(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

Higienização de implantes dentários

A Clínica Odonthos oferece tratamentos Dentários e Faciais com equipamentos de última geração, com uma equipe de profissionais que proporcionam eficência e conforto.

 

Higienização de implantes dentários

Em 11/07/2016

O tratamento com implantes hoje é cada vez mais comum. Todos nós certamente conhecemos alguém que já passou por este tipo de tratamento. O que ocorre, no entanto, é que alguns pacientes imaginam que a colocação do implante e da prótese sobre implante marca a finalização de um tratamento. Na verdade, assim como a dentição natural, o implante precisa ser acompanhado periodicamente pelo dentista, passando por ajustes da mordida, monitoramento da higienização realizada pelo paciente e, dependendo do tipo de prótese e quantidade de implantes, muitas vezes, o profissional precisa remover a prótese para realizar a limpeza da região.

"...dependendo do tipo de prótese e quantidade de implantes, muitas vezes, o profissional precisa remover a prótese para realizar a limpeza da região".



Doenças como a mucosite e periimplantite (inflamações na gengiva e no osso que podem levar à perda do implante) são comuns quando a higienização e controle posterior ao tratamento não são realizados adequadamente. Essas doenças muitas vezes são assintomáticas e quando o diagnóstico é realizado tardiamente o prognóstico pode ser desfavorável chegando até à perda do implante. Sinais como sangramento gengival ou alteração de cor da gengiva devem ser encarados como um alerta. Dor, inchaço (edema) e mobilidade do implante, normalmente representam situações mais graves que podem também evar à perda do implante.

Para prevenir a mucosite e periimplantite, a cooperação do paciente na realização de uma limpeza diária, realizada em casa, é fundamental. Consultas regulares ao dentista também são importantes para monitorar a saúde dos dentes e implantes. O intervalo de visitas ao dentista é definido pelo profissional, baseado na capacidade de higienização do paciente e grau de inflamação da gengiva. Normalmente, essas consultas regulares variam de três a seis  meses.

Existem alguns produtos para auxiliar o paciente na higienização diária das próteses, tais como escovas unitufos, escovas interdentais, passa fio dental, fio dental tipo Floss, enxaguantes, aparelhos com jatos de água. Estes materiais têm indicação para cada situação e tipo de prótese (unitária, parcial ou total, removível ou fixa). Busque orientação, pois, a prevenção ainda é o tratamento mais barato.

 
 
 

Tags: implantes dentários prótese sobre implante implantes osseointegrados prótese tipo protocolo prótese dentária facetas laminadas de porcelana lentes de contato de porcelana dentista campinas odontologia cambuí campinas 

Compartilhe:
Instagram

Comentários