Odonthos. Blog.

(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

BLOG ODONTHOS ODONTOLOGIA

A Clínica Odonthos oferece tratamentos Dentários e Faciais com equipamentos de última geração, com uma equipe de profissionais que proporcionam eficência e conforto.

 

"Resultado da busca por: aparelho fixo invisível"


Aparelho fixo Lingual - aparelho invisível

Em 30/06/2016

 

Aparelho Ortodôntico Lingual: Perguntas Freqüentes

Nesta seção você vai poder conhecer a Ortodontia Lingual e o Aparelho Ortodôntico Lingual. Você ainda pode acessar diversos Posts sobre Ortodontia Lingual no Blog do Ortodontista.

O que é Ortodontia Lingual?

É a técnica ortodôntica em que o aparelho fixo é colado na face interna dos dentes. Como estas ficam em contato com a língua, são chamadas de faces linguais. Daí o nome Ortodontia LingualAparelho Ortodôntico Lingual. Abaixo, você pode ver algumas imagens do aparelho:

Projeção dos Lábios

Detalhe do aparelho lingual

Detalhe do aparelho lingual

Vista de baixo para cima do aparelho lingual

Vista de baixo para cima do aparelho lingual

Close dos brackets do aparelho lingual

Close dos brackets do aparelho lingual

 

Quais as vantagens do aparelho ortodôntico lingual?

A principal vantagem é estética. Como os brackets são colados atrás dos dentes, ficam praticamente invisíveis e ninguém percebe que você faz tratamento ortodôntico.
Outra vantagem é o fato de não projetar os lábios para frente, evitando alterações no perfil da face, ao contrário do que faz o fixo convencional.
Apesar do acúmulo de resíduos durante as refeições ser igual em qualquer aparelho, no aparelho ortodôntico lingual eles não aparecem e o usuário se sente mais seguro para conversar durante um almoço de negócios, por exemplo.

Projeção dos Lábios

Ilustração da boca sem brackets. Lábios em posição normal

Ilustração da boca sem brackets. Lábios em posição normal.

Ilustração da boca com o bracket convencional, demonstrando a projeção dos lábios

Ilustração da boca com o bracket convencional, demonstrando a projeção dos lábios

Ilustração da boca com o bracket lingual, que não projeta os lábios porque está atrás dos dentes

Ilustração da boca com o bracket lingual, que não projeta os lábios porque está atrás dos dentes

 

Existem desvantagens no seu uso?

Pode haver dificuldade em articular alguns fonemas nas primeiras semanas de uso.
A higiene é mais trabalhosa.

O aparelho ortodôntico lingual machuca a língua?

Normalmente não. A experiência mostra uma ótima adaptação na maioria dos meus pacientes. Machucar a língua é um queixa que raramente recebo. Mas pode ocorrer, principalmente em pacientes com mais idade e menor produção de saliva.

Imagens do Aparelho Lingual

Segmento posterior do aparelho lingual em detalhe

Segmento posterior do aparelho lingual em detalhe

Vista oclusal do aparelho lingual

Vista oclusal do aparelho lingual

Aparelho lingual na arcada inferior

Aparelho lingual na arcada inferior

 

 

CONTINUE LENDO...

Tags: aparelho ortodôntico lingual aparelho fixo invisível aparelho dentário autoligado ortodontia campinas odontologia campinas dentista campinas clínica odontológica cambuí campinas-sp 

Compartilhe:

PROTETORES BUCAIS

Em 30/04/2015

 O que é um protetor bucal?

Um protetor bucal é um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto.

Os protetores bucais devem ser usados sempre que a pessoa participa de atividades esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos ou choques com objetos voadores, tais como futebol, basquetebol, beisebol, rugby, hóquei, skates, ginástica, ciclismo ou qualquer atividade que possa produzir ferimentos na área da boca.

Os protetores bucais geralmente cobrem os dentes superiores e são projetados para evitar a fratura de dentes, corte nos lábios ou qualquer outro dano à boca. Se você estiver usando aparelho ou prótese dentária na arcada inferior, é provável que seu dentista sugira o uso de protetor bucal nos dentes inferiores também.

Que tipos de protetores bucais existem?

Independentemente do tipo, todo protetor bucal deve ser flexível, resistente à ruptura e cômodo de usar. Deve também adaptar-se na sua boca de forma a não restringir a fala ou respiração. Os três tipos de protetor bucal disponíveis no mercado são:

  • Protetores feitos sob medida: São diferentes para cada usuário e feitos pelo seu dentista ou por um laboratório. Por serem feitos sob medida, são extremamente confortáveis e oferecem excelente proteção. Para fazê-lo, o dentista tirará um molde de seus dentes e construirá o protetor em cima do molde. A maioria dos atletas prefere este tipo de protetor, pelo conforto que proporcionam. Mas, não se pode esquecer que infelizmente também são mais caros.
  • Protetores moldáveis em água quente: Todos os protetores deste tipo têm a mesma forma, que pode ser alterada. Para alterar a forma do protetor, coloque-o em água quente para amolecer e morda o plástico aquecido para conseguir um bom encaixe nos dentes. Este tipo de protetor pode ser adquirido em lojas de produtos esportivos e são mais confortáveis que os protetores comuns. Siga cuidadosamente as instruções para evitar ficar com um protetor que não se ajusta bem a seus dentes.
  • Protetores comuns: Baratos e pré-moldados, estes protetores são prontos para o uso. Contudo, muitas vezes não se ajustam bem aos dentes e chegam a dificultar a fala e a respiração.

Quanto tempo dura um protetor bucal?

O ideal seria trocar seu protetor bucal a cada temporada porque, com o passar do tempo, se desgastam e o coeficiente de proteção se reduz. É importante que os adolescentes troquem seus protetores com certa freqüência porque tanto a boca quanto os dentes estão em fase de crescimento. Muitos esportistas pedem que seu dentista faça novos protetores sempre que fazem a revisão dentária a cada seis meses.

* "Guia completo de como cuidar melhor dos dentes”, Jeffrey F. Taintor, DDS, MS e Mary Jane Taintor, 1997.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: ortodontia em campinas ortodontista especialista em campinas dentista cambuí campinas aparelhos móveis aparelhos ortopédicos DTM/ATM aparelho fixo de porcelana aparelho fixo invisível 

Compartilhe:

Dados incorretos, refaça sua busca com uma palavra maior.