(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

BLOG ODONTHOS ODONTOLOGIA

A Clínica Odonthos oferece tratamentos Dentários e Faciais com equipamentos de última geração, com uma equipe de profissionais que proporcionam eficência e conforto.

 

"Resultado da busca por: ansiedade"


Cefaleia Tensional - Dor de Cabeça

Em 22/08/2016

 A cefaleia tensional é geralmente uma dor difusa, de leve a moderada intensidade na sua cabeça, muitas vezes descrita como a sensação de uma faixa apertando o crânio. A cefaleia tensional é o tipo mais comum de dor de cabeça, e suas causas não são bem compreendidas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 38% a 74% dos brasileiros sofrem com cefaleia tensional.

A cefaleia tensional pode ser episódica (menos de 15 dias por mês) ou crônica (mais de 15 dias por mês). As dores de cabeça podem durar entre 30 minutos e vários dias.

Getty Images
A cefaleia tensional é o tipo mais comum de dor de cabeça, e suas causas não são bem compreendidas.

CONTINUE LENDO...

Tags: Dor de cabeça cefaleia tensional tratamento dor de cabeça DTM ATM dor orofacial clínica odontológica campinas odontologia campinas dentista campinas dentista especialista campinas 

Compartilhe:

Dor neuropática: Ela surge sem explicação aparente, mas é real

Em 23/06/2016

 O incômodo costuma ser causado por uma disfunção ou lesão no sistema nervoso. Na maioria dos casos, não há cura. A dor neuropática é um tipo de sensação dolorosa que ocorre em uma ou mais partes do corpo e é associada a doenças que afetam o Sistema Nervoso Central, ou seja, os nervos periféricos, a medula espinhal ou o cérebro. Essa dor pode ser consequência, também, de algumas doenças degenerativas que levam à compressão ou a lesões das raízes dos nervos ao nível da coluna.

 

A dor muitas vezes surge sem uma explicação visível, óbvia, palpável. Nenhum corte, nenhuma lesão em algum tecido, nenhuma fratura que justifique o desconforto. Apenas há a dor, uma sensação de queimação ou de formigamento. Assim pode ser definida a dor neuropática, um incômodo crônico que acontece quando existe algum comprometimento no funcionamento de parte do sistema nervoso responsável pelo processamento de informações sensoriais. Justamente aquela que permite que o indivíduo reaja aos estímulos externos e sinta, inclusive, dores.
www.odonthos.com.br
19 3044-8899

CONTINUE LENDO...

Tags: dor de cabeça dor neurpática cefaléias tratamento DTMATM e dor orofacial stress ansiedade bruxismo apertamento dental clínica odontológica campinas odontologia cambuí campinas-sp 

Compartilhe:

Enxaquecas - O que devo saber?

Em 14/06/2016

 Mas afinal, o que é enxaqueca? Enxaqueca é uma doença crônica (doença crônica é aquela que têm data para começar mas não para terminar) que compreende um desequilíbrio químico no cérebro, envolvendo hormônios e substâncias denominadas peptídeos. Esse desequilíbrio resulta de uma série de outros desequilíbrios neuroquímicos (envolvendo substâncias denominadas neurotransmissores) e hormonais, desequilíbrios estes que, por sua vez, são decorrentes do estilo de vida e hábitos do portador da doença enxaqueca, e também de uma predisposição genética.

O resultado é uma série de sintomas que podem ir muito além da dor de cabeça. Por sinal, existem casos de crises de enxaqueca com muito pouca dor de cabeça ou até mesmo sem dor de cabeça, apenas com os demais sintomas como enjôo, visão embaçada, tonturas, alterações do humor, aversão à claridade, aura visual, sensorial ou motora (aura de enxaqueca compreende sintomas como perda parcial da visão, formigamentos, entre outros. Quer saber mais sobre aura? Então interrompa um pouco esta leitura e clique neste link agora mesmo para ler e assistir um vídeo sobre aura de enxaqueca e em seguida retorne aqui e em seguida clique neste link para ler e assistir um vídeo sobre enxaqueca sem aura)  etc. Geralmente porém, a dor de cabeça é o sintoma mais dramático da enxaqueca e sua intensidade, apesar de variável, na maioria dos casos é moderada a severa. Mas é sempre bom lembrarmos, ao nos perguntar o que é enxaqueca, que esta doença pode, em certas crises, cursar sem dor de cabeça, ou com dor leve.

