DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR(DTM)

A DTM, o que é? Seus sintomas. Disfunção da ATM – DTM. 50 anos- Tem tratamento, cura, sem remédio? Dor de cabeça, tontura, zumbido, estalo, vista embaça. Sintomas DTM: tratamento, causas e diagnóstico.       O termo ATM, antigamente designado, articulação temporo mandibular, foi atualmente substituído por Algias por Tensões Musculares (denominação dada, pelo Prof. Dr. JJ Barros). Também é chamado de DTM ou D-ATM (Distúrbio Temporo Mandibular), DOF (Dor Oro Facial) ou TMJ – termo em inglês (que significa Temporomandibular Joint Disorders) e, refere a uma série de fatores, que podem comprometer músculos, ligamentos e articulações, podendo gerar dores, que podem irradiar para cabeça, olhos, ombros, pescoço, braços, peito, abaixo das mamas; dificuldades de abrir ou fechar a boca, estalos ou crepitações, tontura, vertigem ou zumbido no ouvido (sintomas semelhantes a labirintite), entre diversos outros sintomas. 

A Articulação Temporo Mandibular:

       Existe uma articulação temporo mandibular, de cada lado da cabeça, a frente do ouvido e elas são responsáveis, pelos movimentos da mandíbula (como o de protrusão, retrusão, abertura, fechamento ou lateralidade). 

       É possível localizar as articulações, colocando os dedos indicadores, à frente dos ouvidos e fazendo movimentos, de abertura e fechamento da boca. Quando elas estão sensíveis ao toque ou apresentam dor, crepitações ouestalos, limitações no movimento da boca, pode ser indicativo, de sintomas e disfunções, da ATM.

       A articulação temporomandibular, como outras articulações do nosso corpo, é “amortecida” por um disco (disco articular, antigamente chamado de menisco articular), evitando assim que exista um contado direto, entre as estruturas ósseas e possibilitando o movimento da mandíbula. O “bom estado” do disco articular, reflete diretamente, no bom funcionamento da articulação.

       Nunca devemos movimentar a mandíbula para os lados, com a boca aberta, isso fatalmente poderá gerar estalos (mesmo, em uma articulação sã), podendo prejudicar a ATM.

Sintomas da ATM ou DTM e de disfunção na articulação temporomandibular.       

       Devido a diversidade de sintomas, causados pela disfunção da ATM ou DTM, dividimos esses sintomas, de acordo com a causa, dos sintomas e também, dos problemas de disfunção, na própria articulação temporomandibulares (que podem ser musculares, articulares ou emocionais) mas, que normalmente, não são a causa real, desses sintomas.

     Lembramos também, que uma pessoa, pode ter um só sintoma de disfunção de ATM ou DTM ou ter, vários sintomas, ao mesmo tempo. Por isso é importante, que passe por uma consulta, para uma melhor avaliação, dos sintomas relacionados, a ATM ou DTM.

     A maioria, desses sintomas, com essa causa, são tratados, sem a utilização de remédios, cirurgia ou restrições alimentares.

A) Sintomas de causa muscular de disfunção da ATM ou DTM:

     1- Certos tipos de barulhos ou zumbido no ouvido.

     2- Sensação de ouvido tampado. Diminuição auditiva, sensibilidade auditiva ou dificuldades, no entendimento, de certos sons, mais graves ou agudos.

     3- Tontura, atodoamento, atordoamento ou vertigem, sensações de desmaio, podendo levar a queda ao chão, sem motivo aparente (sintomas, semelhantes a labirintite).

     4- Dores de cabeça, que podem ser constantes ou intermitentes (como nas enxaquecas, cefaleias ou migrâneas) ou sensação de pressão na cabeça.

     5- Dores, estalos no pescoço, ombros, braços, peito, dor embaixo dos seios ou na nuca. Parestesia (adormecimento, na ponta dos dedos).

     6- Sensação de aperto ou imcômodo, ou que alguma coisa está enroscado, na garganta.

     7- Fotofobia (aversão a luz – ele procura ficar, em ambientes escuros ou usar óculos escuros), dores nos olhos, vista embaçada, a pálpebra treme.

     8- Dores no peito (levando a pensar, em problemas cardíacos), imcômodo, embaixo dos seios.

     9- Enjoos ou vômitos.

     10- Limitação de abertura da boca (quando essa limitação, é de origem muscular).

     11- Certos casos de nevralgia, do trigêmeo.

     12- Problemas patológicos ou originados por trauma, nos músculos da face.

B) Sintomas de origem articular da disfunção da ATM ou DTM:

     1- Estalos, crepitações ou barulhos, nas articulações da ATM.

     2- Luxação ou sub luxação, da articulação temporo mandibular.

     3- Problemas patológicos ou originados por trauma articular.

