Aparelhos Autoligados

Os aparelhos ortodônticos autoligados (ou auto-ligados, ou autoligáveis) são aqueles onde os braquetes não precisam de ligaduras elásticas (as famosas borrachinhas de aparelho) para manter o fio, ou arco ortodôntico, preso ao aparelho. Cada peça possui uma trava que pode ser passiva ou ativa, para prender o arco em seu interior.

Isso propicia várias vantagens aos pacientes que o utilizam:

  • Diminuição do atrito. Maior rapidez na movimentação
  • Melhora no hálito (sem as borrachinhas fica mais fácil higienizar)
  • Redução do número de visitas ao consultório
  • Menor necessidade de extrações

Dispositivo de Russel

Mas engana-se quem pensa que essa idéia é nova.

Apesar de só ter caído nas graças dos fabricantes de aparelhos recentemente, o primeiro aparelho que dispensava o uso das borrachinhas, surgiu em 1935 e chamava-se “Dispositivo de Russel”. 

Portanto, há mais de 70 anos, esse conceito autoligado já fazia parte do arsenal ortodôntico. Provavelmente só não se desenvolveu antes em devido ao alto custo e fragilidade das peças devido às limitações na linha de fabricação.

Justamente por conta da agilidade na movimentação dos dentes, o período de tratamento pode ser diminuído, principalmente em casos mais simples. Outra vantagem é que as manutenções podem ser feitas em intervalos maiores, entre oito e 12 semanas quando no aparelho convencional as visitas ao dentista ocorrem em intervalos de um mês.

Hoje é bem comum ver pacientes famosos como Fátima Bernardes, Sasha Meneghel, e vários artistas de Hollywood usando aparelhos autoligados estéticos. Esses são a vedete do momento pois até mesmo o arco (fio) pode ser encontrado à venda em opções não metálicas, deixando assim praticamente invisível o aparelho na boca.

Hoje, a busca incessante pela estética e principalmente por rapidez nos tratamentos fez com que as empresas investissem no desenvolvimento de tecnologias e sistemas para diminuir a duração dos mesmos.

Apesar de serem aparelhos mais caros, tanto na sua instalação como em suas ativações mensais, o aparelho autoligado pode representar até mesmo uma economia aos pacientes no frigir dos ovos, Isso se deve exatamente à esse menor tempo de tratamento.

Os aparelhos autoligados são o caminho para o qual migra a ortodontia atual e moderna.

Insituto Marcelo Pedreira, onde faço minha especialização em Ortodontia, está bastante atualizado sobre essa nova tendência mundial, e isso é fundamental, pois tenho a certeza que sairei de lá sabendo e podendo oferecer aos meus pacientes o que há de mais moderno na Ortodontia.
Se você é paciente, pergunte a seu dentista se ele usa aparelhos autoligados. Se você é dentista, conheça essa nova tecnologia e se surpreenda com o que ela pode fazer aos seus pacientes e ao seu consultório. 
braquete autoligado


Para continuar seu atendimento, confirme suas informações de contato

Como podemos te ajudar?