 

CONTINUE LENDO...

Tags: dores de cabeça cefaleia dor de cabeça aguda dor de cabeça crônica dor de cabeça neuropática tratamento dor de cabeça enxaqueca DTM ATM consultório dentário cambuí campinas-sp odontologia campinas 

Compartilhe:

DTM/ATM O QUE É?

Em 02/12/2014

Para ajudá-lo a tomar decisões corretas sobre sua saúde, saiba um pouco mais sobre esta disfunção.

A Disfunção da ATM é o funcionamento anormal da articulação temporo-mandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário.

Quando existe a disfunção, o paciente apresenta sintomas, como dor de cabeça, dor de ouvido e/ou zumbidos, dor ou cansaço dos músculos da mastigação, ruídos articulares (estalos ou crepitação) e dificuldade para abrir a boca.

A disfunção da ATM está relacionada a hábitos comuns, como o apertamento dentário e o bruxismo (frender ou ranger), morder objetos estranhos, roer unhas, mastigar chicletes, postura da cabeça (para a frente), o de prender o telefone com o queixo ou ainda apresentar fatores relacionados com o estresse, depressão e ansiedade ou eventos traumáticos.

Estes pacientes apresentam um quadro clínico muitas vezes obscuro, devido a complexidade anatomo-funcional da cabeça e o comprometimento emocional, envolvendo, no estudo desta doença, o médico clínico, ORL, neurologista, cirurgião buco-maxilo-facial, dentista clínico, médico fisiatra, fonoaudiólogo, psiquiatra e também o psicólogo, pelo constante estresse e tensão emocional, já que a dor muscular causa tensão e depressão, criando-se assim um ciclo vicioso de dor-depressão, característico nos pacientes com dores crônicas.

Na maioria dos casos, por sentir dor de ouvido ou dor de cabeça (talvez, a mais freqüente de todas as queixas de dor local intermitente e, por serem manifestações heterotópicas é uma dor primária bastante rara), submetem-se a avaliação médica e exames de eletroencefalografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, no entanto, sem chegar a um diagnóstico preciso por tratar-se de pacientes com disfunção da ATM.

Esta disfunção é encontrada, com maior freqüência nas mulheres, sendo aproximadamente de 9 mulheres para 1 homem. Tenta-se explicar esta alta incidência, devido ao fato da mulher estar exposta ao estresse emocional, às mudanças hormonais durante o ciclo menstrual o a gravidez e às alterações anatômicas, que produziriam uma má relação do côndilo com o disco articular; e também, comparadas aos homens, procuram com maior freqüência ajuda médica. Em relação a idade, pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é mais comum dos 30 aos 40 anos.

A oclusão dentária representa papel importante como fator predisponente que altera o sistema mastigatório, incrementando os riscos para desenvolver disfunção de ATM. Os hábitos parafuncionais e má-oclusão dentária induziriam micro-traumas na ATM, desenvolvendo-se assim lesões degenerativas no côndilo e no disco articular.

Cabe ao Cirurgião Dentista especializado a grande responsabilidade para o correto controle das dores oro-faciais. Sua experiência e a busca constante de melhorias nos serviços técnicos prestados, orientados pela ética e responsabilidade profissional, fará com que diferencie as dores que vêm das regiões orais e, portanto, elimine-as com procedimentos odontológicos. Aquelas que provêm de outras regiões necessitam de tratamento médico.

