(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

CUIDADOS COM APARELHO ORTODÔNTICO

A Clínica Odonthos oferece tratamentos Dentários e Faciais com equipamentos de última geração, com uma equipe de profissionais que proporcionam eficência e conforto.

 

CUIDADOS COM APARELHO ORTODÔNTICO

Orientações > CUIDADOS COM APARELHO ORTODÔNTICO

 Os aparelhos ortodônticos fixos fazem mais do que melhorar seu sorriso. Eles exercem um papel ativo na correção de dentes apinhados e desalinhados. Isso é importante porque a malocusão (uma mordida anormal) pode causar outros problemas, tais como remoção insuficiente de placa ao redor dos dentes desalinhados, o que pode levar à inflamação da gengiva e cáries. 

  Cuidar bem do aparelho ortodôntico fixo prevenirá danos a ele assim como tornará seu uso mais confortável. Aprender os princípios básicos de cuidado ortodôntico lhe ajudará a seguir as recomendações de seu dentistas de manter seus dentes e gengiva saudáveis durante o tempo em que você usar o aparelho fixo.

 Escovação e Uso de Fio Dental (Os Princípios Básicos de Limpeza com Aparelhos Ortodônticos Fixos)

  Prepare-se para escovar. Tire os elásticos e qualquer outra parte removível de seu dispositivo ortodôntico.
Limpe seu aparelho ortodôntico fixo. Use sua escova em um ângulo de 45 graus para limpar ao redor dos fios e pinos de seu aparelho ortodôntico. Escove primeiro acima de cada fio e depois embaixo. (Leva tempo garantir que toda a placa e foi removida e que você escovou em todos os lados dos dentes superiores e inferiores.)Você pode lançar mão das escovas interdentais ou bitufo, que também auxiliam na higienização.
  Escove seus dentes. Limpe cada dente individualmente. Primeiro, posicione sua escova em um ângulo de 45 graus na junção entre o dente e a gengiva, em seguida aplique uma suave pressão conforme você escova com um movimento circular.     Faça isso durante aproximadamente 10 segundos. Use o mesmo movimento de escovação em todas as superfícies externas e internas dos dentes, inclinando a escova quando necessário para melhor alcançar os lados internos dos dentes anteriores menores
Passe fio dental com o passa fio. Passe o fio uma vez por dia com SUPER FLOSS (uma única passada para limpar ao redor dos dispositivos, tais como aparelhos ortodônticos fixos). Faça seu dentista lhe mostrar como usar esse fio dental, ou siga as instruções na embalagem do produto.
Bocheche e verifique seus dentes. Bocheche amplamente com água ou enxaguatório bucal, e examine seus dentes e aparelho fixo no espelho. Eles devem cintilar, brilhar e ter a sensação de limpeza.
  É necessária uma limpeza cuidadosa dos aparelhos fixos porque a placa e as bactérias ficam facilmente aprisionadas dentro e ao redor deles. O seguinte procedimento tornará simples e eficazes a escovação e o uso de fio dental diários.

  Abaixo, estão relacionados alguns itens indispensáveis à higienização oral, além da escova convencional.Da esquerda para direita: escovas interdentais, passa fio dental e higienizador de língua.

 

                

 

Dicas Úteis (Tire Seu Aparelho Fixo Mais Cedo)

  MANTENHA sua boca limpa. Isso permitirá que seus dentes se movam mais rapidamente para a posição correta e reduzirá o tempo de uso de seu aparelho fixo. 

• PIQUE alimentos sólidos. Corte alimentos tais como frutas e vegetais crus e cascas duras de pão em pedaços de tamanho pequeno a fim de reduzir a pressão sobre o aparelho fixo durante a alimentação. 

  NÃO mastigue nada além de comida. Mastigar objetos tais como lápis e grampos de papel podem provocar danos ao aparelho fixo e resultar em tempo adicional no ortodontista. 

  NÃO empurre seus dentes para fora do alinhamento. Atividades tais como morder unhas e brincar com seus elásticos podem prolongar a quantidade de tempo que você terá de usar o aparelho fixo. 

• NÃO coma alimentos duros, pegajosos ou ricos em açúcar nem beba bebidas espumantes. Evite alimentos tais como pipoca, nozes, batatas fritas, goma de mascar, toffee, caramelos e biscoitos. E não mastigue cubos de gelo nem beba refrigerantes. Todas essas coisas podem causar danos ao aparelho ortodôntico fixo e/ou causar cáries nos dentes.