Odonthos. Blog: O QUE SÃO APARELHOS FIXOS AUTOLIGADOS E QUAIS SÃOS AS SUAS VANTAGENS?.

(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

O que são aparelhos fixos autoligados e quais sãos as suas vantagens?

A Odonthos é uma Clínica Odontológica Integrada em Campinas que realiza diagnósticos e tratamentos dentários, faciais e de gengivas com equipamentos de última geração. A Odonthos oferece diversas áreas odontológicas, com profissionais qualificados em próteses, implantes, saúde bucal, entre outros serviços.

 

O que são aparelhos fixos autoligados e quais sãos as suas vantagens?

Em 27/03/2019

O aparelho fixo autoligado (ou aparelho de clip) é um dos tipos de aparelhos ortodônticos mais evoluídos e eficazes em relação aos aparelhos convencionais e os aparelhos móveis. Enquanto estes usam pequenas borrachinhas para fixar o fio metálico (o arco ortodôntico, que contorna toda a arcada dentária) nos brackets (elementos que são fixados em cada dente), nos aparelhos autoligados a fixação é feita de um modo mais simples, mais avançado e mais eficiente. Nos aparelhos fixos autoligados, o fio metálico passa por uma canaleta em cada bracket e é fixado neles por pequenas tampinhas presentes em sua composição. Por isso, nos aparelhos autoligados, os brackets são distintos dos que são usados nos aparelhos convencionais.

Quais são as vantagens do uso do método do aparelho dentário autoligado?

Graças a esta maneira diferente e mais avançada de se fixar o arco metálico nos brackets, o aparelho fixo autoligado alcança muito mais vantagens em relação ao aparelho fixo convencional.

Entre estas vantagens deste aparelho dentário, podemos citar:

• Menor atrito nos movimentos entre o arco dentário e os brackets;
• Por apresentar menos atrito, isso gera mais conforto ao paciente durante o tratamento;
• Isso diminui o tempo de tratamento, reduzindo o desgaste e o cansaço nos pacientes;
• Além do menor tempo, a técnica do aparelho autoligado exige uma quantidade menor de consultas ao dentista, o que exige menos tempo e menos transtornos ao paciente;
• Eles também favorecem a higiene bucal, pois facilitam a limpeza dos locais onde o aparelho está fixado nos dentes, incluindo o uso do fio dental;
• Por todas estas razões, certamente se pode dizer que o tratamento com os aparelhos fixos autoligados proporcionam muito mais conforto e comodidade ao paciente.

Por que os aparelhos fixos autoligados também são considerados mais estéticos?

Esta é outra vantagem dos aparelhos dentários autoligados em relação aos aparelhos convencionais. O fato de não usar borrachinhas (há casos em que são empregadas borrachinhas coloridas) torna os aparelhos autoligados muito mais discretos em sua aparência. Por isso, ele é considerado um aparelho fixo estético.

Além disso, os brackets usados nos aparelhos autoligados são menores que as de outros aparelhos, e ainda permitem ser elaborados em materiais translúcidos (transparentes) em sua parte frontal. Isso faz com que eles sejam bem mais discretos e eliminem o sorriso com aparência metálica, comum nos outros aparelhos.

Por que os aparelhos fixos autoligados também favorecem a higiene bucal?

Conforme foi mencionado, o aparelho dentário autoligado permite fazer a sua limpeza de um modo bem mais eficaz do que os aparelhos convencionais, incluindo o uso do fio dental. Isso ocorre pois nos aparelhos com borrachinhas é difícil o acesso para a limpeza completa da região dos brackets, o que faz com que pequenos resíduos de alimentos se acumulem. Isso pode ser propício ao surgimento da placa bacteriana e de cárie nesses locais.

Além disso, ao limpar a região, é comum que, ao usar uma energia muito elevada, o paciente acabe soltando algumas borrachinhas de fixação, o que faz com que o arco fique solto no local, exigindo uma nova sessão de colocação e reparos.

Nada disso ocorre com os aparelhos dentários autoligados. Neles, o acesso aos locais de fixação dos brackets é mais simples, o que facilita a limpeza da região dos brackets, e ainda diminui o risco de rompimento dos seus elementos. Com isso, é possível manter os dentes mais limpos, com menos formação da placa bacteriana e menor risco de cáries.

Por que tratamentos com os aparelhos autoligados é mais rápido?

O uso de um aparelho fixo autoligado permite maior rapidez no tratamento em relação ao aparelho convencional. Estudos odontológicos já comprovaram que o uso do aparelho autoligado pode reduzir em até 7 meses a duração total do tratamento.

Essa maior rapidez é possível pois o aparelho dentário autoligado produz muito menos atrito entre o fio metálico e os brackets, o que elimina um obstáculo à movimentação em direção à posição dos dentes correta. O atrito é um fator de retenção dos movimentos dos dentes. Com menos atrito, o acerto fica mais simples.

Por que o uso dos aparelhos autoligados exigem menos visitas ao dentista durante o tratamento?

Os aparelhos convencionais exigem um intenso volume de manutenção das borrachinhas de fixação. Com o passar do tempo, elas afrouxam, perdem suas propriedades elásticas ou mesmo se rompem. Assim, o paciente é obrigado a fazer várias visitas de rotina ao dentista para manter as borrachinhas em perfeito estado.

Os aparelhos autoligados dispensam essas borrachinhas. Por isso, exigem muito menos visitas de rotina durante o tratamento, o que gera muito mais conforto ao paciente.

Por que os aparelhos autoligados também são mais confortáveis?

Por apresentar menos atrito entre os brackets e o fio metálico, os aparelhos autoligados geram menos dor durante o tratamento, pois o aparelho exerce uma força mais leve e mais gradativa ao produzir a movimentação dentária para a sua posição correta. Isso torna o seu tratamento muito mais confortável. Vale acrescentar que os aparelhos autoligados costumam exigir uma necessidade muito menor de extrações dentárias em sua colocação.

Para quais problemas dentários os aparelhos autoligados são indicados?

O aparelho dentário autoligado é indicado para numerosos casos de problemas ortodônticos. Pelas suas características, eles são especialmente indicados quando é necessária a expansão da arcada dentária (abertura do sorriso).

Os casos mais comuns em que os aparelhos autoligados podem ser usados são:

• Presença de dentes desalinhados;
• Ausência de um dente;
• Correção de dentes de nascem no local errado;
• Dentes de leite retidos, que não caem e impedem o nascimento do dente permanente;
• Má oclusão, com mordidas cruzadas (os dentes da parte superior da boca ficam para dentro dos dentes da parte inferior ao se fechar a boca);
• Má oclusão, com a mordida aberta (quando os dentes superiores não tocam os dentes inferiores);
• Dificuldade na deglutição (engolir alimentos);
• Alterações ósseas na mandíbula (por exemplo, com o queixo muito à frente, ou muito atrás);
• Respiração regular pela boca;
• Entre outros casos.

Tags: aparelho dentário  aparelhos fixos  fio dental  arcada dentária  é indicado  tipos de aparelhos  má oclusão  durante o tratamento  mordidas cruzadas  aparelhos móveis  aparelho fixo estético  posição dos dentes  movimentação dentária  posição correta 

Compartilhe:
Instagram

Comentários