(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

BLOG ODONTHOS ODONTOLOGIA

A Clínica Odonthos oferece tratamentos Dentários e Faciais com equipamentos de última geração, com uma equipe de profissionais que proporcionam eficência e conforto.

 

"Resultado da busca por: ortodontia"


Fechar diastema central com aparelho ou resina?

Em 22/08/2016

 Fechar diastema central é uma necessidade estética para muitas pessoas que não gostam dos dentes separados na frente.

As opções de tratamentos para resolver este problema estético são o fechamento do espaço com movimentação ortodôntica, o preenchimento do espaço com materiais restauradores (resina/porcelana) ou a combinação das duas técnicas.

A forma escolhida para fechar o diastema vai depender de diversos fatores relacionados à origem do espaçamento entre os incisivos centrais.

www.odonthos.com.br
(19)3044-8899

CONTINUE LENDO...

Tags: Estética dental estética dentária clareamento dental diastemas nos dentes espaço nos dentes fechamento diastemas facetas porcelana lentes de contato dentário de porcelana dentista campinas odontologia campinas 

Compartilhe:

Ortodontia Lingual - aparelho invisível

Em 10/08/2016

 A Ortodontia Lingual é uma técnica que utiliza aparelhos fixos posicionados por trás dos dentes com a intenção de preservar ao máximo a estética do sorriso, durante todo o tratamento. É a verdadeira “Ortodontia Invisivel”!

Cada vez mais pessoas estão descobrindo nos aparelhos linguais a opção mais estética que existe para se corrigir os problemas da oclusão (mordida) e do alinhamento dos dentes.
www.odonthos.com.br
(19) 3044-8899
img-invisible-01

 

Dentre as novidades da técnica, estão os recentes bráquetes autoligados e de pequeno perfil, o que significa a melhor tecnologia em Ortodontia que existe, aliada ao conforto dos bráquetes de dimensão reduzida.

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia invisível  aparelho dentário transparente  aparelho invisível 

Compartilhe:

Aparelho fixo ortodôntico dentário de safira - transparente

Em 08/08/2016

 O que é o aparelho de Safira?

aparelho-safira-transparenteO aparelho de Cristal de Safira é o nome usado para um tipo específico de aparelho de porcelana, que, devido a um processo de fabricação mais avanço, é feito de um material mais tecnicamente avançado, é extremamente transparente. Esse tipo de aparelho é também chamado de Clear braces.
O aparelho de Cristal de Safira é extremamente estético e bonito. Quando colocados nos dentes, os braquetes de safira ficam quase invisíveis.

Como funciona o aparelho de safira?
O Tratamento ortodôntico com aparelho de safira funciona da mesma maneira que o tradicional aparelho de metal. Ele segue os mesmos parâmetros do aparelho ortodôntico metálico tanto com relação à prescrição quanto com a funcionalidade.
Todos os braquetes estéticos tem um coeficiente de atrito maior do que os braquetes metálicos, isso pode implicar em um maior tempo de tratamento ou em alguma dificuldade para a realização de determinados movimentos ortodônticos. Saiba disso.
A grande diferença é a estética. O aparelho de Safira é uma excelente alternativa para aqueles que buscam uma solução estética, pois fica quase imperceptível na boca!

Aparelhos Este?ticos. Porcelana ou Safira?

Os braquetes de Cristal de Safira mancham ou ficam amarelos?
Não.
Esse é outro benefício do aparelho de safira: não mancha. Mas, as borrachinhas, usadas para segurar e transmitir a força ao fio ortodôntico, podem manchar e absorver a cor de alimentos e bebidas. Para quem fuma, então, é muito pior.
Mas, até isso já tem uma solução! Já existem borrachinhas ortodônticas estéticas com ótima estabilidade de cor, ou seja, que não ficam amareladas com o tempo. Pelo menos, não em poucos dias. Estas borrachinhas são importadas e recebem o nome de ‘Pearl Blue’, porque são, levemente, azuladas.

Qual é o valor do investimento em um tratamento com Aparelho Ortodôntico de Cristal Safira?

O Aparelho de Cristal de safira faz parte do grupo seleto de aparelhos ortodônticos estéticos. E como tal, ele é uma verdadeira joia! Ele tem uma estética superior ao aparelho de porcelana simples, ao de policarbonato e ao de metal. Sua composição transparente lhe confere discrição, beleza e leveza!

Isso tudo somado ao seu desempenho diferenciado, durante o tratamento. A safira laboratorial é de fato muito resistente e não descola ou quebra combom_humor facilidade. Outra grande vantagem do uso do aparelho de safira é que a quantidade de atrito do material é inferior à da de porcelana e do policarbonato, o que faz do aparelho ser mais eficaz.
Por ser o melhor dos melhores, é claro que tem um valor de investimento mais elevado ao ser comparado com os outros braquetes existentes. Mas, o investimento vale a pena e você irá surpreender, positivamente, com o valor!

www.odonthos.com.br

19 3044-8899

CONTINUE LENDO...

Tags: aparelho dentário de safira ortodontia campinas ortodontista em campinas clínica de ortodontia em campinas aparelho ortodôntico transparente  aparelho dentário estético especialista aparelho fixo e móvel cambuí campinas 

Compartilhe:

Aparelho fixo ortodôntico - Como Cuidar

Em 18/07/2016

 Quem usa aparelho ortodôntico sabe que é preciso ter alguns cuidados especiais com os dentes, principalmente se ele for fixo. Maus hábitos alimentares e pessoais podem ocasionar danos e prolongar o tratamento. E ninguém quer isso, não é mesmo? Então, fique atento a essas dicas, elas podem evitar problemas e fazer com que seu tratamento ocorra ainda melhor. 


Quais são os cuidados pessoais básicos? 
Evite roer unhas e morder canetas e lápis. Além disso, evite mexer ou cutucar o aparelho.

Quais são os cuidados com a alimentação? 
Evite comer doces duros ou grudentos demais, como: balas, chicletes e pirulitos. Quando for comer frutas ou vegetais, corte-os em pedaços. Também vale lembrar que morder gelo ou comer lanches muito duros também prejudica o seu aparelho ortodôntico.
 

Aparelho Ortodôntico
Como conter os danos causados pelo aparelho ortodôntico? 
Caso seu aparelho solte o fio ou o bracket, utilize cera ortodôntica para evitar feridas na boca. Depois é só informar o dentista o ocorrido para que ele faça a manutenção do aparelho.

O que devo fazer no dia em que meu aparelho for ajustado para diminuir o desconforto? 
Ingerir alimentos líquidos e pastosos ajuda a minimizar o desconforto neste momento.

Existe um fio dental especial para quem usa aparelho ortodôntico? 
É recomendado o uso do fio ou fita dental para quem usa aparelho fixo, ele desliza melhor entre os dentes e garante melhor limpeza.

Qual a melhor escova para quem usa aparelho ortodôntico? 
A escova Colgate Orthodontic possui cerdas com o sitema V-trim. Ela foi desenvolvida para a remoção eficaz da placa bacteriana e dos resíduos que ficam entre os dentes e ao redor do aparelho ortodôntico. Complemente a escovação com um antisséptico bucal. Colgate Plax elimina as bactérias da placa bacteriana e protege seus dentes da cárie.
www.odonthos.com.br
19 3044-8899

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia em campinas aparelho fixo autoligado campinas clínica de ortodontia campinas aparelho dentário de porcelana aparelho fixo safira aparelho dentário transparente aparelho fixo lingual 

Compartilhe:

Ortodontia Fixa - aparelhos dentários autoligados

Em 04/07/2016

 Aparelhos ortodônticos autoligados têm como principal característica a baixa fricção entre os arcos ortodônticos e braquetes durante o tratamento, facilitando o início do movimento dentário pela diminuição da resistência inicial à movimentação.

Estes aparelhos ortodônticos são fixos compostos por braquetes que possuem uma presilha flexível metálica, como uma tampa, que prende e amarra o fio ortodôntico metálico na canaleta do braquete. Com essa estrutura, não há necessidade do uso das ligaduras elásticas, que são as famosas "borrachinhas coloridas", durante o tratamento.

aparelho ortodôntico autoligado é indicado para vários casos de mal oclusão dentária, mas apresentam uma vantagem em casos que não necessitam de atrito entre as canaletas dos braquetes e o fio, em que serão realizadas grandes movimentações por meio de deslizamento e em casos com necessidade de expansão transversal das arcadas.

 

Vantagens do aparelho autoligado

Nos aparelhos ortodônticos autoligados, não há a necessidade do uso das ligaduras elásticas, que são as borrachinhas coloridas, pois os próprios braquetes possuem uma estrutura que serve para prender os arcos ortodônticos. Esse sistema permite um menor atrito do fio metálico com a canaleta do braquete, o que permite a aplicação de uma força mais suave e menos incômoda ao paciente.

Além disso, a ausência das ligaduras diminui o consideravelmente o acúmulo de bactérias no aparelho, evitando assim cáries, cálculo dentário, mau hálito e outros problemas bucais.

Os resultados podem ser mais rápidos e o tratamento menos doloroso do que com o uso dos aparelhos convencionais.

Com a existência de um menor atrito entre as estruturas do aparelho e a possibilidade de se aplicar a força adequada para a movimentação dentária a ser obtida, os danos aos tecidos que circundam os dentes (ossos, gengivas e ligamentos periodontais) serão menores, causando movimentações mais rápidas e eficientes e ao mesmo tempo menos efeitos colaterais que possam causar dor.

Tipos de aparelho ortodôntico autoligado

Existem dois tipos distintos de sistemas de aparelhos ortodônticos autoligados, que são o passivo e o interativo.

Os passivos são aqueles em que o sistema de fechamento do clip na canaleta do braquete não faz pressão sobre o fio ortodôntico, tendo um melhor desempenho no deslizamento dentário e pior no controle de rotação e inclinação dos dentes.

Os interativos se comportam como ativos e passivos, e as presilhas flexíveis que fecham a canaleta podem pressionar ou não o arco, dependendo do seu calibre.

