Odonthos. Blog.

(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

BLOG ODONTHOS ODONTOLOGIA

A Clínica Odonthos oferece tratamentos Dentários e Faciais com equipamentos de última geração, com uma equipe de profissionais que proporcionam eficência e conforto.

 

"Resultado da busca por: odontologia campinas e valinhos"


Quais são os estágios da gengivite?

Em 16/03/2015

 O que é gengivite?

A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar. É este que envolve e sustenta os dentes. É causada pela presença da placa bacteriana ou biofilme dental, uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes. Se não for removida diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental, a placa bacteriana pode se formar e as bactérias nela contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes. Isto pode fazer com que os dentes fiquem amolecidos, caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista.

São três os estágios da doença periodontal:

  • Gengivite: Este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover a placa, ela produzirá toxinas que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido, já que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar não foram atingidos.
  • Periodontite: Neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.
  • Periodontite avançada: Neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou com mobilidade. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.
  • www.odonthos.com.br
  • #ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentista campinas dentistas campinas dentista em campinas dentistas em campinas odontologia campinas e valinhos clínica odontológica cambuí campinas dentista cambuí campinas dentistas no cambuí campinas 

Compartilhe:

Os medicamentos podem afetar minha saúde bucal?

Em 04/03/2015

 Sim, os medicamentos podem apresentar efeitos colaterais na boca, dos quais a “boca seca" é o efeito colateral mais comum. Não deixe de informar seu dentista sobre os medicamentos que você está usando, mesmo aqueles que comprou sem receita médica.

Os seguintes medicamentos podem causar o ressecamento da boca:

  • Anti-histamínicos (Antialérgicos);
  • Descongestionantes;
  • Analgésicos;
  • Diuréticos;
  • Medicamentos para pressão alta;
  • Antidepressivos.

Outros medicamentos podem causar inflamações, ulcerações, dormência, formigamento, distúrbios de movimento, alterações do paladar e, durante a escovação ou do uso do fio dental, sangramento excessivo da gengiva. Se perceber quaisquer desses sintomas, consulte seu dentista ou médico.

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentista campinas dentistas campinas dentistas em campinas dentista campinas odontologia campinas odontologia em campinas clínica de odontologia cambuí campinas odontologia campinas e valinhos-sp 

Compartilhe:

DOR DE DENTE.O QUE FAZER?

Em 02/03/2015

 Como saber se preciso de um tratamento?

Assim como qualquer trauma na boca, você deve consultar seu dentista imediatamente para saber se um tratamento é necessário. O dentista examinará a área afetada e poderá fazer uma radiografia.

Se a dor é causada por um dente fraturado, trincado ou lascado, você poderá tomar um analgésico simples. Se possível, guarde a parte fraturada do dente e leve-a ao seu dentista. Se um dente for totalmente arrancado da boca devido a um trauma, leve-o ao seu dentista o mais rápido possível. Talvez possa ser possível recolocar seu dente novamente na boca, um procedimento chamado reimplante.

Como um dentista trata um ...?

Dente lascado – Se não sentir dor e a lasca for pequena, fica ao seu critério decidir quando e como o dente deverá ser tratado. Dependendo do tamanho da lasca, ela pode ser suavizada ou corrigida cosmeticamente. Outras opções podem ser o uso de facetas, coroas ou restaurações. Peça ao seu dentista para lhe explicar sobre cada uma delas. Se uma restauração ou dente artificial for lascado, estes deverão ser substituídos.

Dente fraturado ou trincado – Dentes fraturados ou trincados devem ser restaurados assim que possível, para se evitar danos posteriores. Pode ser necessário um tratamento de canal ou fazer a extração do dente. Se a fratura atingir o esmalte e a dentina do dente, uma coroa, em geral, é o melhor tratamento. Lembre-se de que as fraturas nem sempre são visíveis, mesmo por meio de radiografias. Os sintomas podem ser dor durante a mastigação e sensibilidade a alimentos e bebidas frias, em alguns casos ate a bebidas quentes, bem como ao ar, e estes sintomas podem se intensificar com o tempo.

Dente arrancado da boca – O segredo para o sucesso na recolocação de um dente é reimplantálo no local de onde saiu o mais rápido possível. A cada minuto que se passa, um número maior de células da raiz do dente morrerão. Se possível, lave o dente com água apenas, e então o recoloque no local e corra para o dentista imediatamente.O dente deve ser segurado pela coroa, apenas, e não deve secar. O êxito do reimplante é maior durante os primeiros 30 minutos, com boas chances ainda até duas horas após o trauma. Pode ser necessário que seu dentista faça um tratamento de canal uma ou duas semanas após o dente ter se estabilizado.

