alguns grupos de profissionais da Odontologia e Medicina.

Sintomas Diversos

Um dos problemas é que os sintomas são tão diversos e os critérios de diagnóstico tão variáveis – dependendo do treinamento do profissional – que o resultado do diagnóstico e o conseqüente tratamento podem ser amplamente diversos, tanto entre o paciente quanto o profissional. Desde 1948 o Dr. Victor Stohl2,, que era um dentista de Nova York, já descrevia a ampla sintomatologia da disfunção da ATM além da cabeça e pescoço. É interessante que ele também tenha sido o primeiro a indicar que a dinâmica da deglutição e o equilíbrio da cabeça sobre a coluna cervical seriam fatores significantes na disfunção da ATM2.

D/ATM em crianças e adolescentes

O fato é que a disfunção da ATM é um problema generalizado. O American Journal of Orthodontics tem muitos artigos relacionados à pesquisa sobre a disfunção da ATM. Uma em particular mostra que a prevalência de sinais e sintomas da D/ATM em crianças e adultos jovens é de 35-72%. Isto indica que este é um problema generalizado e que pode estar associado a problemas de crescimento e desenvolvimento.
O número de crianças que se apresentam em um consultório ortodôntico com disfunção de ATM é bem superior a 60% e o American Journal of Orthodontics tem evidências que confirmam isto. Os ortodontistas precisam estar mais atentos a esta pesquisa.

Dentes, músculos e distúrbios dos maxilares

 Uma nomenclatura mais iluminada para D/ATM deveria ser Distúrbio dos Dentes, Músculos e Maxilares. Isto auxilia a englobar muitas das possíveis causas.
A D/ATM é certamente muitas vezes associada a problemas oclusais.
Porém, o que causa estes problemas oclusais?
 A D/ATM pode certamente ser relacionada a problemas musculares, parafuncionais e miofuncionais, mas estes também afetam a posição dos dentes e a oclusão.
 O dano à articulação temporomandibular por um golpe na mandíbula pode, claramente, provocar um problema articular. Este problema intracapsular, decorrente do trauma, também pode ser provocado por disfunção dos tecidos moles como deglutição atípica e respiração bucal.
 A abordagem das pesquisas miofuncionais enxerga o hábito miofuncional e seus efeitos sobre a articulação. Compreender este aspecto crucial, certamente irá aprimorar o sucesso do diagnóstico e tratamento.

Tratamento


Imediato

Com o Sistema TMJ, o diagnóstico e o tratamento com duas placas requerem um tempo mínimo de consultório e são realizados durante a primeira consulta. Isto permite o diagnóstico instantâneo com o procedimento de palpação muscular e articular.  Quaisquer sejam os sintomas – estalos, dor articular, dor cervical ou cefaléia crônicas – o que os pacientes querem é alívio desses sintomas. O Sistema TMJ da MRC resolve imediatamente muitos desses problemas.

Efetivo

O Sistema TMJ tem duas fases – uma placa rígida e uma macia. O tratamento efetivo se baseia na descompressão articular, no relaxamento da musculatura crânio-mandibular e na correção das causas como hábitos miofuncionais e parafuncionais deletérios.
A placa macia é melhor para o tratamento dos músculos craniomandibulares (problemas extra-capsulares).
A placa rígida é melhor para a articulação (problemas intra-capsulares).

Confortável

Os aparelhos do Sistema TMJ têm características particulares que os tornam fáceis de adaptar e confortáveis para o uso.
O pequeno tamanho e a boa adaptação do Aparelho TMD permitem que se fale com facilidade e clareza, sendo perfeito para o uso diurno.
O Aparelho TMJ é pré-fabricado e flexível, ideal para uso noturno.
O Aparelho TMJ Snorer, com uma via aérea frontal, é ideal para o paciente respirador bucal ou roncador.

Tratamento da ATM e dos músculos craniomandibulares

O tratamento com os dois aparelhos do Sistema TMJ engloba tanto o tratamento intra como extra-capsular da ATM.
Embora algumas variações da disfunção em alguns pacientes possam levar ao tratamento baseado primariamente no Aparelho TMJ ou no Aparelho TMD, o sistema de duas fases atua sobre a dupla complexidade do diagnóstico, seja o problema apenas articular (intra-capsular) – como estalos, dor articular ou limitação de abertura – ou uma disfunção craniomandibular/muscular (extra-capsular). Estas duas categorias freqüentemente se sobrepõem, de forma que a maioria dos pacientes apresenta causas e sintomas intra- e extra-capsulares.

Para continuar seu atendimento, confirme suas informações de contato

Como podemos te ajudar?