Ambos têm suas vantagens e desvantagens, e o profissional ortodontista vai escolher o tipo de aparelho de acordo com o tratamento mais indicado para cada paciente.
www.odonthos.com.br
19 3044-8899

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia campinas aparelho fixo dentário aparelho fixo de porcelana aparelho ortodôntico invisível tratamento ortodôntico clínica de ortodontia em campinas dentista campinas odontologia em campinas 

Compartilhe:

Aparelho fixo Lingual - aparelho invisível

Em 30/06/2016

 

Aparelho Ortodôntico Lingual: Perguntas Freqüentes

Nesta seção você vai poder conhecer a Ortodontia Lingual e o Aparelho Ortodôntico Lingual. Você ainda pode acessar diversos Posts sobre Ortodontia Lingual no Blog do Ortodontista.

O que é Ortodontia Lingual?

É a técnica ortodôntica em que o aparelho fixo é colado na face interna dos dentes. Como estas ficam em contato com a língua, são chamadas de faces linguais. Daí o nome Ortodontia LingualAparelho Ortodôntico Lingual. Abaixo, você pode ver algumas imagens do aparelho:

Projeção dos Lábios

Detalhe do aparelho lingual

Detalhe do aparelho lingual

Vista de baixo para cima do aparelho lingual

Vista de baixo para cima do aparelho lingual

Close dos brackets do aparelho lingual

Close dos brackets do aparelho lingual

 

Quais as vantagens do aparelho ortodôntico lingual?

A principal vantagem é estética. Como os brackets são colados atrás dos dentes, ficam praticamente invisíveis e ninguém percebe que você faz tratamento ortodôntico.
Outra vantagem é o fato de não projetar os lábios para frente, evitando alterações no perfil da face, ao contrário do que faz o fixo convencional.
Apesar do acúmulo de resíduos durante as refeições ser igual em qualquer aparelho, no aparelho ortodôntico lingual eles não aparecem e o usuário se sente mais seguro para conversar durante um almoço de negócios, por exemplo.

Projeção dos Lábios

Ilustração da boca sem brackets. Lábios em posição normal

Ilustração da boca sem brackets. Lábios em posição normal.

Ilustração da boca com o bracket convencional, demonstrando a projeção dos lábios

Ilustração da boca com o bracket convencional, demonstrando a projeção dos lábios

Ilustração da boca com o bracket lingual, que não projeta os lábios porque está atrás dos dentes

Ilustração da boca com o bracket lingual, que não projeta os lábios porque está atrás dos dentes

 

Existem desvantagens no seu uso?

Pode haver dificuldade em articular alguns fonemas nas primeiras semanas de uso.
A higiene é mais trabalhosa.

O aparelho ortodôntico lingual machuca a língua?

Normalmente não. A experiência mostra uma ótima adaptação na maioria dos meus pacientes. Machucar a língua é um queixa que raramente recebo. Mas pode ocorrer, principalmente em pacientes com mais idade e menor produção de saliva.

Imagens do Aparelho Lingual

Segmento posterior do aparelho lingual em detalhe

Segmento posterior do aparelho lingual em detalhe

Vista oclusal do aparelho lingual

Vista oclusal do aparelho lingual

Aparelho lingual na arcada inferior

Aparelho lingual na arcada inferior

 

 

CONTINUE LENDO...

Tags: aparelho ortodôntico lingual aparelho fixo invisível aparelho dentário autoligado ortodontia campinas odontologia campinas dentista campinas clínica odontológica cambuí campinas-sp 

Compartilhe:

Aparelhos ortodônticos autoligados de porcelana

Em 21/05/2016

Tratamento ortodôntico com aparelhos autoligados de porcelana

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentista em campinas-sp/dentistas campinas-sp/aparelhos ortodônticos autoligados/aparelho dentário invisível/ortodontia campinas-sp/clínica de odontologia cambuí campinas-sp 

Compartilhe:

Classificação Angle (Classe I, Classe II e Classe III)

Em 13/12/2015

 
www.odonthos.com.br
19 3044-8899

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho dentário fixo ortodôntico de porcelana  Damon System Clear ortodontia ortodontista campinas/SP 

Compartilhe:

Efeito de bala sobre aparelho fixo ortodôntico

Em 13/12/2015

 

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia em campinas aparelho ortodôntico transparente de porcelana aparelho dentário invisível clínica de ortodontia em campinas/sp 

Compartilhe:

ORTODONTIA LINGUAL - TRATAMENTO

Em 13/12/2015

 

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho ortodôntico Lingual invisível ortodontia em campinas ortodontista em campinas aparelho fixo porcelana Damon System Clear 

Compartilhe:

APARELHO FIXO ORTODÔNTICO AUTOLIGADO OU AUTOLIGANTE

Em 11/05/2015

 Primeiro vamos explicar do que se trata...são bráquetes que não necessitam de ligaduras elásticas, ou seja, as famosas borrachinhas. Isso porque são ajustáveis através de um sistema de "travas"do próprio bráquete. 

Sim meu amigo,minha amiga! Acaba!Adeus às borrachinhas coloridas! 

As vantagens desse sistema são muito positivas: 
• Diminuição do atrito gera Maior rapidez na movimentação 
• Melhora no hálito (sem as borrachinhas fica mais fácil higienizar) 
• Redução do número de visitas ao consultório 
• Menor necessidade de extrações 

É graças a agilidade na movimentação dos dentes, o período de tratamento pode ser diminuído principalmente se o seu caso for simples! 

Outra vantagem é que as manutenções podem ser feitas em intervalos maiores, entre oito e 12 semanas quando no aparelho convencional as visitas ao dentista ocorrem em intervalos de um mês. Vir todo mês ininterruptamente ao dentista por 2 ou 3 anos, na correria do dia a dia, é no mínimo, um sacrifício! 

É comum ver pacientes famosos exibindo seu tratamento ortodôntico com bráquetes autoligados por aí na telinha. Fátima Bernardes, Sasha Meneghel, e vários artistas de Hollywood usam aparelhos autoligados e ainda por cima estéticos que unem a agilidade do tratamento com a discrição dos bráquetes estéticos. Esses são a vedete do momento pois até mesmo o arco (fio) pode ser encontrado à venda em opções não metálicas, deixando assim praticamente invisível o aparelho na boca. 


CONTINUE LENDO...

Tags: ortodontia campinas aparelho fixo dentário autoligado aparelho fixo de porcelana aparelho fixo dentário invisível aparelho lingual ortodontista em campinas clínica odontológica em campinas odontologia cambuí campinas-sp 

Compartilhe:

O QUE DTM/ATM E DOR OROFACIAL(DOR DE CABEÇA)

Em 06/05/2015

 O que é a ATM?

A estrutura que liga a mandíbula (queixo) ao o crânio (têmpora) recebe o nome de Articulação Temporomandibular (ATM). Essa articulação é formada por diversas estruturas como tecidos ósseos, disco articular, músculos, ligamentos, cápsula articular, entre outras estruturas, apresentando um denso suprimento sanguíneo e nervoso. Além disso, é uma articulação bilateral que funciona como uma unidade única, ou seja, a articulação direita não pode mover-se independentemente da esquerda, e vice-versa.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

ATM em função, estando em azul o disco articular (fonte: NETTER, F.H. Atlas de Anatomia Humana. 2ª. Edição. Porto Alegre: Editora Artmed, 1997).

ATM em função, estando em azul o disco articular (fonte: NETTER, F.H. Atlas de Anatomia Humana. 2ª. Edição. Porto Alegre: Editora Artmed, 1997).

CONTINUE LENDO...

Tags: DTM/ATM dor de cabeça cefaléia bruxismo rangido dos dentes apertamento dos dentes ortodontia aparelho fixo em campinas dentista em campinas dentista cambuí campinas odontologia cambuí campinas 

Compartilhe:

PROTETORES BUCAIS

Em 30/04/2015

 O que é um protetor bucal?

Um protetor bucal é um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto.

Os protetores bucais devem ser usados sempre que a pessoa participa de atividades esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos ou choques com objetos voadores, tais como futebol, basquetebol, beisebol, rugby, hóquei, skates, ginástica, ciclismo ou qualquer atividade que possa produzir ferimentos na área da boca.

Os protetores bucais geralmente cobrem os dentes superiores e são projetados para evitar a fratura de dentes, corte nos lábios ou qualquer outro dano à boca. Se você estiver usando aparelho ou prótese dentária na arcada inferior, é provável que seu dentista sugira o uso de protetor bucal nos dentes inferiores também.

Que tipos de protetores bucais existem?

Independentemente do tipo, todo protetor bucal deve ser flexível, resistente à ruptura e cômodo de usar. Deve também adaptar-se na sua boca de forma a não restringir a fala ou respiração. Os três tipos de protetor bucal disponíveis no mercado são:

  • Protetores feitos sob medida: São diferentes para cada usuário e feitos pelo seu dentista ou por um laboratório. Por serem feitos sob medida, são extremamente confortáveis e oferecem excelente proteção. Para fazê-lo, o dentista tirará um molde de seus dentes e construirá o protetor em cima do molde. A maioria dos atletas prefere este tipo de protetor, pelo conforto que proporcionam. Mas, não se pode esquecer que infelizmente também são mais caros.
  • Protetores moldáveis em água quente: Todos os protetores deste tipo têm a mesma forma, que pode ser alterada. Para alterar a forma do protetor, coloque-o em água quente para amolecer e morda o plástico aquecido para conseguir um bom encaixe nos dentes. Este tipo de protetor pode ser adquirido em lojas de produtos esportivos e são mais confortáveis que os protetores comuns. Siga cuidadosamente as instruções para evitar ficar com um protetor que não se ajusta bem a seus dentes.
  • Protetores comuns: Baratos e pré-moldados, estes protetores são prontos para o uso. Contudo, muitas vezes não se ajustam bem aos dentes e chegam a dificultar a fala e a respiração.

Quanto tempo dura um protetor bucal?

O ideal seria trocar seu protetor bucal a cada temporada porque, com o passar do tempo, se desgastam e o coeficiente de proteção se reduz. É importante que os adolescentes troquem seus protetores com certa freqüência porque tanto a boca quanto os dentes estão em fase de crescimento. Muitos esportistas pedem que seu dentista faça novos protetores sempre que fazem a revisão dentária a cada seis meses.