     4- Sintomas de dor, de origem articular (podendo causar dor reflexa no ouvido).

     5- Estalo no pescoço ao movimenta-lo, para os lados.ATM ou DTM

     6- Limitação de abertura ou fechamento, ou desvios, na abertura, quando a origem é articular (como nos caso das artroses – desgaste da cabeça da articulações da ATM, por exemplo).

     Ao lado, uma radiografia de uma articulação da ATM, com osteo artrose – desgaste da cabeça da articulação e a figura, dentro dela representa, como deveria estar essa articulação, sem o desgaste.

     Por isso o tratamento tem que ser, logo que sentir algum sintoma, procurando evitar problemas futuros.

     c) Outros tipos de sintomas relativos a ATM ou DTM :

     Problemas emocionais, como a sensação de estar meio aérea (distante da realidade) ou como a cabeça, fosse um balão ou dificuldade de se concentrar, nos afazeres.

     1- Problemas posturais, da coluna cervical.

     2- Habitos e vícios parafuncionais, profissionais ou emocionais (como o bruxismo ou Briquismo).

       Obs.: o paciente pode apresentar, diversos sintomas da ATM, de origem muscular e não ter nenhum problema, nas articulações.

       Os dentes são responsáveis, pelo perfeito equilíbrio dos músculos, das articulações e dos ligamentos. Qualquer alteração dentária, que pode ser desde um simples dente torto, uma mordida inadequada ou até mesmo a falta deles, podem gerar um desequilíbrio, levando a um quadro de ATM.

       Porém não só uma alteração no disco articular ou nos dentes é que poderão gerar a ATM, mas também inúmeros fatores, dentre eles os psicológicos, que levam a hábitos parafuncionais, dentre os quais podemos destacar:

* Roer unhas ou remover cutículas com os dentes;

* Mastigar de um só lado;

* Chupar ou morder o dedo, objetos e alimentos duros;

* Vícios de língua;

*Apoiar a mão sob o queixo, enquanto estuda, trabalha ou ao dormir (fig. abaixo);

ATM ou DTM, disfunção

* Dormir com travesseiro muito alto ou muito baixo ou de bruço;

* Briquismo (habito de apertar os dentes durante o dia);

* Bruxismo (habito de apertar os dentes á noite ) e

* Stress e ansiedade.

Hábitos profissionais:

* Apoiar com o ombro o telefone, de encontro ao ouvido;

sintomas de disfunção da ATM

* Praticar esportes, como natação, posicionando a mandíbula
de maneira incorreta ao respirar;

* Posicionamento do queixo incorreto do violonista ao usar o instrumento; 

* Tocadores de instrumentos de sopro;

* Segurar com os dentes alfinetes de costura, clipes de papel, caneta ou lápis; 

Também podemos ter sintomas de alteração na ATM, por origem traumática:

* No caso de acidente de transito com colisão traseira; 

* Acidentes com batida na região do queixo;

       Além de causar dores de cabeça, pode causar tontura (chamada de labirintite), aparecimento de zumbidos ou dores próximas ao ouvido e torcicolos; levando o paciente a procurar profissionais, de diversas áreas (como otorrinonolarigologistas, neurologista, ortopedista, entre outros). Isso ocorre, devido a proximidade da articulação e os músculos que participam da mastigação, com diferentes órgãos do corpo humano (como dor no ouvido, dores reflexas no pescoço, braços e peito, por exemplo).       

       É importante que seja diagnosticado a etiologia de maneira correta, afim de que possa ser feito um tratamento adequado a casa paciente. O tratamento da ATM (ou DTM) muitas vezes é multidisciplinar, sendo normalmente efetuado por profissionais de diversas áreas da odontologia e também, quando necessário, com o auxílio de profissionais de outras áreas da saúde, devido a infinidade de fatores causais.  

Sintomas emocionais, tensionais ou de origem nervosa: labirintite ou tontura, dor de cabeça e outros problemas relacionados:

       São sintomas que aparecem ou pioram em situações emocionais, de estresse ou ansiedade, por exemplo (alguns até foram orientados, a procurarem, tratamento psicológico) mas, pode ter uma causa física, não emocional, para que esses sintomas, apareçam ou piorem, um problema muscular. Ao se eliminar, essa causa física – tensional, esses sintomas, desaparecem.

Zumbido no ouvido:

       Os zumbidos, em alguns casos, podem ser relacionados a ATM ou DTM. São aqueles, que variam de intensidade, ao mastigar os alimentos ou quando abrimos a boca, por exemplo. A causa, nos problemas da ATM, é relacionado a sintomas reflexos, nos músculos da válvula, que regulam a pressão interna do ar, dentro do ouvido. Também, o músculos que estão sobre tensão, perto do ouvido, podem gerar os sintomas de zumbido no ouvido e de ouvido tampado. Podemos perceber essa válvula se abrindo, quando vamos engolir a saliva, por exemplo e ouvimos um barulho, nos ouvidos.

