(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

MITOS SOBRE ORTODONTIA LINGUAL

A Clínica Odonthos oferece tratamentos Dentários e Faciais com equipamentos de última geração, com uma equipe de profissionais que proporcionam eficência e conforto.

 

MITOS SOBRE ORTODONTIA LINGUAL

Em 10/11/2014

 PRIMEIRO MITO: A ORTODONTIA LINGUAL É INDICADA APENAS EM CASOS FÁCEIS 
A Ortodontia Lingual é uma técnica ortodôntica fixa, e como tal, uma ferramenta de tratamento, pronta a atender a um diagnóstico e planejamento de tratamento. Será utilizada em todos os casos em que a indicação de um aparelho ortodôntico fixo se faça necessária. 

SEGUNDO MITO: O APARELHO LINGUAL CAUSA LESÕES À LÍNGUA 
Os braquetes linguais foram desenhados especificamente para esta técnica. Possuem contornos arredondados e ganchos da mesma forma 

TERCEIRO MITO: O APARELHO LINGUAL CAUSA INTERFERÊNCIAS NA MORDIDA
Interrferencias na mordida pode ocorrer em qualquer técnica empregada. Os braquetes linguais foram projetados para que em oclusão ideal (ou próxima ao ideal), permitam um encaixe perfeito entre as arcadas. O ortodontista ainda dispõe de artifícios para que isso não ocorra tanto na técnica lingual , quanto na convencional.

QUARTO MITO: O APARELHO ORTODÔNTICO LINGUAL SÓ PODE SER USADO NA ARCADA SUPERIOR
Os braquetes linguais podem ser colados nos arcos dentários superior e inferior, tendo como contra-indicação apenas os casos onde as faces linguais são extremamente curtas. Mesmo assim, ainda podemos contar com o recurso de soldagem dos mesmos em bandas onde confeccionamos uma “maquiagem” na face vestibular com o objetivo de esconder a mesma.

QUINTO MITO: O TRATAMENTO COM ORTODONTIA LINGUAL É MAIS DEMORADO
A mesma força aplicada a um braquete convencional e a um lingual, promoverá resultantes de força diferentes. A posição do braquete lingual é mais próxima ao centro de resistência do dente, fazendo com que todas as forças transmitidas resultem em uma movimentação mais eficiente. 
A força desenvolvida pelo aparelho é centrífuga, ou seja, de dentro para fora do arco. Além disso, os braquetes colados nas faces linguais são empurrados pela língua, ajudando na correção das inclinações. Esse movimento expansivo, quando não desejado, é controlado pelo profissional através de compensações no contorno dos arcos. 

SEXTO MITO: A HIGIENIZAÇÃO DO APARELHO LINGUAL É MUITO DIFÍCIL
A limpeza é feita de maneira habitual, utilizando-se uma escova macia. O ato de passar fio dental é facilitado devido à posição do braquete mais para a cervical 
O movimento da língua, com a ajuda da saliva, promove uma auto-limpeza do local, diminuindo o acúmulo de placa bacteriana e alimentos. 

SETIMO MITO: É IMPOSSÍVEL COMER COM O APARELHO LINGUAL
Após a instalação do aparelho lingual, o paciente leva aproximadamente 10 dias para voltar a alimentar-se normalmente. A alimentação sugerida inicialmente limitava-se a alimentos líquidos e pastosos, porém, sob orientação dos próprios pacientes, uma nova rotina foi implantada. Alimentos do tipo peixe cozido, empadão de queijo, entre outros, fazem parte de uma troca diária de receitas e conselhos na sala de espera para uma melhor adaptação ao aparelho lingual.
As contra-indicações limitam-se aos alimentos mais fibrosos e difíceis de mastigar, e aos alimentos duros, que possibilitam a quebra do aparelho.
Uma vantagem notável do aparelho lingual é o fato de que os pacientes podem alimentar-se em qualquer lugar, sem o receio de que eventuais resíduos de comida presos aos braquetes apareçam. Este inconveniente é comum aos que utilizam braquetes convencionais.

OITAVO MITO: É IMPOSSÍVEL FALAR COM O APARELHO LINGUAL
Após a instalação do aparelho lingual é comum aparecer alguma distorção de fonemas sibilantes, desaparecendo naturalmente após 10 dias. O paciente é orientado para que fale um pouco mais devagar apenas nos casos onde o plano de mordida anterior venha a causar grande desoclusão. Mesmo nestes casos, a adaptação é muito rápida.
É conveniente lembrar que aparelhos removíveis, expansores fixos, botões de Nance, entre outros, também causam alterações na fala nas primeiras semanas de tratamento. 
Os aparelhos fixos vestibulares trazem incômodo também à mobilidade dos lábios, prejudicando a articulação dos fonemas bilabiais mesmo durante o tratamento, fato não encontrado nos pacientes que fazem uso dos aparelhos linguais.

NONO MITO: NÃO EXISTEM VANTAGENS NO USO DA ORTODONTIA LINGUAL
A primeira vantagem é a estética, por impedir o aparecimento dos braquetes, fios e acessórios 
Já contávamos com a estética nos braquetes de porcelana, porém, ainda assim, havia um comprometimento no perfil do cliente, alterando o posicionamento dos lábios. Os braquetes colados por trás dos dentes não promovem nenhuma alteração no perfil. As mudanças dos lábios e da face ao tratamento podem ser acompanhadas com maior precisão, porque não há distorção de forma ou irritação causadas pelos aparelhos convencionais.

A posição dos dentes também é mais bem avaliada uma vez que o lado visível dos dentes está livre de braquetes e fios 
A Ortodontia Lingual permite que modelos, artistas e pessoas que não podem ser vistas ou não se sentem confortáveis usando aparelhos ortodônticos, possam ser beneficiadas com o tratamento. 
Atletas são beneficiados com a técnica, pois em batidas na boca, o aparelho vestibular corta seriamente os lábios.

Tags: Ortodontia dentária lingual invisível ortodontista em Campinas clínica de odontologia em campinas clínica odontológica em campinas dentista em campinas aparelho dentário de porcelana Valinhos-SP 

Compartilhe:
Instagram

Comentários