* "Guia completo de como cuidar melhor dos dentes”, Jeffrey F. Taintor, DDS, MS e Mary Jane Taintor, 1997.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: ortodontia em campinas ortodontista especialista em campinas dentista cambuí campinas aparelhos móveis aparelhos ortopédicos DTM/ATM aparelho fixo de porcelana aparelho fixo invisível 

Compartilhe:

O QUE É BOCA SECA OU XEROSTOMIA

Em 29/04/2015

O que é boca seca?

 

Como saber se tenho boca seca?

Todos temos a boca seca de vez em quando. Mas, quando esta sensação persiste, você pode estar com um problema na produção de saliva. Os sintomas de boca seca incluem:

  • Sensação de secura e pegajosidade em sua boca;
  • Dificuldade de deglutição;
  • Sensação de queimação em sua língua;
  • Sensação de secura em sua garganta;
  • Lábios rachados;
  • Paladar reduzido ou um gosto metálico em sua boca;
  • Feridas na boca;
  • Mau hálito freqüente;
  • Dificuldade de mastigar/falar.

Como tratar a boca seca?

A única maneira definitiva de curar a boca seca é tratando sua causa. Se o seu problema é resultado de medicação, seu médico poderá mudar sua prescrição ou dosagem. Se suas glândulas salivares não funcionam normalmente, mas ainda produzem alguma saliva, seu médico poderá lhe dar um medicamento que ajude as glândulas a funcionarem melhor.

Se a causa de sua boca estar seca não puder ser eliminada você poderá restaurar a umidade de sua boca de diversas maneiras. Seu dentista pode recomendar hidratantes bucais, como substitutos de saliva. Enxagües com soluções bucais especialmente formuladas para diminuir a secura também podem aliviar o problema. Você também pode:

  • Beber água ou bebidas sem açúcar com freqüência;
  • Evitar bebidas com cafeína, como café, chá ou alguns refrigerantes, que também podem causar a secura da boca;
  • Mascar gomas sem açúcar ou chupar balas duras sem açúcar para estimular o fluxo de saliva (se houver alguma glândula salivar funcionando);
  • Não utilizar tabaco ou álcool, que ressecam a boca;
  • Estar ciente de que alimentos condimentados ou salgados podem causar dor em uma boca seca;
  • Utilizar um hidratante bucal, durante a noite.

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentista em campinas dentista campinas dentista cambuí campinas odontologia ortodontia campinas aparelho fixo dentário campinas implantes dentários em campinas estética dental DTM/ATM dor de cabeça 

Compartilhe:

APARELHO FIXO AUTOLIGADO OU AUTOLIGANTE - VANTAGENS

Em 10/04/2015

 Nos aparelhos ortodônticos autoligados, não há a necessidade do uso das ligaduras elásticas, que são as borrachinhas coloridas, pois os próprios braquetes possuem uma estrutura que serve para prender os arcos ortodônticos. Esse sistema permite um menor atrito do fio metálico com a canaleta do braquete, o que permite a aplicação de uma força mais suave e menos incômoda ao paciente. 

Além disso, a ausência das ligaduras diminui o consideravelmente o acúmulo de bactérias no aparelho, evitando assim cáries, cálculo dentário, mau hálito e outros problemas bucais. 


 

Os resultados podem ser mais rápidos e o tratamento menos doloroso do que com o uso dos aparelhos convencionais. 

Com a existência de um menor atrito entre as estruturas do aparelho e a possibilidade de se aplicar a força adequada para a movimentação dentária a ser obtida, os danos aos tecidos que circundam os dentes (ossos, gengivas e ligamentos periodontais) serão menores, causando movimentações mais rápidas e eficientes e ao mesmo tempo menos efeitos colaterais que possam causar dor. 

Tipos de aparelho ortodôntico autoligado

Existem dois tipos distintos de sistemas de aparelhos ortodônticos autoligados, que são o passivo e o interativo. 

Os passivos são aqueles em que o sistema de fechamento do clip na canaleta do braquete não faz pressão sobre o fio ortodôntico, tendo um melhor desempenho no deslizamento dentário e pior no controle de rotação e inclinação dos dentes. 

Os interativos se comportam como ativos e passivos, e as presilhas flexíveis que fecham a canaleta podem pressionar ou não o arco, dependendo do seu calibre. 

Ambos têm suas vantagens e desvantagens, e o profissional ortodontista vai escolher o tipo de aparelho de acordo com o tratamento mais indicado para cada paciente. 
Abaixo, temos mais um caso clínico realizado na Clínica Odonthos com aparelho ortodoôntico fixo autoligado ou autoligante.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA 

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia campinas ortodontia em campinas ortodontista cambuí campinas-sp ortodontista em campinas aparelho dentário fixo autoligado dentista campinas dentista em campinas dentista cambuí campinas-sp 

Compartilhe:

O QUE É CÁRIE?

Em 26/03/2015

O que é cárie?

 

“Cárie” é uma outra forma de denominar a deterioração do dente. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo – o que come, como cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental de uso. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.

Embora a cárie seja mais comun em crianças, adultos também estão sujeitos a ela. Os tipos de cárie são:

  • Cárie coronária –é o tipo mais comum. Ocorre tanto em criança como em adultos. A cárie coronária se localiza nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.
  • Cárie radicular - à medida que envelhecemos, as gengivas se retraem, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente.
  • Cárie recorrente - a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes. Isto porque estas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando à deterioração.

Os adultos estão especialmente sujeitos a apresentar cárie quando sofrem de xerostomia (boca seca), uma doença causada pela falta de saliva. A xerostomia pode ser decorrente de alguma doença, de medicamentos, da radioterapia e da quimioterapia, e pode ser temporária (dias ou meses) ou permanente, dependendo de suas causas.

A cárie constitue um sério problema. Se não for tratada, uma cárie pode destruir seu dente e atingir a polpa (nervo), o que pode resultar em um abscesso, uma área de infecção na ponta da raiz. Uma vez formado o abcesso, ele só pode ser tratado através do tratamento do canal, de cirurgia ou da extração do dente.

Como eu sei se estou com cárie?

Apenas seu dentista pode dizer com certeza se você tem cárie. Isto porque a cárie se desenvolve embaixo da superfície do dente, onde você não pode vê-la. Quando você ingere alimentos que contenham carboidratos (açúcar e amido), estes carboidratos são digeridos pelas bactérias da placa, produzindo ácidos que corroem a estrutura do dente. Com o tempo, o esmalte do dente começa a fraturar por debaixo da superfície, enquanto a parte externa permanece intacta. Quando uma quantidade suficiente de esmalte sob a superfície já tiver sido destruída, a superfície se desmorona, expondo a cavidade de cárie.

É maior a probabilidade da cárie se desenvolver em fóssulas e fissuras nas superfícies de mastigação dos dentes posteriores, nos espaços entre os dentes e próximo à linha da gengiva. Mas, independentemente de onde ocorrem, a melhor maneira de identificá-la e tratá-la, antes que se torne séria, é visitando seu dentista regularmente para avaliações.

Como posso ajudar a evitar a cárie?

  • Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, e use o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva.
  • Faça avaliações regulares. O cuidado preventivo pode evitar que os problemas ocorram e que problemas menores se tornem sérios.
  • Adote uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido. Quando ingerir estes alimentos, procure comê-los durante a refeição, e não como um lanche, para minimizar o número de vezes que seus dentes são expostos ao ácido.
  • Utilize produtos de higiene dental que contenham flúor, incluindo o creme dental e o enxaguatório.
  • Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contenha flúor. Se a água fornecida em sua localidade não contém flúor, seu dentista ou pediatra pode prescrever suplementos de flúor diários.
  •  
  • www.odonthos.com.br
  • #ODONTHOSODONTOLOGIA

 

 

CONTINUE LENDO...

Tags: DENTISTA CAMPINAS DENTISTAS CAMPINAS ORTODONTIA LINGUAL INVISÍVEL ORTODONTISTA DENTISTA CAMBUÍ CAMPINAS APARELHO FIXO DENTÁRIO AUTOLOGADO IMPLANTE DENTÁRIO PRÓTESE DENTÁRIA 

Compartilhe:

Próteses dentárias - Dúvidas

Em 18/03/2015

 O que são dentaduras (próteses)?

 

O que são Próteses?

Próteses são substitutos para os dentes ausentes que podem ser retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora nunca sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás. 

Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais. Seu dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a serem substituídos e o custo do tratamento.

Como funcionam as próteses?

No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apóia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada na forma de uma ferradura, a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua. 

As próteses são feitas sob medida em um protético, a partir de moldes tirados de sua boca. Seu dentista irá determinar qual dos três tipos de próteses descritas abaixo é o melhor para você.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentista campinas dentistas campinas dentista cambuí campinas dentistas cambuí campinas clínica de odontologia campinas odontologia em campinas dentista em campinas dentistas em campinas ortodontia campinas implantes dentários 

Compartilhe:

APARELHO FIXO AUTOLIGADO OU AUTOLIGANTE

Em 06/03/2015

 Esse aparelho não tem a necessidade de ligadura elástica (''as borrachinhas'') para prender o fio.

Aparelho Veloz Estético (Aparelho Mais Discreto)

Possui as mesmas virtudes do Aparelho Veloz Metálicoporém com o grande diferencial de ser mais discreto. Ideal para quem quer se beneficiar das vantagens do Sistema Autoligável com mais discrição.

  

 

Vantagens

Acumula menos placa bacteriana, possibilitando melhor higienização.

Minimiza a necessidade de extrações dentárias.

Material de alta tecnologia (fio de níquel-titânio termoativado), onde a força é ativada pela temperatura da boca.

As manutenções são feitas em um intervalo de tempo maior, sem prolongar o tempo do tratamento.

Proporciona correção mais rápida quando comparado aos aparelhos fixos convencionais.

* Possui formato mais arredondado, tornando-se mais confortável.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA
Abaixo caso clínico realizado na clínica com aparelho dentário fixo autoligado ou autoligante


CONTINUE LENDO...