       Normalmente, para o tratamento desses sintomas, com essa origem, não precisamos utilizar medicamentos, evitando assim os efeitos colaterais, que muitos dele apresentam. 

       Quando os dentes não estão na posição de conforto, desequilibra músculos, articulações e ligamentos, gerando uma série de sintomas.
Ao restabelecemos a posição de conforto perdida, e eliminamos os hábitos ou vícios parafuncionais, do paciente, há o reequilíbrio muscular, ligamentar e articular e, os sintomas com essa origem, normalmente regridem.

       O tratamento odontológico da ATM ou DTM, é através da colocação, de um aparelho móvel (placa reposicionadora de mandíbula), visando aliviar rapidamente a dor, relaxar a musculatura facial e de outras partes do corpo, fazendo que se haja um posicionamento adequado, dos músculos e das articulações, para que possamos ter uma visão, do tratamento específico, para cada caso (como próteses, desgastes seletivos ou ortodontia, por exemplo). Por isso é importante, o tratamento da ATM.

       Inúmeras pessoas no mundo, tem sintomatologia da ATM e dessas, em muito poucos casos, são diagnosticados e tratados, de maneira correta.

     Bruxismo e Briquismo: O Bruxismo e Briquismo (são hábitos praticamente emocionais, de estresse e ansiedade) e também, outros hábitos ou vícios, descritos em, o que é a ATM ou DTM, no meu acima, podem aumentar os sintomas, da ATM e prejudicar, o seu tratamento, se não, forem eliminados.

Exemplos de disfunções da ATM ou DTM:

       1) Dificuldade de fechar ao abrir muito a boca. De vez em quando ela trava e não não se consegue fechá-la ou fecha ou abre a boca, com dificuldade.

       Esse problema, normalmente tem tratamento (através de uma avaliação do paciente e radiografias, já se consegue saber qual é o tratamento da ATM, ideal, para cada caso).

       2) Barulho ou dor, que parecem que vem de dentro do ouvido, quando mastigo ou abro e fecho a boca.

       Normalmente o paciente com sintomas de ATM ou DTM, relata que ao movimentar a mandíbula, ouve barulhos (chamados de estalos ou crepitações) ou também, dependendo da intensidade, pode ser ouvido, por pessoas, que se encontram perto dele, ao se alimentar, por exemplo.

       Também, podem sentir dores que parecem que vem de dentro do ouvido (mas na realidade vem a frente do ouvido, nas articulações). Só o estalo ou crepitação, já é indicativo de problemas de ATM e, se não tratado precocemente, pode levar a uma intervenção cirúrgica.

       Obs: Existe outro tipo de barulho, que são os zumbidos no ouvido, que podem ou não, serem originado de sintomas da ATM, o que pode ser vistos, através do exame clínico. Mesmo, não sendo essa origem, existem outros tratamentos, para esses problemas.

       Estalo, é um barulho semelhante ao estalar, os dedos.

       Crepitação é um som semelhante ao de um papel, sendo amassado ou de uma dobradiça enferrujada. Pode indicar uma alteração física, nas ATMs.

       3) Problemas de ATM ou DTM e dentes tortos. Devemos tratar da ATM, com placas?

       Sim, deve, pois agindo assim, poderemos fazer um melhor planejamento dessas correções dentárias, visando a melhor posição de conforto, para a articulação dos dentes e dos músculos. Avaliado, a necessidade do tratamento ortodôntico, pode-se fazer o tratamento ortodôntico, em conjunto com o uso da placa, alternando o uso da placa e o tratamento ortodôntico, em cada arcada, afim de manter os dentes na posição de conforto e o paciente, sem sintomas.

       Obs: Nos casos que o pacientes apresentam, sintomas e disfunções na ATM ou DTM e já estão usando, aparelhos ortodônticos fixos, pode-se tratar dos sintomas da ATM, com placas e depois prosseguir, com o tratamento ortodôntico, com a redução dos sintomas.

       4) Pacientes, que usam próteses (dentaduras, ponte móvel ou ponte fixa). A troca das próteses, por novas, pode melhorar o problema, de disfunção da ATM ou DTM?

       Devemos tratar da ATM e fazer as próteses novas.

       5) Tirar todos os dentes e colocar dentaduras, os sintomas podem passar?

       Pode não passar, os seus sintomas. Pacientes, que usam dentaduras, podem também ter problemas, de disfunção, da ATM, devido aos dentes da dentadura, não estarem na posição, de conforto.

Para continuar seu atendimento, confirme suas informações de contato

Como podemos te ajudar?