Dentes irremediavelmente perdidos, ou seja por uma extração realizada por um dentista ou acidentalmente arrancados, devem ser substituídos. Isto evita problemas como dificuldade de mastigação e de fala, alteração de posição entre os dentes remanescentes, disfunção da articulação temporomandibular (ATM) causados pela mastigação no lado onde há mais dentes e um enfraquecimento do maxilar. As opções para a substituição dos dentes podem ser próteses fixas, próteses removíveis ou implantes.

Mandíbula quebrada – Se suspeitar que você ou qualquer outra pessoa esteja com a mandíbula quebrada, não a movimente. A mandíbula deve ser mantida em posição com um lenço, gravata ou toalha amarrada em volta do queixo e por cima da cabeça. Compressas frias devem ser utilizadas para reduzir o inchaço, se houver. Dirija-se imediatamente à sala de emergência de um hospital e chame seu dentista.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

 

CONTINUE LENDO...

Tags: Odontologia em campinas odontologia campinas e valinhos dentista campinas dentistas campinas clínica odontológica cambuí campinas dentistas cambuí campinas dentista em campinas dentista em campinas cambuí 

Compartilhe:

Higiene bucal da gravidez a primeira infância

Em 20/01/2015

 Pré natal

Siga estes passos para garantir uma boca saudável.

  • Faça um "checkup" dental.
    Faça uma limpeza e avaliação de seus dentes. Tenha certeza de que todo tratamento seja feito. Os germes que causam as cáries podem passar para seu bebê depois de ele nascer.
  • Escove os dentes três vezes ao dia
    Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia. Use uma escova macia. Tenha certeza de colocar as cerdas da escova no local onde a gengiva e os dentes se encontram. É aí que a gengivite começa.
  • Passe o fio dental diariamente. 
    Passe o fio dental diariamente para limpar entre os dentes, onde a escova não alcança.
  • Limite o número de vezes que você ingere doces ou lanches a base de amido no dia. Doces ou lanches a base de amido podem fazer com que seus dentes sofram "ataques ácidos". Doces e refrigerantes podem causar cáries. Coma mais frutas e legumes.
  • Faça o Pré-natal. Siga os conselhos de seu médico. Isso é importante tanto para a sua saúde quanto para a de seu bebê.
  • Receba a quantidade adequada de cálcio. Você necessita de cálcio para a formação dos ossos e dos dentes de seu bebê. Leite, queijos, feijão e folhas são fontes de cálcio.
  • www.odonthos.com.br
  • #ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: Prevenção em odontologia dentista em campinas dentistas em campinas clínica odontológica cambuí campinas e valinhos-sp odontologia campinas e valinhos dentistas especializados ortodontia implantes dentários estética dental 

Compartilhe:

HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA(DENTES SENSÍVEIS)

Em 19/01/2015

 Os estímulos mais comuns nos dentes sensíveis podem ser:
  • Alimentos e bebidas frias, quentes, ácidos ou doces.
  • Ar frio.
  • Alguns procedimentos odontológios.
Se esses estímulos lhe causam dor, você não está sozinho, pois 57% dos adultos sofrem de dentes sensíveis.

Qual é a causa da hipersensibilidade dentinária?
A recessão gengival é a principal causa da hipersensibilidade dentinária.

Folheto: Hipersensibilidade
A gengiva retrai por diversas razões, como excesso de força na escovação, avanço da idade, doença periodontal, ou mesmo exposição a alimentos e bebidas ácidas.

Quando a gengiva retrai, pequenos orifícios na raiz do dente, chamados de túbulos dentinários, ficam expostos e abertos.

Estes túbulos dentários levam diretamente ao nervo do dente e podem causar dor.

Por que tratar a hipersensibilidade dentinária?
Ignorar os dentes sensíveis, além de lhe privar de um simples sorvete, pode levar a outros problemas bucais. A dor causada pela hipersensibilidade dentária pode fazer com que você não escove seus dentes adequadamente, aumentando o risco de cárie dentária e doenças gengivais.

Folheto: HipersensibilidadeComo agem os cremes dentais para dentes sensíveis?
A maioria dos cremes dentais para dentes sensiveis é baseada em sais de potássio, na forma de nitrato de potássio, citrato de potássio ou cloreto de potássio. Eles agem no sintoma e não na causa da sensibilidade. Além disso, podem levar semanas para promover alívio significativo.

A tecnologia que utiliza a Arginina e Carbonato de Cálcio age imediatamente na causa da sensibilidade promovendo alívio duradouro.

Se você acha que tem dentes sensíveis, é importante que você fale com seu dentista o mais rápido possível para o correto diagnóstico. Ele poderá identificar a verdadeira causa do seu problema.

Se voce sentir uma dor aguda, curta, ao tomar algo gelado ou quente, você pode ter dentes sensíveis.