Tags: Odontologia em campinas odontologia cambuí campinas dentista campinas dentista campinas clínica odontológica campinas e valinhos ortodontia aparelhos autoligados aparelho dentário de porcelana clareamento dental 

Compartilhe:

ORTODONTIA LINGUAL|APARELHO LINGUAL|APARELHO DENTÁRIO INVISÍVEL

Em 27/02/2015

 O alinhamento correto dos dentes é essencial para a saúde bucal, e sua importância vai além das questões estéticas, passando também pelas questões funcionais por proporcionar uma boa mastigação. Se você quer alinhar seus dentes, mas não quer ficar com o famoso“sorriso metálico”, saiba que a odontologia estética através da ortodontia invisível  e do aparelho lingual pode trazer o sorriso bonito que você deseja e mais: de forma discreta e estética.

Dentes apinhados (desalinhados) são muito incômodos e quando falamos na solução ideal para a correção do problema a resposta imediata é a ortodontia. O aparelho dentário, quando utilizado ainda na infância, é a certeza de um sorriso bonito na fase adulta, mas nem todas as pessoas tiveram essa oportunidade. Para os adultos que desejam corrigir o alinhamento dos dentes, mas se incomodam em usar o aparelho dentário tradicional por motivos profissionais ou simplesmente não querem exibi-lo, uma boa solução é o aparelho lingual.

Sua função é idêntica a de um aparelho comum, porém, fica escondido atrás nos dentes. O caso do jogador Neymar é um bom exemplo

Sua função é idêntica a de um aparelho comum, porém, fica escondido atrás nos dentes. O caso do jogador Neymar é um bom exemplo
 

A ortodontia invisível oferece diversas soluções para a correção do alinhamento dos dentes, porém, a ortodontia lingual vem se firmando como a solução mais eficaz e discreta para a maioria dos casos. Sua função é idêntica a de um aparelho dentário convencional: a movimentação dos dentes. Porém a grande diferença é que o aparelho lingual é fixado na face interna dos dentes, ficando “escondido” por trás do sorriso do paciente.

Muitos mitos se criaram com relação a ortodontia lingual, o maior deles é com relação ao incômodo, onde fala-se que o aparelho é mais desconfortável que o aparelho dentário comum, o que não é verdade. O que acontece é que este tipo de aparelho exige um período de adaptação maior, mas uma vez adaptado, o paciente consegue exercer suas atividades normalmente sem maiores desconfortos.

Outro engano largamente difundido é com relação a duração do tratamento. O tratamento com o aparelho lingual não é necessariamente mais prolongado que com a ortodontia convencional. O que vai determinar um tratamento mais longo ou mais curto é a situação inicial de cada paciente, bem como os objetivos do tratamento, independentemente da técnica



www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentistas campinas e valinhos odontologia cambuí campinas e valinhos clareamento dental ortodontia invível aparelho lingual invsível aparelhos autoligados tratamrnto dentário com aparelhos ortodônticos 

Compartilhe:

ODONTOLOGIA:PERGUNTAS E RESPOSTAS

Em 24/02/2015

 Perguntas e respostas comuns para as famílias

 

P: A amamentação no peito é melhor do que a mamadeira na prevenção de caries na infância?
R: Muitos especialistas recomendam amamentar no peito em vez de utilizar mamadeiras, para a saúde geral da sua criança. Porém, amamentar no peito pode levar a formação de cáries na infância da mesma forma que a amamentação por mamadeira.

Para prevenir as primeiras cáries:

  • Evite alimentação durante a noite, tal como trazer o bebê para a sua cama e permitir que ele ou ela se amamente à vontade. O leite pode "permanecer" na boca da criança e causar a formação continua de ácido ao longo da noite. Este ácido leva à formação de cárie.
  • Evite deixar o bebê passear com uma mamadeira.
  • É recomendado que você encoraje sua criança a beber de um copo já no seu primeiro aniversário.
P: Tudo bem se minha criança chupar o dedo polegar?
R: Chupar o polegar é normal em crianças; a maioria para por si próprias até os 2 anos de idade.
  • Se sua criança chupa o polegar e tem mais de 2 anos de idade, tente desencorajá-la até completar 4 anos.
  • Chupar o dedo além da idade de 4 anos pode levar ao problemas de dentes tortos, apinhamento e/ou de mordida.

P: Tudo bem se meu bebê usar a chupeta? 
R: Sim, mas não a coloque em açúcar, mel, ou líquidos adoçados. Além disso:

  • Tente fazer com que sua criança abandone o hábito da chupeta até os idade de 2 anos de idade.
  • Lembre-se que enquanto a chupeta e chupar o polegar não fazem nenhuma diferença para a saúde da criança, uma chupeta pode ser uma escolha melhor, porque pode ser mais fácil parar com o hábito da chupeta da criança, do que de chupar o polegar.

P: Qual é o melhor método para escovar os dentes de uma criança pequena?
R: Use uma escova pequena e com cerdas macia. Faça movimentos circulares ou movimentos ondulados em todas as superfícies dos dentes, particularmente onde o dente encontra a gengiva. Quando sua criança aprender a cuspir, use uma pequena quantidade de creme dental com flúor do tamanho de uma ervilha na escova. As famílias devem pedir ao dentista que demonstre a escovação correta na visita da criança ao dentista.

P: Posso transmitir bactérias prejudiciais que possam afetar os dentes do meu bebê?
R: Sim. Germes causadores de cáries podem ser transmitidos via contato - tal como quando o bebê puser as mãos em sua boca, e daí na própria boca. É por isso que é tão importante você manter seus próprios dentes e gengivas saudáveis. 

Além disso, pesquisas têm mostrado que já que uma mulher grávida compartilha seu sangue com seu bebê antes de nascer, qualquer infecção em sua boca - como uma cárie ou doença de gengiva (periodontal) - pode afetar o bebê. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Dentais e Crânio-facial do Instituto Nacional de Saúde, doenças / infecções orais também estão ligadas a problemas bebês prematuros, e com reduzido peso de nascimento.

P: Quando devo começar a usar creme dental com flúor na escovação da minha criança?
R: Quando sua criança souber cuspir. Flúor é seguro e necessário para manter os dentes fortes, mas somente em níveis apropriados. Crianças mais jovens tendem a engolir quantidades excessivas de creme dental , e isto pode levar a flúorese, que causa a descoloração dos dentes. E lembre-se, mesmo que a sua água for fluoretada, é necessário utilizar creme dental com flúor. Flúor é necessário ambos em forma "sistêmica" - como creme dental, e em forma "ingerida" - como água ou suplementos de flúor.

P: Eu uso água engarrafada em casa, e não contém flúor. Tudo bem?
R: Se você usa água engarrafada para beber e cozinhar - ou se sua água do sistema público (comunitário) não contém flúor - não esqueça de avisar a seu dentista ou médico. Eles possivelmente prescreverão suplementos de flúor para o bebê.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: Odontologia Cambuí Campinas clínica odontológica cambuí campinas e valinhos-sp dentista campinas dentistas em campinas e valinhos ortodontia e ortodontista cambuí campinas aparelho fixo dentário aparelho dentário lingual  

Compartilhe:

COMO CUIDAR DA SAÚDE DO MEU BEBÊ

Em 15/02/2015

 

Os bons cuidados bucais começam cedo na vida. Mesmo antes dos dentes do bebê nascerem, existem alguns fatores que podem afetar sua futura aparência e saúde. Por exemplo, a tetraciclina, um antibiótico comum, pode causar a descoloração ou manchas nos dentes. Por esta razão, não deve ser usada por mães que estão amamentando ou mulheres na segunda metade da gravidez.

Como os dentes do bebê geralmente nascem por volta dos seis meses de idade, não há razão para usar os procedimentos padrão da higiene bucal, ou seja, a escovação e o uso do fio dental. Mas, os bebês têm necessidade de cuidados bucais especiais que todos pais devem conhecer. Entre esses cuidados estão a prevenção das cáries causadas pelo uso da mamadeira e a certeza de que seu filho esta recebendo uma quantidade adequada de flúor.

O que são as cáries de mamadeira e como evitá-las?

São cáries causadas pela exposição freqüente a líquidos que contém açúcar, como o leite, as fórmulas comerciais preparadas para bebês e os sucos de fruta. Os líquidos que contém açúcar se acumulam ao redor dos dentes por longos períodos de tempo, enquanto seu bebê está dormindo, provocando as cáries, que primeiro se desenvolvem nos dentes anteriores, tanto da arcada inferior quanto da superior. Por esta razão, nunca deixe sua criança adormecer com a mamadeira de leite ou suco na boca. Ao invés disso, na hora de dormir, dê a ele uma mamadeira com água ou uma chupeta que tenha sido recomendada pelo seu dentista. Ao amamentar, não deixe o bebê se alimentar continuamente. E após cada mamada, limpe os dentes e as gengivas do seu bebê com um pano ou uma gaze umedecidos.

O que é o flúor? Como saber se meu bebê está recebendo a quantidade certa de flúor?

O flúor faz bem mesmo antes de os dentes do seu filho começarem a aparecer. Ele fortalece o esmalte dos dentes enquanto estes estão se formando. Muitas empresas de distribuição de água adicionam a quantidade de flúor adequada ao desenvolvimento dos dentes. Para saber se a água que você recebe em casa contém flúor e qual a quantidade de flúor que é colocada nela, ligue para a empresa de distribuição de água no seu município. Se a água que você recebe não tem flúor (ou não contém a quantidade adequada), fale com seu pediatra ou dentista sobre as gotas de flúor que podem ser administradas ao seu bebê diariamente. Se você usa água engarrafada para beber e para cozinhar, avise seu dentista ou médico. É possível que eles receitem suplementos de flúor para seu bebê.

CONTINUE LENDO...

Tags: Odontologia em campinas e valinhos clínica odontológica cambuí campinas e valinhos dentista em campinas dentistas em campinas dentista cambuí campinas ortodontia implantes estética dental aparelhos fixo de porcelana 

Compartilhe:

APARELHOS DENTÁRIOS AUTOLIGADOS IMPORTADOS 3M UNITEK

Em 11/02/2015

 
Excelente performance em brackets autoligados passivos, uma combinação de qualidade e inovação para entregar os resultados que você precisa.

A cada estágio do tratamento, desde a instalação até a remoção do aparelho, os brackets autoligados Clarity SL oferecem benefícios a você e seu paciente. Com as vantagens de um bracket autoligado passivo de aletas duplas e a estética dos brackets cerâmicos Clarity, estes brackets proporcionam resultados precisos.

