Odonthos. Blog: APARELHOS AUTOLIGADOS.

(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

Aparelhos Autoligados

A Odonthos é uma Clínica Odontológica Integrada em Campinas que realiza diagnósticos e tratamentos dentários, faciais e de gengivas com equipamentos de última geração. A Odonthos oferece diversas áreas odontológicas, com profissionais qualificados em próteses, implantes, saúde bucal, entre outros serviços.

 

Aparelhos Autoligados

Em 05/05/2014

Os aparelhos ortodônticos autoligados (ou auto-ligados, ou autoligáveis) são aqueles onde os braquetes não precisam de ligaduras elásticas (as famosas borrachinhas de aparelho) para manter o fio, ou arco ortodôntico, preso ao aparelho. Cada peça possui uma trava que pode ser passiva ou ativa, para prender o arco em seu interior.

Isso propicia várias vantagens aos pacientes que o utilizam:

    • Diminuição do atrito. Maior rapidez na movimentação
    • Melhora no hálito (sem as borrachinhas fica mais fácil higienizar)
    • Redução do número de visitas ao consultório
    • Menor necessidade de extrações
russel dispositivo

Dispositivo de Russel

Mas engana-se quem pensa que essa idéia é nova.

Apesar de só ter caído nas graças dos fabricantes de aparelhos recentemente, o primeiro aparelho que dispensava o uso das borrachinhas, surgiu em 1935 e chamava-se “Dispositivo de Russel”. 

Portanto, há mais de 70 anos, esse conceito autoligado já fazia parte do arsenal ortodôntico. Provavelmente só não se desenvolveu antes em devido ao alto custo e fragilidade das peças devido às limitações na linha de fabricação.

Justamente por conta da agilidade na movimentação dos dentes, o período de tratamento pode ser diminuído, principalmente em casos mais simples. Outra vantagem é que as manutenções podem ser feitas em intervalos maiores, entre oito e 12 semanas quando no aparelho convencional as visitas ao dentista ocorrem em intervalos de um mês.

Hoje é bem comum ver pacientes famosos como Fátima Bernardes, Sasha Meneghel, e vários artistas de Hollywood usando aparelhos autoligados estéticos. Esses são a vedete do momento pois até mesmo o arco (fio) pode ser encontrado à venda em opções não metálicas, deixando assim praticamente invisível o aparelho na boca.

Hoje, a busca incessante pela estética e principalmente por rapidez nos tratamentos fez com que as empresas investissem no desenvolvimento de tecnologias e sistemas para diminuir a duração dos mesmos.

Apesar de serem aparelhos mais caros, tanto na sua instalação como em suas ativações mensais, o aparelho autoligado pode representar até mesmo uma economia aos pacientes no frigir dos ovos, Isso se deve exatamente à esse menor tempo de tratamento.

Os aparelhos autoligados são o caminho para o qual migra a ortodontia atual e moderna.

Insituto Marcelo Pedreira, onde faço minha especialização em Ortodontia, está bastante atualizado sobre essa nova tendência mundial, e isso é fundamental, pois tenho a certeza que sairei de lá sabendo e podendo oferecer aos meus pacientes o que há de mais moderno na Ortodontia.
Se você é paciente, pergunte a seu dentista se ele usa aparelhos autoligados. Se você é dentista, conheça essa nova tecnologia e se surpreenda com o que ela pode fazer aos seus pacientes e ao seu consultório. 
braquete autoligado







 

 

Tags: Aparelho fixo dentário  aparelho autoligado aparelho transparente de porcelana Ortodontista Campinas-SP 

Compartilhe:
Instagram

Comentários