  

CONTINUE LENDO...

Tags: DOR DE CABEÇA DTM/ATM CLÍNICA ODONTOLÓGICA EM CAMÍNAS ODONTOLOGIA CAMBUÍ CAMPINAS DENTISTA EM CAMPINAS DENTISTAS CAMBUÍ CAMPINAS-SP CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO EM CAMPINAS E VALINHOS SP 

Compartilhe:

DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR(DTM)

Em 30/10/2014

A DTM, o que é? Seus sintomas. Disfunção da ATM - DTM. 50 anos- Tem tratamento, cura, sem remédio? Dor de cabeça, tontura, zumbido, estalo, vista embaça. Sintomas DTM: tratamento, causas e diagnóstico.

       O termo ATM, antigamente designado, articulação temporo mandibular, foi atualmente substituído por Algias por Tensões Musculares (denominação dada, pelo Prof. Dr. JJ Barros). Também é chamado de DTM ou D-ATM (Distúrbio Temporo Mandibular), DOF (Dor Oro Facial) ou TMJ – termo em inglês (que significa Temporomandibular Joint Disorders) e, refere a uma série de fatores, que podem comprometer músculos, ligamentos e articulações, podendo gerar dores, que podem irradiar para cabeça, olhos, ombros, pescoço, braços, peito, abaixo das mamas; dificuldades de abrir ou fechar a boca, estalos ou crepitações, tontura, vertigem ou zumbido no ouvido (sintomas semelhantes a labirintite), entre diversos outros sintomas. 

CONTINUE LENDO...

Tags: DTM/ATM DORES DE CABEÇA CEFALÉIA DISFUNÇÃO ARTICULAR DENTISTA EM CAMPINAS ODONTOLOGIA CAMPINAS CLÍNICA ODONTOLÓGICA EM CAMPINAS TRATAMENTO DTM/ATM Valinhos-SP 

Compartilhe:

Aparelho Lingual

Em 08/09/2014

 Ortodontia Invisível, vem a atender a ansiedade e a expectativa de um público diferenciado, que necessita realizar um tratamento ortodôntico e que não quer ou que não pode usar os aparelhos ortodônticos tradicionais, pois tais aparelhos embora eficientes, alteram e comprometem a sua imagem e a sua identidade pessoal.

A Ortodontia Invisível tem por principais aparelhos ortodônticos o Invisalign (que é um aparelho ortodôntico de alta precisão e performance) e o Aparelho Ortodontico Lingual(que é um aparelho ortodontico extermamente diferenciado, colocado pela parte de trás dos dentes.

Atores, Atrizes, Modelos Fotográficos, Profissionais da Moda e todos aqueles onde a aparência e a estética são ferramentas de trabalho, não conseguem realizar um Tratamento Ortodôntico Tradicional, nem com Aparelhos Metálicos nem com Aparelhos Transparentes (que apesar de transparentes ainda assim são visíveis), uma vez que tais aparelhos durante o tratamento ortodôntico "Afetam Diretamente" a sua "Imagem Profissional", o que não acontece com aparelho Invisalign e nem com o Aparelho "Ortodôntico Lingual" que são colocados na parte de trás dos dentes e por isso se tornam "Invisíveis".

Profissionais como Juizes, Advogados, Executivos e Diretores de Empresas, também tem buscado muito este tipo de tratamento, uma vez que o Aparelho Ortodontico Tradicional, segundo estes, deixam o rosto com "Aspecto Juvenil" não passando a "Credibilidade" necessária ao seu trabalho, o que não acontece com o Invisalign (aparelho removível) nem com o "Aparelho Lingual" que por estar instalado na parte de traz dos dentes, e por isso se tornam invisíveis

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho dentário Lingual aparelho invisível ortodontia Campinas dentista aparelho fixo Campinas ortodontista em Valinhos-SP 

Compartilhe:

Dados incorretos, refaça sua busca com uma palavra maior.