Benefícios
 Possibilidade de intervalos maiores entre as consultas;
 Possibilidade de diminuir o tempo de tratamento;
 Fácil posicionamento dos brackets;
 Eficiente fechamento de espaço;
 Colagem confiável;
 Cerâmica resistente e sem retenção de corantes.

Performance Incomparável

Autoligado totalmente passivo

Autoligado totalmente passivo
 Clipes programados para ajudar no controle das forças do arco
 Sem mecanísmos deslizantes
 Slot familiar e aletas duplas

Mecânica de deslize

Mecânica de deslize
 Bracket autoligado passivo, mesmo com a utilização de arcos retangulares
 Possibilidade do uso de lígaduras se necessário fricção
 Gancho bidirecional para aumento de funcionalidade

Bracket estético

Bracket estético
 Translúcido
 Sem lígaduras que mancham

Aletas duplas

Aletas duplas
 Desenho com slot aberto
 Slot vertical para uso de auxiliares
 Quatro aletas (similares aos brackets convencionais)

Flexibilidade e criatividade

Flexibilidade e criatividade
 Encaixe seletivo no clipe para aumentar a distância interbrackets
 Uso seletivo de ligadura para aumento de controle
 Uso de auxiliares para maior controle de força

 www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelhos fixo dentário aparelhos de porcelana aparelhos autoligados ortodontia campinas e valinhos ortodontia cambuí campinas ortodontista especialista em campinas dentista campinas dentista cambuí campinas 

Compartilhe:

CUIDADOS COM SEU APARELHO FIXO ORTODÔNTICO

Em 23/01/2015

 Folheto: Aparelho Ortodôntico

Aparelho Ortodôntico

Quem usa aparelho ortodôntico sabe que é preciso ter alguns cuidados especiais com os dentes, principalmente se ele for fixo. Maus hábitos alimentares e pessoais podem ocasionar danos e prolongar o tratamento. E ninguém quer isso, não é mesmo? Então, fique atento a essas dicas, elas podem evitar problemas e fazer com que seu tratamento ocorra ainda melhor. 

Quais são os cuidados pessoais básicos? 
Evite roer unhas e morder canetas e lápis. Além disso, evite mexer ou cutucar o aparelho.

Quais são os cuidados com a alimentação? 
Evite comer doces duros ou grudentos demais, como: balas, chicletes e pirulitos. Quando for comer frutas ou vegetais, corte-os em pedaços. Também vale lembrar que morder gelo ou comer lanches muito duros também prejudica o seu aparelho ortodôntico.
 

Aparelho Ortodôntico
Como conter os danos causados pelo aparelho ortodôntico? 
Caso seu aparelho solte o fio ou o bracket, utilize cera ortodôntica para evitar feridas na boca. Depois é só informar o dentista o ocorrido para que ele faça a manutenção do aparelho.

O que devo fazer no dia em que meu aparelho for ajustado para diminuir o desconforto? 
Ingerir alimentos líquidos e pastosos ajuda a minimizar o desconforto neste momento.

Existe um fio dental especial para quem usa aparelho ortodôntico? 
É recomendado o uso do fio ou fita dental para quem usa aparelho fixo, ele desliza melhor entre os dentes e garante melhor limpeza.

Qual a melhor escova para quem usa aparelho ortodôntico? 
A escova Colgate Orthodontic possui cerdas com o sitema V-trim. Ela foi desenvolvida para a remoção eficaz da placa bacteriana e dos resíduos que ficam entre os dentes e ao redor do aparelho ortodôntico. Complemente a escovação com um antisséptico bucal. Colgate Plax elimina as bactérias da placa bacteriana e protege seus
dentes da cárie.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentista cambuí campinas dentistas em campinas e valinhos odontologia cambuí campinas ortodontia em campinas aparelho fixo autoligado de porcelana aparelho invisível lingual ortodontista campinas e valinhos 

Compartilhe:

Higiene bucal da gravidez a primeira infância

Em 20/01/2015

 Pré natal

Siga estes passos para garantir uma boca saudável.

  • Faça um "checkup" dental.
    Faça uma limpeza e avaliação de seus dentes. Tenha certeza de que todo tratamento seja feito. Os germes que causam as cáries podem passar para seu bebê depois de ele nascer.
  • Escove os dentes três vezes ao dia
    Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia. Use uma escova macia. Tenha certeza de colocar as cerdas da escova no local onde a gengiva e os dentes se encontram. É aí que a gengivite começa.
  • Passe o fio dental diariamente. 
    Passe o fio dental diariamente para limpar entre os dentes, onde a escova não alcança.
  • Limite o número de vezes que você ingere doces ou lanches a base de amido no dia. Doces ou lanches a base de amido podem fazer com que seus dentes sofram "ataques ácidos". Doces e refrigerantes podem causar cáries. Coma mais frutas e legumes.
  • Faça o Pré-natal. Siga os conselhos de seu médico. Isso é importante tanto para a sua saúde quanto para a de seu bebê.
  • Receba a quantidade adequada de cálcio. Você necessita de cálcio para a formação dos ossos e dos dentes de seu bebê. Leite, queijos, feijão e folhas são fontes de cálcio.
  • www.odonthos.com.br
  • #ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: Prevenção em odontologia dentista em campinas dentistas em campinas clínica odontológica cambuí campinas e valinhos-sp odontologia campinas e valinhos dentistas especializados ortodontia implantes dentários estética dental 

Compartilhe:

Aparelho fixo Odontológico Autoligado ou Autoligante

Em 15/01/2015

No início da década de 1990 surgiu uma nova proposta de aparelhos ortodônticos pré?ajustados, cujo objetivo principal era diminuir o atrito existente entre o fio e a canaleta do braquete – fricção clássica.

Tal aparelho deveria manter as características dos aparelhos previamente existentes, apresentar fácil manuseio e maior conforto ao paciente e ao profissional. Estes aparelhos propunham algumas vantagens sobre os aparelhos ligados que, após mais de duas décadas de experiência clínica e científica, devem ser questionadas na atualidade, tais como: proposta não extracionista, controle tridimensional dos dentes (controle rotacional) e tempo de tratamento ortodôntico.

Para compreender melhor estes tópicos, o ortodontista deve ter em mente que todos os aparelhos autoligados apresentam o mesmo princípio, que é reduzir os níveis de fricção existentes entre o fio ortodôntico e a canaleta do braquete, trabalhando com baixos níveis de força na mecânica de deslizamento.

Nas técnicas que utilizam a mecânica de deslizamento, o tratamento ortodôntico pode ser dividido em quatro fases: alinhamento, nivelamento, fechamento de espaços e detalhes do acabamento.

Os aparelhos autoligados apresentam bom desempenho com o sistema de deslizamento na fase de alinhamento e nivelamento. Nesta fase, o fio trabalha livre na canaleta dos braquetes, evitando que ocorra a fricção clássica provocada pelas ligaduras metálicas ou elásticas.

Na fase do fechamento de espaços, o fio desliza nos braquetes e tubos bucais dos dentes posteriores, não existindo diferença significativa entre os dois aparelhos (ligados e autoligados).

Outro tema que deve ser questionado acerca dos aparelhos autoligados é sobre o controle tridimensional (rotações) dos dentes: nos aparelhos ligados, a correção das rotações se inicia com os fios redondos de calibres finos, desde o início do tratamento, uma vez que as ligaduras elásticas ou metálicas pressionam o fio sobre o fundo da canaleta do braquete. Os aparelhos autoligados fazem a correção das rotações utilizando-se fios retangulares, que será finalizada ao se instalar o fio de calibre total no sentido horizontal. Tais princípios são importantes e o profissional deve ficar atento a estas diferenças, que podem acarretar tempo adicional ao tratamento ortodôntico.

As propostas não extracionistas, de forma geral, devem ser questionadas com relação aos princípios básicos da forma de arcos, inclinação de incisivos inferiores e oclusão funcional. Entende-se que estes princípios devem estar incorporados para se obter a estabilidade oclusal no tratamento ortodôntico.

Com relação ao tempo de tratamento, há que se entender que as mecânicas ortodônticas aplicadas e a função biológica geral devem estar em sincronia nos tratamentos, pois muitas vezes a estabilidade pode ser comprometida em função disto. O tempo do tratamento está diretamente ligado às respostas morfológicas dentárias para a obtenção da estabilidade ao fim do tratamento ortodôntico.

Concluindo, considera-se que o aparelho autoligado é um dos maiores avanços da ciência ortodôntica contemporânea, podendo contribuir com o profissional e com o paciente, mas alguns princípios básicos da ciência ortodôntica devem ser considerados, tais como: etapas de tratamentos, controle tridimensional dos dentes (principalmente o torque), extrações, tempo de tratamento e estabilidade, para que se possa obter uma boa oclusão funcional com estética agradável no final do tratamento ortodôntico.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho fixo dentário autoligado Clínica de odontologia em campinas ortodontista em campinas dentista cambuí campinas clínica odontológica em campinas e Valinhos-SP ortodontia cambuí campinas Valinhos-SP 

Compartilhe:

MITOS SOBRE ORTODONTIA LINGUAL

Em 10/11/2014

A Ortodontia Lingual é uma técnica ortodôntica fixa, onde os braquetes são colados nas faces linguais dos dentes. Assim como qualquer outra técnica ortodôntica, não diagnostica ou trata determinado tipo de caso clínico. É uma ferramenta de trabalho que, se usada adequadamente, irá permitir que alcancemos uma posição dentária ideal, dentro de uma oclusão funcional, em harmonia com as ATMs e musculatura associada. É totalmente dependente de um diagnóstico e um planejamento de tratamento coerente. A falta de conhecimento da técnica lingual faz com que profissionais menos atualizados criem diversos mitos acerca da mesma.

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia dentária lingual invisível ortodontista em Campinas clínica de odontologia em campinas clínica odontológica em campinas dentista em campinas aparelho dentário de porcelana Valinhos-SP 

Compartilhe:

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE APARELHOS DENTÁRIOS AUTOLIGADOS X APARELHOS DE BORRACHINHA

Em 06/11/2014

 Diferença entre aparelhos AUTOLIGADOS e CONVENCIONAIS
 
Uma dúvida muito comum a todos os pacientes é relativo aos aparelhos AUTOLIGADOS, e suas diferenças em relação aos Convencionais.
 
