(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

BLOG ODONTHOS ODONTOLOGIA

A Clínica Odonthos oferece tratamentos Dentários e Faciais com equipamentos de última geração, com uma equipe de profissionais que proporcionam eficência e conforto.

 

"Resultado da busca por: ortopedia funcional maxilar"


A saúde bucal das crianças

Em 18/07/2016

 Como posso ajudar meu(s) filho(s) a cuidar dos dentes e evitar cáries?

Ensinar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dele. Comece dando o exemplo: cuide bem dos seus próprios dentes. Isto mostra a ele que a saúde bucal é importante. E atitudes que tornam o cuidado com os dentes algo interessante e divertido (como, por exemplo, escovar os dentes junto com ele ou deixá-lo escolher sua própria escova) incentivam a boa higiene bucal

Para ajudar seu filho a proteger seus dentes e gengiva e para ajuda-lo a reduzir o risco de cáries, ensine-o a seguir os seguintes passos:

  • Escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contém flúor para remover a placa bacteriana (aquela película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa das cáries).
  • Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endureça e se transforme em cálculo dental. Depois que o cálculo se forma, só o dentista pode removê-lo.
  • Adotar uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido. Estes alimentos produzem os ácidos da placa que causam cáries.
  • Ingerir alimentos com açúcar e amido durante as principais refeições e não entre as refeições (a saliva extra, produzida durante a refeição, evita que os resíduos alimentares se depositem nos dentes).
  • Usar produtos que contêm flúor (inclusive o creme dental). Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contém flúor. Se a água não contiver flúor, seu dentista ou pediatra poderá prescrever suplementos diários de flúor.
  • Ir ao dentista para exames regulares.

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentista em campinas prevenção em odontologia saúde bucal cárie flúor odontologia cambuí campinas clínica odontológica campinas aparelho móvel em crianças ortopedia funcional maxilar 

Compartilhe:

O que é a Ortopedia Funcional Maxilar?

Em 22/10/2014

A ortopedia funcinal maxilar trata problemas esqueléticos maxilares com aparelhos removíveis ortopédicos.Estes aparelhos agem diretamente na estrutura esquelética promovendo crescimento ou restringindo o mesmo dependendo do caso.
A fase ideal para trabalharmos com a ortopedia funcional maxilar é no pico de crescimento facial dos pacientes, ou seja, entre 9 à  10 anos para meninas e 10 à 11 anos para meninos.Nesta fase o crescimento facial do pré adolescente encontra-se no ponto máximo e assim nos possibilita uma intervenção mais pontual e eficiente.Portanto quanto mais cedo diagnosticarmos o problema, mais precocemente resolvemos o problema.
A indicação de muitos profissionais da área odontológica, erroneamente, orienta mães de pacientes com plene indicação de alguma correção antecipada à esperar a dentição permanente completa para posteriormente realizar tratamento.Muitas vezes quando isso acontece já passou a fase ideal de ortopedia, prejudicando o paciente.
Portanto a orientação mais correta, sem sombras de dúvidas é o tratamento precoce quando houver diagnóstico de algum problema esquelético e/ou dentário.

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortopedia funcional maxilar ortodontia  aparelho fixo dentário aparelho de porcelana aparelho lingual invisível Clínica de odontologia e ortodontia Cambuí Campinas-SP Ortodontista em Valinhos-SP 

Compartilhe:

O que é Ortopedia Funcional Maxilar

Em 11/08/2014

 O profissional de Ortodontia que lida com Ortopedia Funcional dos Maxilares não olha para a boca ou para qualquer outro elemento do Sistema Estomatognático (SE) como um órgão isolado. Todas as funções do Sistema (mastigação, deglutição, respiração, fonoarticulação) estão interligadas e interferem no desenvolvimento da face em geral e das arcadas dentárias em particular. 

A OFM visa, então, atuar diretamente sobre o padrão de desenvolvimento do indivíduo, modificando o sistema esqueletal e órgãos motores associados. Na criança em desenvolvimento, seria qualquer alteração induzida por um aparelho que resulte em modificação do padrão de crescimento atual do SE, tanto em direção quanto em quantidade. 

É importante salientar que o desenvolvimento das estruturas faciais não seguem um inevitável padrão de crescimento. 

Quando colocamos um aparelho ortopédico, ocorre alteração na postura mandibular. Essa mudança alterará toda a direção da força muscular e, quando o paciente estiver usando o aparelho, os movimentos mandibulares ocorrerão da forma que foram previstos na construção do aparelho dentário.  

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortopedia Funcional Maxilar ortodontista  dentista Cambuí Campinas-SP aparelho fixo transparente dentista em campinas e valinhos-sp odontologia cambuí campinas e valinhos-sp 

Compartilhe:

Dores de Cabeça x DTM/ATM

Em 20/07/2014

Hoje em dia muito se fala em DTM/ATM.A ATM é nome da articulação temporo mandibular e DTM é o nome que recebe as disfunções geradas nessa aticulação.Dores de cabeça ou cefaléias, estalos, desvios ou creptações,deslocamentos, dificuldade de abrir ou fechar a boca são alguns dos problemas gerados pela DTM.
As causas são multifatorias, ou seja, a disfunção geralmente esta associada a diversos fatores.Desarmonia na oclusão ou encaixe dos dentes, problemas de ordem geral como coluna cervical, fibromialgia,artrite ou artrose, são causas comuns que participam dos múltiplos fatores.Associamos ainda nessa tríade principal, o componente emocional que gera tensão e por sua vez o paciente invariavelmente aperta os dentes com muita intensidade e causa fadiga dos músculos da mastigação, trazendo como consequência dor e desconfortos.

CONTINUE LENDO...

Tags: DTM/ATM ortopedia funcional maxilar dor de cabeça cefaléia tratamento ATM Dentista Campinas-SP 

Compartilhe:

Desenvolvimento facial x Respirador bucal

Em 30/05/2014

A indidência de crianças que respiram pela boca e não pelo nariz, é muito grande.As causas são as mais variadas e devem ser levadas em consideração pelo ortodontista ou ortopedista funcinal maxilar.Quando há correções preventivas, interceptativas ou ortopédicas à serem realizadas em crianças e por ventura está associada uma respiração bucal, esta deve ser tratada com o médico competente(Otorrinolaringologista).E por sua vez o ortodontista fará a parte que lhe compete.
O fato de respirar pela boca induz ao crescimento atípico da face e/ou maxilares, promove interposições erradas da língua e lábio, hipertonia dos músculos periorais.Consequentemente a oclusão ou mordida do paciente será afetada.

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortopedia funcional maxilar aparelhos ortopédicos respirador bucal Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Ortopedia Funcional Maxilar

Em 07/05/2014

A ortopedia Funcional Maxilar, é uma especialidade, no qual o foco principal é o desemvolvimento da estrutura facial, maxilo-mandibular.
Através de aparelhos ortopédicos(aparelhos removíveis), podemos intervir na estrutura óssea e corrigirmos determinadas deficiências esqueléticas.Geralmente há uma fase ideal na crianças onde coincide com o pico de crescimento facial mais ou menos entre 9 à 11 anos, diferenciando meninos e meninas.
Abaixo, foto de um aparelho ortopédico para crescimento mandibular.

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia ortodontista aparelho fixo dentário cirurgião dentista Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Dados incorretos, refaça sua busca com uma palavra maior.