Como prevenir
  • Fazer uma correta higiene oral, evitando doenças periodontais e assim a retração da gengiva.
  • Evitar a ingestão de alimentos e bebidas com conteúdo ácido.
  • Usar escovas com cerdas extra-macias e escovar os dentes com suavidade, sem pressão excessiva.
  • Usar cremes dentais que contenham agentes dessensibilizantes.
  • Visite seu dentista para o correto diagnóstico e tratamento.
Se esses estímulos lhe causam dor, você não está sozinho, pois 57% dos adultos sofrem de dentes sensíveis.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentista em campinas dentistas em campinas clínica odontológica cambuí campinas odontologia campinas e valinhos-sp dentes sensíveis sensibilidade nos dentes cremes dentais para sensibilidade dos dentes 

Compartilhe:

Como manter seus dentes brancos

Em 19/01/2015

 Como manter meu novo Sorriso Branco?

 

Com o passar do tempo, a exposição a alimentos, bebidas (especialmente café, chá, refrigerante e vinho tinto) e fumo gradualmente escurecerá os dentes recentemente clareados. Mas existem medidas que podem ser tomadas para manter seu sorriso. O pequeno esforço investido em mantê-los brilhantes ao máximo, não é nada se comparado ao dinheiro e/ou tempo necessários ao tratamento de clareamento dos dentes.

Veja baixo algumas dicas para manter seus dentes brancos:

  • Use creme dental branqueador para a remoção de manchas e prevenir o amarelamento dos dentes.
  • Escove ou enxágüe os dentes imediatamente após consumir alimentos ou bebidas que possam manchá-los.
  • Use um canudo para consumir bebidas que possam manchar os dentes, como por exemplo: café, chá, refrigerantes e vinho tinto.
  • Use batom de tonalidade brilhante baseada no azul ou cor-de-rosa. O que confere uma aparência mais branca aos dentes. Evite usar tons alaranjados ou marrons.
  • Verifique se seus dentes necessitam de retoque. Dependendo do método de clareamento usado, um retoque após seis meses, um ano ou dois pode ser necessário. Caso você fume ou beba muito café, talvez precise de um retoque com mais freqüência.
  • www.odonthos.com.br
  • #ODONTHOSODONTOLOGIA
  •  

CONTINUE LENDO...

Tags: Estética dental dentes brancos clareamento dental braqueamento dental dentista em campinas dentistas cambuí campinas e valinhos-sp clínica odontológica campinas e valinhos odontologia campinas e valinhos-sp 

Compartilhe:

Como é realizado o clareamento de dentes?

Em 19/01/2015

Há muitas maneiras de clarear os dentes, de creme dental com ação clareadora e outros produtos que removem manchas superficiais a custos reduzidos, a técnicas ativadas por luz executadas no consultório de um dentista e que podem custar em torno de R$ 1.000 ou mais dependendo do profissional.

Todas as técnicas de clareamento são realizadas de uma dessas duas maneiras:

  1. Procedimentos clareadores que modificam a cor natural dos dentes, deixando-os com tons de cinco a sete vezes mais claros. Tanto o clareamento realizado no consultório (assistida) quanto aquele realizado em casa (moldeira) utilizam alvejantes. Os princípios ativos mais freqüentemente contidos nos alvejantes são o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio a concentrações de 10 a 22%, que ajudam na remoção tanto das manchas superficiais quanto das profundas. Há diferenças de custo entre os diferentes procedimentos:

    • Uma sessão de clareamento ativada por luz no consultório do dentista, às vezes chamadas clareamento assistido (clareamento no consultório), produzem resultados nos dentes muito mais brancos, instantaneamente. Porém, após um ano comendo e bebendo normalmente (café, chá, refrigerantes), seus dentes perdem ligeiramente a cor e novas manchas aparecem. Para ter seus dentes brancos novamente você deverá repetir a sessão de clareamento ativado por luz.
    • Uma moldeira personalizada criada pelo seu dentista para clarear os dentes em casa,  deve ser usada durante muitas horas durante o dia, ou durante a noite por duas semanas. Quando você observa novas manchas, deve apenas usar a moldeira novamente por uma ou duas noites para removê-las.
    •  
  2. Procedimentos não clareadores funcionam por ação física e/ou química para ajudar a remover manchas superficiais. Todas os cremes dentais recaem no uso de um leve desgaste para remoção de manchas superficiais entre consultas odontológicas. Cremes dentais clareadores contêm agentes químicos ou polidores para promover a remoção adicional das manchas. Uma limpeza profissional feita por uma dentista ou higienista também envolve desgaste para remoção de manchas mais externas causadas por alimentos ou tabagismo.
Cada um responde de maneira diferente a cada tipo de clareamento. Algumas pessoas respondem bem aos cremes dentais clareadores, enquanto outras, com dentes acinzentados ou outro tipo grave de descoloração, necessitam de facetas laminadas de porcelana(abordados ainda nessa sessão) para obter os sorrisos que sempre desejaram. Apenas seu dentista ou higienista podem determinar o que é melhor para você. 
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: Clareamento dental estética dental dentes mais brancos branqueamento dental creme dental clareador dentista campinas e valinhos clínica odontológica cambuí campinas e valinhos clínica de odontologia campinas e valinhos-sp 