Para sanar esta dúvida, vou fazer uma breve descrição dos aparelhos e mostrar a IMENSA diferença que existe entre os dois tipos de aparelhos.
 
 
APARELHO CONVENCIONAL
 
A principal característica de um aparelho convencional é o uso de ligaduras elásticas (Borrachinhas).
Podemos ver isso claramente na foto ao lado.
 
Apesar de bonitinhas, as ligaduras elásticas prejudicam e muito no desenvolvimento do tratamento, uma vez que, por serem muito porosas, são responsáveis pelo acúmulo de bactérias, gerando CÁRIES, TÁRTARO, MAU HÁLITO. Além disso, um outro problema MUITO SÉRIO é que as borrachinhas causam muito ATRITO com o fio, fazendo com que o tratamento fique mais limitado, lento, MAIS DOLORIDO, e muito mais prejudicial aos tecidos periodontais (o osso, a gengiva, além do dente).
 
 
 
APARELHO AUTOLIGADO
 
A principal característica dos aparelhos AUTOLIGADOS é a ausência das ligaduras elásticas. Observe a foto ao lado!
 
Sem as ligaduras elásticas, o acúmulo de bactérias no aparelho diminui drasticamente, evitando assim CÁRIES, TÁRTARO, MAU HÁLITO, e outros problemas relacionados. Além disso, por não ter borrachas, o tratamento AUTOLIGADO é muito mais eficiente, RÁPIDO, INDOLOR e não prejudica os tecidos periodontais, pois usa uma força bio adaptativa, ou seja que imita a força fisiológica de erupção dos dentes. (FORÇA LEVE, SEM DOR).
 
 
DIFERENÇA NO TRATAMENTO
 
Uma das principais diferenças entre os dois aparelhos, é que com o AUTOLIGADO, o ortodontista tem condições de fazer a maioria dos tratamentos SEM EXTRAÇÕES DENTÁRIAS, além de conseguir uma excelente expansão maxilar (SORRISO FICA MAIS ABERTO).
 
Essa diferença está revolucionando os tratamentos ortodônticos e ortopédicos atuais, fazendo com que a ortodontia alcance patamares de sucesso altíssimos, e deixando cada vez mais pacientes satisfeitos com seus sorrisos!   
 

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontista em campinas dentista em campinas dentistas cambuí campinas odontologia campinas clínica odontológica em campinas ortodontia campinas aparelhos estéticos de porcelana aparelho dentário autoligado Valinhos-SP 

Compartilhe:

BRUXISMO SINAIS E SINTOMAS

Em 03/11/2014

Bruxismo: sinais e sintomas

 

O que é Bruxismo?

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Como saber se tenho bruxismo?

Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.

Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. Seu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.

Como o bruxismo é tratado?

O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu bruxismo. Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:

  • O uso de um dispositivo quando dormir. Feito sob medida pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.
  • Encontrando meios de relaxamento. A tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir - ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.
  • Reduzindo a "exposição" de um ou mais dentes para igualar sua mordida. Uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.
  •  
 

CONTINUE LENDO...

Tags: Bruxismo rangido dos dentes placa de bruxismo dentista em campinas odontologia cambuí campinas-SP clínica odontológica em campinas cirurgião dentista em campinas clínica geral dtm/atm dor de cabeça Valinhos-SP 

Compartilhe:

DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR(DTM)

Em 30/10/2014

A DTM, o que é? Seus sintomas. Disfunção da ATM - DTM. 50 anos- Tem tratamento, cura, sem remédio? Dor de cabeça, tontura, zumbido, estalo, vista embaça. Sintomas DTM: tratamento, causas e diagnóstico.

       O termo ATM, antigamente designado, articulação temporo mandibular, foi atualmente substituído por Algias por Tensões Musculares (denominação dada, pelo Prof. Dr. JJ Barros). Também é chamado de DTM ou D-ATM (Distúrbio Temporo Mandibular), DOF (Dor Oro Facial) ou TMJ – termo em inglês (que significa Temporomandibular Joint Disorders) e, refere a uma série de fatores, que podem comprometer músculos, ligamentos e articulações, podendo gerar dores, que podem irradiar para cabeça, olhos, ombros, pescoço, braços, peito, abaixo das mamas; dificuldades de abrir ou fechar a boca, estalos ou crepitações, tontura, vertigem ou zumbido no ouvido (sintomas semelhantes a labirintite), entre diversos outros sintomas. 

CONTINUE LENDO...

Tags: DTM/ATM DORES DE CABEÇA CEFALÉIA DISFUNÇÃO ARTICULAR DENTISTA EM CAMPINAS ODONTOLOGIA CAMPINAS CLÍNICA ODONTOLÓGICA EM CAMPINAS TRATAMENTO DTM/ATM Valinhos-SP 

Compartilhe:

Técnicas de escovação com aparelho dentário fixo

Em 29/10/2014

Assim como há especialistas na Medicina, como cardiologistas, neurologistas etc., há especialistas na Odontologia. Os ortodontistas são os dentistas que após graduarem em Odontologia, fazem pós graduação de pelo menos dois anos em Ortodontia e que dedicam suas vidas profissionais em estudar sobre o diagnóstico e o tratamento dos problemas ortodônticos (dentes desalinhados, maloclusões, discrepâncias entre as bases ósseas etc) através da biomecânica dos movimentos dento-esqueléticos. Nenhum outro profissional que não seja especialista pelo Conselho Federal de Odontologia está apto a realizar tratamentos ortodônticos de maneira segura e eficaz.

CONTINUE LENDO...

Tags: Odontologia em campinas dentista cambuí campinas dentistas em campinas ortodontista campinas aparelho fixo dentário em campinas ortodontia invisível lingual aparelhos transparentes de porcelana Valinhos-SP 

Compartilhe:

ORTODONTIA LINGUAL|APARELHO LINGUAL|APARELHO DENTÁRIO INVISÍVEL

Em 23/10/2014

A ortodontia lingual ou invisível consiste em montar o aparelho fixo dentário na face interna dos dentes.Para quem precisa realizar tratamento ortodôntico e não está disposto à usar aparelho fixo dentário convencional esta é a melhor opção, pois oferece resultados excelentes como o aparelho ortodôntico convencional com o diferencial de total discrição.O aparelho fica invisível e é praticamente impossível alguém perceber a presença do mesmo.


CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho lingual aparelho invisível ortodontia invisível aparelho fixo dentário dentista em campinas dentistas em campinas e Valinhos odontologia cambuí clínica odontológica em campinas ortodontista especialista cambuí campinas-sp  

Compartilhe:

O que é a Ortopedia Funcional Maxilar?

Em 22/10/2014

A ortopedia funcinal maxilar trata problemas esqueléticos maxilares com aparelhos removíveis ortopédicos.Estes aparelhos agem diretamente na estrutura esquelética promovendo crescimento ou restringindo o mesmo dependendo do caso.
A fase ideal para trabalharmos com a ortopedia funcional maxilar é no pico de crescimento facial dos pacientes, ou seja, entre 9 à  10 anos para meninas e 10 à 11 anos para meninos.Nesta fase o crescimento facial do pré adolescente encontra-se no ponto máximo e assim nos possibilita uma intervenção mais pontual e eficiente.Portanto quanto mais cedo diagnosticarmos o problema, mais precocemente resolvemos o problema.
A indicação de muitos profissionais da área odontológica, erroneamente, orienta mães de pacientes com plene indicação de alguma correção antecipada à esperar a dentição permanente completa para posteriormente realizar tratamento.Muitas vezes quando isso acontece já passou a fase ideal de ortopedia, prejudicando o paciente.
Portanto a orientação mais correta, sem sombras de dúvidas é o tratamento precoce quando houver diagnóstico de algum problema esquelético e/ou dentário.

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortopedia funcional maxilar ortodontia  aparelho fixo dentário aparelho de porcelana aparelho lingual invisível Clínica de odontologia e ortodontia Cambuí Campinas-SP Ortodontista em Valinhos-SP 

Compartilhe:

PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL

Em 15/10/2014

 Entre a gengiva e o dente existe um espaço, sulco gengival,(vamos
compara-lo à cutícula de unha), que em condições normais atinge até 3mm
de profundidade. Após as refeições, os restos alimentares (placa bacteriana), penetram nesses espaços e após 72 hrs. Endurecem , formando o tártaro, este é duro e áspero, irritando e inflamando a gengiva, provocando sangramento ao leve toque da escova. Esta gengiva inflamada descola do osso e esse por sua vez reabsorve, com processo contínuo, após algum tempo o dente fica mole e caí. 

A única maneira de se evitar isto, é uma boa escovação, após cada
refeição, com escova macia e fio dental. Coloca-se a escova entre o dente e a gengiva à 45 graus e faz-se movimentos vibratórios (vai e vem), sem colocar força, deve ser movimento delicado para não retrair a gengiva, e expor a raiz dental. Encoste o fio dental no dente e desça e suba-o lustrando, dente por dente, a cada lado, após isso, três bochechos bem fortes com água.
DICA - Passe a língua nos dentes, por dentro e por fora, se estiver liso está bom, caso contrário escovar até que fique liso. 
APÓS INGERIR ALGUM ALIMENTO (REFRIGERANTE,CAFEZINHO, BALA, ETC.),
 O PH FICA ALTERADO PÔR MÉDIA DE 45 MIN., PROPENSO À CÁRIES, APÓS ISSO INICIA-SE O PROBLEMA PERIODONTAL. PORTANTO, É IMPORTANTE TER HORA CERTA PARA COMER E ESCOVAR, BELISCAR ENTRE AS REFEIÇÕES PODE-SE FICAR COM O PH ALTERADO O DIA INTEIRO, PROPENSO ÀS CÁRIES.

CONTINUE LENDO...

