(19) 3044.8899
(19) 98124.8789
A Clínica Odonthos oferece tratamentos Dentários e Faciais com equipamentos de última geração, com uma equipe de profissionais que proporcionam eficência e conforto.
O nervo do trigêmeo recebe esse nome porque tem três ramificações: o ramo oftálmico (que acompanha os olhos), o ramo maxilar (que acompanha todo o maxilar superior) e o ramo mandibular (que acompanha o maxilar inferior).
Assim como vários outros nervos presentes no rosto, o nervo do trigêmeo é um nervo sensitivo que controla as sensações que se espalham pela face, enviando-as como mensagens ao cérebro.
A dor provocada pela neuralgia do trigêmeo se distribui de acordo com o ramo do nervo afetado. A neuralgia pode se distribuir em três grandes partes do rosto:
Na neuralgia do trigêmeo, a função do nervo do trigêmeo é interrompida. Geralmente, o problema é causado pelo contato entre um vaso sanguíneo normal - neste caso, uma artéria ou de uma veia - e o nervo do trigêmeo. Esse contato coloca pressão sobre o nervo e faz com que ele não funcione corretamente e provoque a dor característica.
Uma série de gatilhos pode desencadear a dor da neuralgia do trigêmeo, incluindo:
A neuralgia do trigêmeo pode ser resultado do processo de envelhecimento (embora possa surgir em pessoas de todas as idades) ou pode, ainda, estar relacionada à esclerose múltipla ou a uma desordem semelhante que danifica a bainha de mielina. Menos comumente, a neuralgia do trigêmeo pode ser causada por um tumor que está comprimindo o nervo do trigêmeo. Além disso, algumas pessoas podem desenvolver essa condição devido a uma lesão cerebral ou a outras anormalidades. Pode acontecer, também, de a causa da neuralgia do trigêmeo não poder ser identificada.
Os sintomas resultantes da neuralgia do trigêmeo podem incluir os seguintes:
Procure ajuda médica se você sentir dores muito fortes no rosto, principalmente se essa dor persistir por algum tempo ou for recorrente e não aliviar com o uso de analgésicos.
Especialistas que podem diagnosticar neuralgia do trigêmeo são:
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
O médico poderá fazer o diagnóstico de neuralgia do trigêmeo baseando-se principalmente na descrição da dor feita pelo paciente. Para isso, ele segue três critérios principais:
Além disso, o especialista pode realizar muitos exames para diagnosticar a neuralgia do trigêmeo e determinar as causas subjacentes para esta condição, como:
O diagnóstico preciso é essencial para neuralgia do trigêmeo, pois a dor facial pode ser causada por diversas condições. Caso seja necessário, o médico solicitará alguns exames complementares para descartar outras possíveis causas.
O tratamento para neuralgia do trigêmeo geralmente começa com o uso de medicamentos anticonvulsivos e antiespasmódicos. Em muitos casos, não é necessário tratamento adicional.
No entanto, ao longo do tempo, algumas pessoas com essa condição podem parar de responder aos medicamentos ou, então, passam a ter efeitos colaterais desagradáveis. Para essas pessoas, injeções e cirurgia podem ser opções viáveis.
Agora, se a neuralgia do trigêmeo for causada por outro problema mais grave, o médico deverá tratar a doença subjacente específica.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de nevralgia do trigêmeo são:
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
A dor causada pela neuralgia do trigêmeo pode ser desencadeada por simples ações do dia a dia. Muitas pessoas evitam até mesmo sair da cama para não correr o risco de a dor voltar. No entanto, isso prejudica muito a qualidade de vida do paciente, de modo que ele deve procurar ajuda médica para receber a melhor indicação possível.
É bom lembrar que é sempre recomendável que os pacientes sigam à risca todas as orientações médicas e obedeçam corretamente o tratamento.
A dor causada pela neuralgia do trigêmeo é o principal problema, pois é descrita como insuportável e uma das mais fortes que existem. Algumas pessoas já pensaram até mesmo em cometer suicídio, de tão intensa que é a dor.
Caso a condição não seja causada por uma doença subjacente, o tratamento para neuralgia do trigêmeo costuma trazer alívio para os sintomas.
Não há formas conhecidas de se prevenir a neuralgia do trigêmeo.
Tags: neuralgia do trigêmeo dor de cabeça cefaleia DTM ATM dor orofacial clínica tratamento dor de cabeça Tratamento DTM clínica odontológica campinas odontologia cambuí campinas