Compartilhe:

Saiba escolher o melhor enxaguante bucal

Em 22/10/2014

Os fabricantes de enxaguantes bucais não poupam esforços para recomendar o uso diário de seus produtos. São propagandas na TV, em revistas, em jornais... Mas afinal, eles devem mesmo ser usados todo dia? Fazer bochecho é fundamental à escovação?

“Não”, respondem em coro os dentistas.. A maioria dos enxaguantes é formada por antisépticos bucais, produtos com alta concentração de álcool e de outras substâncias perigosas para os dentes. Isso mesmo. Antisépticos são uma ameaça à saúde bucal.

A afirmação pode soar contraditória, mas ela traduz um conceito já bem conhecido pela população. “Os medicamentos não fazem mal na dose errada? Então, com antiséptico é a mesma coisa”, esclarece Eugênio Macedo Guimarães, dentista da Mosaico Odontologia, de São Paulo.

Os antisépticos são indicados para casos específicos e devem ser usados sob orientação profissional, apesar de serem comercializados livremente. “Eles são bons para antes ou depois de cirurgias nos dentes, pois reduzem o risco de infecções”, explica o dentista.

CONTINUE LENDO...

Tags: Enxaguante bucal prevenção Dentista em campinas dentistas em campinas cirurgião dentista cambuí campinas odontologia campinas e Valinhos-SP 

Compartilhe:

Aparelho Lingual

Em 11/08/2014

  O que é ORTODONTIA LINGUAL?

     A Ortodontia Lingual é uma técnica para correção ortodôntica onde a aparatologia é fixada na face lingual dos dentes (interna, do lado da língua), possibilitando assim que o aparelho não seja visto. Proporciona uma correção das maloclusões com um "aparelho invisível", evitando o desconforto visual do aparelho metálico convencional para aqueles que desejam seu uso.

     Dentre as suas vantagens podemos citar:

» A Estética pessoal durante o tratamento, pois o aparelho não aparece. O "aparelho invisível" permite que os dentes sejam corrigidos sem que as pessoas notem o aparelho, melhorando a auto-estima do paciente. O seu uso está sendo procurado por artistas, modelos e figuras públicas, pois a ortodontia lingual é externamente invisível.

» Os aparelhos dentários linguais são indicados também para desportistas, pois em caso de impactos, não há risco de ferimentos causados pelo aparelho.

» A higienização do aparelho lingual, ao contrário do que parece, é mais fácil pois a língua promove a autolimpeza, ajudada pelos movimentos da língua e a maior quantidade de saliva presente na parte interna da cavidade bucal.

» A limpeza do aparelho dentário lingual é feita de maneira habitual. O fio dental pode ser utilizado sem auxílio de "passa-fios". Caso ocorram manchas no esmalte devido a uma má higienização, estas manchas estariam pela face interna dos dentes, evitando restaurações visíveis durante o sorriso.

» A adaptação ao uso do aparelho lingual é rápida, em menos de uma semana o paciente se adapta à suas formas, que são arredondadas. O tempo de tratamento não é maior que os aparelhos dentários tradicionais.

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho Ortodôntico Fixo Lingual ortodontia Dentista Cambuí Campinas-SP dentista cambuí campinas clínica odontológica cambuí campinas odontologia campinas e valinhos-sp 

Compartilhe:

Terceira idade e Odontologia

Em 28/07/2014

 A idade sozinha não pode apontar se o indivíduo é velho ou não: ela apenas classifica, pois a sociedade é quem vai determinar essa categoria social e, portanto ser velho é um conceito cultural. Não nos sentimos velhos nem sentimos interiormente as transformações físicas que surgem. Somente nos conscientizamos delas por meio do olhar do outro, pois interiormente, há sempre uma ilusão de eterna juventude. 
  Aumentar vida aos anos, e não anos à vida, em geral é a meta de qualquer profissional da Saúde. 

CONTINUE LENDO...

Tags: Odontologia e terceira idade dentista cambuí campinas-sp clínica odontológica em campinas e valinhos-sp dentistas em campinas odontologia campinas e valinhos-sp 

Compartilhe:

Dados incorretos, refaça sua busca com uma palavra maior.