Tags: Prevenção em odontologia saúde bucal dentista em campinas odontologia cambuí Campinas clínica odontológica Cambuí Campinas  dentistas especializados ortodontia em valinhos dentista Valinhos-SP 

Compartilhe:

APARELHO FIXO AUTOLIGADO OU AUTOLIGANTE

Em 09/10/2014

 Os braquetes autoligados são cada vez mais utilizados no tratamento ortodôntico, em razão de suas vantagens na movimentação dental com baixa fricção e também pela grande disponibilidade de marcas e modelos no mercado, inclusive de fabricantes nacionais com preços mais acessíveis. No entanto, na clínica diária, os ortodontistas ainda têm muitas dúvidas com relação à sua eficácia e utilização.

De acordo com Celestino Nóbrega, especialista em Ortodontia, mestre em Radiologia Oral e doutor em Ciências, os acessórios autoligantes têm sido diretamente relacionados com a possibilidade de aplicação de biomecânica por deslize, graças ao direcionamento enfatizado pelos departamentos de marketing dos fabricantes. “Em determinados momentos, porém, durante a condução da mecanoterapia, é imprescindível que o ortodontista possa contar com os altos níveis de fricção entre os trilhos dos acessórios e os fios ortodônticos”, afirma.

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho fixo dentário aparelho autoligado aparelho fixo de porcelana ortodontista Campinas ortodontia campinas-SP Dentista Cambuí Campinas-SP Valinhos-SP 

Compartilhe:

Aparelho ortodôntico Lingual ou aparelho dentário Invisível

Em 23/09/2014

  O que é ORTODONTIA LINGUAL?

     A Ortodontia Lingual é uma técnica para correção ortodôntica onde a aparatologia é fixada na face lingual dos dentes (interna, do lado da língua), possibilitando assim que o aparelho não seja visto. Proporciona uma correção das maloclusões com um "aparelho invisível", evitando o desconforto visual do aparelho metálico convencional para aqueles que desejam seu uso.

     Dentre as suas vantagens podemos citar:

» A Estética pessoal durante o tratamento, pois o aparelho não aparece. O "aparelho invisível" permite que os dentes sejam corrigidos sem que as pessoas notem o aparelho, melhorando a auto-estima do paciente. O seu uso está sendo procurado por artistas, modelos e figuras públicas, pois a ortodontia lingual é externamente invisível.

» Os aparelhos dentários linguais são indicados também para desportistas, pois em caso de impactos, não há risco de ferimentos causados pelo aparelho.

» A higienização do aparelho lingual, ao contrário do que parece, é mais fácil pois a língua promove a autolimpeza, ajudada pelos movimentos da língua e a maior quantidade de saliva presente na parte interna da cavidade bucal.

» A limpeza do aparelho dentário lingual é feita de maneira habitual. O fio dental pode ser utilizado sem auxílio de "passa-fios". Caso ocorram manchas no esmalte devido a uma má higienização, estas manchas estariam pela face interna dos dentes, evitando restaurações visíveis durante o sorriso.

» A adaptação ao uso do aparelho lingual é rápida, em menos de uma semana o paciente se adapta à suas formas, que são arredondadas. O tempo de tratamento não é maior que os aparelhos dentários tradicionais.

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho dentário ortodôntico invisível Ortodontia Campinas ortodontista Campinas dentista em Campinas dentista Cambuí Campinas ortodontia  aparelho fixo dentário em Valinhos-SP 

Compartilhe:

VANTAGENS APARELHOS AUTOLIGADOS

Em 11/09/2014

São bráquetes que dispensam o uso de ligaduras elásticas, as tradicionais “borrachinhas” coloridas. Eles possuem uma tampa que abre e fecha, prendendo o fio no seu interior. Por isso o nome auto ligantes, eles se ligam ao fio sem elásticos.
Existem bráquetes autoligados transparentes, feitos de porcelana ou cristal.
São bem discretos, quase não aparecem quando a pessoa sorri.
Ideal para quem não gosta do bráquete metálico e busca uma melhor estética durante o tratamento. 
Os aparelhos fixos convencionais já existem há muito tempo, a tendência de agora em diante será uma evolução natural da Ortodontia Corretiva com o uso cada vez maior dos bráquetes autoligados. É uma filosofia inovadora com uma tecnologia mais avançada que traz benefícios
significativos para os pacientes. 
Afinal quem não gostaria de ter uma dentição perfeita em menos tempo e com menos dor?

Vantagens do braquete autoligado em relação ao convencional

  • Tratamento mais rápido (até 30%): Como o bráquete dispensa o uso das “borrachinhas”, o atrito é menor e o fio desliza mais rápido. O dente tem uma maior liberdade de movimentação devido à baixa fricção.
  • Redução do número de consultas: o retorno é a cada 8 a 10 semanas.
  • Redução da sensibilidade dolorosa:Como o atrito é menor, os fios utilizados são mais finos e elásticos, dessa forma a força aplicada é bem menor, tornando o t ratamento mais confortável.
  • Facilita a higienização, pois as “borrachinhas” ajudam no acúmulo de placa.
  • Pode evitar extrações de dentes permanentes, pois o aparelho possibilita uma maior expansão do arco, sendo mais biocompatível.

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelhos dentários ortodônticos autoligados ortodontia Campinas ortodontista Campinas Dentista Cambuí Campinas-SP ortodontia em Valinhos-SP 

Compartilhe:

Aparelho Lingual

Em 08/09/2014

 Ortodontia Invisível, vem a atender a ansiedade e a expectativa de um público diferenciado, que necessita realizar um tratamento ortodôntico e que não quer ou que não pode usar os aparelhos ortodônticos tradicionais, pois tais aparelhos embora eficientes, alteram e comprometem a sua imagem e a sua identidade pessoal.

A Ortodontia Invisível tem por principais aparelhos ortodônticos o Invisalign (que é um aparelho ortodôntico de alta precisão e performance) e o Aparelho Ortodontico Lingual(que é um aparelho ortodontico extermamente diferenciado, colocado pela parte de trás dos dentes.

Atores, Atrizes, Modelos Fotográficos, Profissionais da Moda e todos aqueles onde a aparência e a estética são ferramentas de trabalho, não conseguem realizar um Tratamento Ortodôntico Tradicional, nem com Aparelhos Metálicos nem com Aparelhos Transparentes (que apesar de transparentes ainda assim são visíveis), uma vez que tais aparelhos durante o tratamento ortodôntico "Afetam Diretamente" a sua "Imagem Profissional", o que não acontece com aparelho Invisalign e nem com o Aparelho "Ortodôntico Lingual" que são colocados na parte de trás dos dentes e por isso se tornam "Invisíveis".

Profissionais como Juizes, Advogados, Executivos e Diretores de Empresas, também tem buscado muito este tipo de tratamento, uma vez que o Aparelho Ortodontico Tradicional, segundo estes, deixam o rosto com "Aspecto Juvenil" não passando a "Credibilidade" necessária ao seu trabalho, o que não acontece com o Invisalign (aparelho removível) nem com o "Aparelho Lingual" que por estar instalado na parte de traz dos dentes, e por isso se tornam invisíveis

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho dentário Lingual aparelho invisível ortodontia Campinas dentista aparelho fixo Campinas ortodontista em Valinhos-SP 

Compartilhe:

RONCO E APNÉIA

Em 04/09/2014

O Ronco e a Apnéia do Sono são ocorrências muito graves e capazes de induzir doenças como obesidade, diabetes, infarto do miocárdio e derrames. Acidentes fatais de trânsito e no trabalho também são conseqüências, sem falarmos nos relacionamentos conjugais abalados.

Os tratamentos realizados com sistemas de ventilação e cirúrgicos, além de não serem totalmente efetivos, têm custo muito alto.

O Dr. Prenticesidinei de Oliveira, com seus amplos conhecimentos sobre os problemas causados pelo Ronco e a Apnéia do sono, desenvolveu um aparelho intra-oral baseado em estudos e pesquisas com aparelhos dos EUA.
Abaixo um exemplo de aparelho de ronco e apnéia.

 

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho Ronco e apnéia disturbio do sono ortodontia dentistas campinas-sp dentista em campinas-sp dentista cambuí campinas odontologia em valinhos-sp clínica odontológica em valinhos-sp 

Compartilhe:

BRUXISMO

Em 01/09/2014

 Bruxismo: sinais e sintomas

 

O que é Bruxismo?

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Como saber se tenho bruxismo?

Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.

Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. Seu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.

Como o bruxismo é tratado?

O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu bruxismo. Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:

  • O uso de um dispositivo quando dormir. Feito sob medida pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.
  • Encontrando meios de relaxamento. A tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir - ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.
  • Reduzindo a "exposição" de um ou mais dentes para igualar sua mordida. Uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.
  • Fonte:Site Colgate
  • Abaixo paciente com bruxismo sevro.Observem o desgaste acentuado das faces incisais dos dentes anteriores.
  •  

CONTINUE LENDO...

Tags: Bruxismo dentário Dentista Campinas-SP Odontologia Campinas-SP dentistas cambuí campinas clínica odontológica em campinas e valinhos-sp 

Compartilhe:

O que é Ortopedia Funcional Maxilar

Em 11/08/2014

 O profissional de Ortodontia que lida com Ortopedia Funcional dos Maxilares não olha para a boca ou para qualquer outro elemento do Sistema Estomatognático (SE) como um órgão isolado. Todas as funções do Sistema (mastigação, deglutição, respiração, fonoarticulação) estão interligadas e interferem no desenvolvimento da face em geral e das arcadas dentárias em particular. 

A OFM visa, então, atuar diretamente sobre o padrão de desenvolvimento do indivíduo, modificando o sistema esqueletal e órgãos motores associados. Na criança em desenvolvimento, seria qualquer alteração induzida por um aparelho que resulte em modificação do padrão de crescimento atual do SE, tanto em direção quanto em quantidade. 

É importante salientar que o desenvolvimento das estruturas faciais não seguem um inevitável padrão de crescimento. 

Quando colocamos um aparelho ortopédico, ocorre alteração na postura mandibular. Essa mudança alterará toda a direção da força muscular e, quando o paciente estiver usando o aparelho, os movimentos mandibulares ocorrerão da forma que foram previstos na construção do aparelho dentário.  

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortopedia Funcional Maxilar ortodontista  dentista Cambuí Campinas-SP aparelho fixo transparente dentista em campinas e valinhos-sp odontologia cambuí campinas e valinhos-sp 

Compartilhe:

Aparelho Lingual

Em 11/08/2014

  O que é ORTODONTIA LINGUAL?

     A Ortodontia Lingual é uma técnica para correção ortodôntica onde a aparatologia é fixada na face lingual dos dentes (interna, do lado da língua), possibilitando assim que o aparelho não seja visto. Proporciona uma correção das maloclusões com um "aparelho invisível", evitando o desconforto visual do aparelho metálico convencional para aqueles que desejam seu uso.

     Dentre as suas vantagens podemos citar:

» A Estética pessoal durante o tratamento, pois o aparelho não aparece. O "aparelho invisível" permite que os dentes sejam corrigidos sem que as pessoas notem o aparelho, melhorando a auto-estima do paciente. O seu uso está sendo procurado por artistas, modelos e figuras públicas, pois a ortodontia lingual é externamente invisível.

» Os aparelhos dentários linguais são indicados também para desportistas, pois em caso de impactos, não há risco de ferimentos causados pelo aparelho.

» A higienização do aparelho lingual, ao contrário do que parece, é mais fácil pois a língua promove a autolimpeza, ajudada pelos movimentos da língua e a maior quantidade de saliva presente na parte interna da cavidade bucal.

» A limpeza do aparelho dentário lingual é feita de maneira habitual. O fio dental pode ser utilizado sem auxílio de "passa-fios". Caso ocorram manchas no esmalte devido a uma má higienização, estas manchas estariam pela face interna dos dentes, evitando restaurações visíveis durante o sorriso.

» A adaptação ao uso do aparelho lingual é rápida, em menos de uma semana o paciente se adapta à suas formas, que são arredondadas. O tempo de tratamento não é maior que os aparelhos dentários tradicionais.

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho Ortodôntico Fixo Lingual ortodontia Dentista Cambuí Campinas-SP dentista cambuí campinas clínica odontológica cambuí campinas odontologia campinas e valinhos-sp 

Compartilhe:

Ortodontia com aparelho Autoligado

Em 01/08/2014

 Aparelho fixo autoligados é uma nova geração de aparelhos dentários que não utilizam as borrachinhas coloridas como forma de ativação do aparelho.São clips que se fecham e prendem o arco ou fio ortodôntico de forma mais branda ou passiva.Essa interação faz com que os movimentos tenham menos atrito, diminuindo os efeitos colaterais do sistema convencional(borrachinhas).Ganhamos em tempo de tratamento, menos consultas com o ortodontista, mais conforto e eficiência.
Abaixo, caso clínico ortodôntico tratado com aparelho dentário fixo autoligado ou autoligante.


CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia aparelho fixo dentário autoligado ortodontista Cambuí Campinas-SP dentista em campinas dentista cambuí campinas e valinhos-sp  

Compartilhe:

Aparelho fixo ortodôntico Autoligado

Em 14/07/2014

Aparelhos fixos autoligados ou de clip, são aparelhos ortodônticos isentos de borrachinhas coloridas que tinham por finalidade a ativação do aparelho fixo dentário.Com a nova geração ou sistemas de aparelhos autoligados onde o arco é preso pelo clip e não pelas borrachinhas, trás inúmeras vantagens para o paciente.Dentre elas: menor atrito, menor tempo de tratamento,menos consultas ao ortodontista, mais higiênico e mais confortável.
Abaixo segue um caso clínico tratado com aparelho fixo ortodôntico autoligado.O aparelho da foto não é autoligante e sim borrachinha.Ele posteriormente foi substituído pelo novo sistema de braquetes autoligados.


CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia aparelho fixo ortodôntico autoligado  Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Aparelho fixo ortodôntico Autoligado

Em 10/06/2014

Aparelho fixo autoligado é uma nova geração de aparelhos ortodônticos isentos de borrachinhas.As vantangens em relação ao último são, menor tempo de tratamento, menos consultas ao consultório,menor atrito do arco ou fio no aparelho proporcionando menos efeitos colaterais e danos ao dente, causados pelo excesso de força( reabsorção radicular) e periodonto (retração gengival,reabsorção óssea alveolar).
Abaixo caso tratado com aparelho ortodôntico autoligado e mini-implantes.Realizado sem extrações dentárias.










CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia  aparelho fixo dentário autoligado aparelho ortodôntico autoligante Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Ortodontia Lingual

Em 17/05/2014

Ortodontia Lingual é uma nova tedência para aquele paciente que deseja fazer correções dos seus dentes com aparelhos dentários ou ortodônticos fixo com o máximo de discrição possível.
A nova geração de braquetes ou peças ortodônticas(aquelas plaquinhas coladas no dentes),possibilitam um maior conforto ao paciente e uma mecânica melhor ao profissional cirurgião dentista (ortodontista), que realizará o tratamento.Também são autoligados ou autoligantes como os aparelhos convencionais que usamos atualmente.
Abaixo temos um caso clínico, onde a paciente nos procurou com o intuito de fechar o espaço existente entre os incisivos superiores(diastemas).Dentre as opções que oferecemos, foi a colocação do aparelho Ortodôntico lingual, já que a paciente queria uma total discrição, ou seja, não queria em hipótese alguma que aparecesse o aparelho.
Nesta foto, a paciente já se encontra com o aparelho montado.Percebam que o aparelho fica invível para quem observa.Mais abaixo a foto do aparelho lingual montado na arcada suprior.



CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho ortodôntico lingual aparelho invisível  ortodontia lingual aparelhos autoligados Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Extração dos dentes do siso

Em 17/05/2014

Comumente nos deparamos na clínica diária, principalmente na especialidade de Ortodontia e cirurgia, pacientes nos questionando sobre extração dos dentes do siso.Atualmente é quase que via de regra pacientes e uma grande parte dos cirurgiões dentistas associarem  tratamento ortodôntico e extração dos dentes do siso.Há um conceito de que os mesmos podem na maioria das vezes "entortarem" os incisivos inferiores.
Estudos mais rescentes provam justamente ao contrário e a extração desses dentes se tornam cada vez menores e suas indicações são bem específicas.

CONTINUE LENDO...

Tags:  

Compartilhe:

Apnéia do sono x Ronco

Em 14/05/2014

 Devemos chamar a atenção sobre pacientes com ronco durante o sono.É um alerta de que algo não está bem.Está relacionado com vários fatores desde obesidade à dificuldade de respiração por problemas respiratórios.Se a apnéia( o paciente fica sem respirar por alguns segundos), estiver associada pode em alguns casos levar à morte, principalmente se o paciente apresentar algum problema cardíaco.Em casos leves à moderados o aparelho intra bucal pode resolver o problema.Recomendamos avalliação médica neuro-cardiológica e caso haja indicação procurar um cirurgião dentista especializado para confecção do aparelho.

CONTINUE LENDO...

Tags: Ronco apnéia do sono aparelho intra oral ortodontia 

Compartilhe:

Aparelho Lingual

Em 14/05/2014

Aquele paciente que está pensando em colocar aparelho ortodôntico e quer o máximo de discrição ou simplismente não quer que o aparelho dentário apareça de forma alguma, a solução sem dúvida é o aparelho lingual invisível.As peças são coladas pela face interna
dos dentes, muito confortável e eficiente.Atende a maioria dos casos e sem dúvida em termos de estética é uma tendência.
Abaixo, foto ilustrando aparelho lingual montado, gentileza  Dra Aline Kolling Ortodontista Porto Alegre-RS.

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho Lingual aparelho ortodôntico aparelho invisível Ortodontia Campinas-SP 

Compartilhe:

Respirador Bucal x Crescimento Facial

Em 10/05/2014

Você sabia que a respiração bucal nas crianças está muito relacionado com crescimento atípico da face?
Uma criança que respira pela boca por algum problema como adenóide ou carne esponjosa e não pelo Nariz como é o correto trás consequências ruins para o desenvolvimento da face, assim como pode gerar posisionamento errado da língua compromentendo também a fala.
Por isso é importante as mães ou responsáveis ficarem atentas e procurar uma profissional de Ortodontia e ortopedia funcioanl maxilar para tomar as providências, juntamente com outros profissionais como médicos e fonoaudiólogos.

CONTINUE LENDO...

Tags: Respirador bucal aparelhos removíveis ortopédicos ortodontia Ortodontista Campinas-SP 

Compartilhe:

Ortopedia Funcional Maxilar

Em 07/05/2014

A ortopedia Funcional Maxilar, é uma especialidade, no qual o foco principal é o desemvolvimento da estrutura facial, maxilo-mandibular.
Através de aparelhos ortopédicos(aparelhos removíveis), podemos intervir na estrutura óssea e corrigirmos determinadas deficiências esqueléticas.Geralmente há uma fase ideal na crianças onde coincide com o pico de crescimento facial mais ou menos entre 9 à 11 anos, diferenciando meninos e meninas.
Abaixo, foto de um aparelho ortopédico para crescimento mandibular.

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia ortodontista aparelho fixo dentário cirurgião dentista Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Aparelhos Autoligados

Em 05/05/2014

Os aparelhos Autoligados ou Autoligantes são uma nova geração de aparelhos fixos ortodônticos no qual são isentos de borrachinhas.São formas de tratamentos bem diferentes e inúmeras vantagens do segundo(autoligado) para o primeiro (borrachinhas).
O sistema autoligado prende o fio através de clips onde o atrito é mínimo, com isso os efeitos colaterais que existiam com as borrachinhas, são bem reduzidos, otimizando assim o tempo de tratamento e o tempo das consultas no consultório.

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho fixo dentário  aparelho autoligado aparelho transparente de porcelana Ortodontista Campinas-SP 

Compartilhe:

Ortodontia Ligual

Em 30/04/2014

A ortodontia Ligual são aparelhos fixos cololados pela face interna do dente.São os chamados aparelhos invisíveis.Não aparecem de forma alguma e são indicados para quem deseja fazer a correção dos dentes com o máximo de discrição possível.Os aparelhos linguais tratam basicamente qualquer tipo de caso, são bastante confortáveis e o tempo de tratamento dependendo do caso é menor em relação aos convencionais.



CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho fixo dentário invisível  aparelho lingual aparelho estético Ortodontista ortodontia Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Dados incorretos, refaça sua busca com uma palavra maior.