(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

BLOG ODONTHOS ODONTOLOGIA

A Clínica Odonthos oferece tratamentos Dentários e Faciais com equipamentos de última geração, com uma equipe de profissionais que proporcionam eficência e conforto.

 

"Resultado da busca por: DENTISTA CAMBUÍ CAMPINAS"


DTM X PROBLEMAS NO OUVIDO - ZUMBIDO

Em 08/08/2016

  ouvido. Entretanto, a ausência de anormalidade nas audiometrias não consegue comprovar que não há correlação entre perda auditiva e DTM.

Vertigem ou tontura pode indicar DTM?

Estes são os sintomas menos frequentes nas queixas de DTM em si. Mas como a DTM acontece junto com condições que apresentam este sintoma, muitas vezes os pacientes os relatam.

Plenitude auricular (sensação do ouvido cheio, com os sons sendo percebidos abafados) é considerada DTM?

Não, esse sintoma é considerado uma disfunção da trompa auditiva. Pacientes com DTM podem apresentar também esse mesmo sintoma, pela redução da ventilação e pressão no ouvido médio, provavelmente provocada pelo aumento do tônus do músculo pterigóide sobre a própria trompa. Para a elaboração do diagnóstico diferencial, em casos mais incertos, um exame especializado torna-se necessário.

A interdisciplinaridade é de grande valia quando se busca o bem estar de nossos pacientes. Junto à DTM/DOF encontramos diversos sintomas otológicos. Dessa forma, o especialista em DTM/DOF, bem como o médico otorrinolaringologista, quando não conseguem explicar as causas do transtorno investigado dentro de sua área, devem buscar elucidar as dúvidas com o especialista competente.
 
www.odonthos.com.br
 
(19) 3044-8899

CONTINUE LENDO...

Tags: dor de ouvido zumbido no ouvido DTM  cefaleia neuropática estálo no ouvido dentista cambuí campinas dentistas especializados campinas odontologia em campinas clínica odontológica em campinas 

Compartilhe:

Restaurações estéticas em odontologia(obturações)

Em 04/07/2016

 

Introdução

 

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentista em campinas dentistas campinas odontologia campinas clínica odontológica campinas estética dental odontologia estética restaurações estéticas dentista cambuí campinas 

Compartilhe:

Fechamento de Diastemas - espaço entre os dentes

Em 22/06/2016

 Que é um diastema e como tratá-lo?

O “diastema” é uma área de espaço extra entre dois ou mais dentes. É mais frequentemente observado nos dois dentes frontais da arcada superior. Muitas crianças tem diastema como resultado da queda dos dentes de leite, mas, na maior parte dos casos, os espaços se fecham quando os dentes permanentes nascem.

www.odonthos.com.br

19 3044-8899

 

CONTINUE LENDO...

Tags: Estética dental clareamento a laser clareamento dental branqueamento dental fechamento de diastema dental dentista campinas dentista cambuí campinas odontologia cambuí campinas 

Compartilhe:

Prótese sobre implante tipo protocolo

Em 21/06/2016

 prótese tipo protocolo Bränemark consiste na reabilitação total de pacientes que perderam seus dentes há muitos anos e que possuem sua parte óssea prejudicada. A técnica do médico ortopedista sueco, Per-Ingvar Bränemark, teve início nos anos 60, mas em 1969 ela foi otimizada para próteses fixas.


 

CONTINUE LENDO...

Tags: implantes dentários prótese sobre implante tipo protocolo prótese dentária facetas de porcelana lentes de contato de porcelana dentista campinas odontologia campinas dentista cambuí campinas 

Compartilhe:

Zumbido nos Ouvidos

Em 03/06/2016

 Conhecido também como acúfeno, tinnitus ou tinido, o zumbido no ouvido é um sintoma associado a perda auditiva. Pode ter som semelhante de abelha, panela de pressão, cachoeira e outros barulhos.

zumbido no ouvido atinge milhares de pessoas ao redor do mundo. Ele trata-se de uma sensação auditiva que não acontece por estímulos externos ao organismo, ou seja, é um sintoma associado a várias formas de perda auditiva.

As pessoas que são acometidas por esse problema ouvem um um som persistente e initerrupto.

 

CONTINUE LENDO...

Tags: DTM ATM zumbido nos ouvidos dor de cabeça cefaléia dor neuropática bruxismo placa de bruxismo apertamento dental rangido dos dentes tratamento ATM dentista campinas dentista cambuí campinas 

Compartilhe:

Implantodontia: Prótese Fixa Tipo Protocolo

Em 19/05/2015

A prótese tipo protocolo Bränemark consiste na reabilitação total de pacientes que perderam seus dentes há muitos anos e que possuem sua parte óssea prejudicada. A técnica do médico ortopedista sueco, Per-Ingvar Bränemark, teve início nos anos 60, mas em 1969 ela foi otimizada para próteses fixas.

O tratamento de Bränemark é caracterizado em duas etapas, cirúrgica e protética, com intervalos de quatro a seis meses para mandíbula e maxila. Mas, atualmente com os avanços alcançados pela odontologia é possível realizar a implantação em 72 horas.

Primeiramente, são instalados quatro, cinco ou seis implantes, que ficam em repouso durante quatro meses e a partir daí servem como sustentação para uma prótese fixa. Sobre esses implantes os pilares são aparafusados e em cima deles, a prótese, que é feita a partir de uma barra metálica onde os dentes acrílicos são fixados.

Com o protocolo de Bränemark, os pacientes que têm vergonha de seu sorriso ou problemas com a alto-estima, por causa da perda de seus dentes, podem voltar a sorrir normalmente, já que a capacidade fonética, a mastigação, a deglutição melhoram, proporcionando uma melhor qualidade de vida.


Tratamento de Bränemark        
 

CONTINUE LENDO...

Tags: implantes dentários prótese fixa dentária tipo protocolo implantodontia cambuí campinas dentista cambuí campinas clínica de odontologia cambuí campinas clínica odontológica cambuí campinas 

Compartilhe:

O que é placa bacteriana?

Em 15/05/2015

 Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cárie e gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro.

Como saber se tenho placa bacteriana nos dentes?

Todos nós temos placa bacteriana porque as bactérias estão sempre presentes em nossa boca. As bactérias aproveitam os nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos e aqueles contidos na saliva para se desenvolver. A placa causa a cárie quando os ácidos que ela produz atacam os dentes o que acontece após as refeições. Sofrendo esses ataques repetidos, o esmalte dos dentes pode se desfazer e abrir caminho para a formação de cárie. Não sendo retirada, a placa bacteriana pode também irritar a gengiva ao redor dos dentes, causando gengivite (a gengiva fica vermelha, incha e sangra), periodontite e perda dos dentes.

Como posso evitar a formação da placa bacteriana?

É fácil evitar a formação da placa bacteriana. Basta você:

  • Escovar bem, no mínimo três vezes ao dia, principalmente após as refeições, para remover a placa bacteriana de todas as superfícies dos seus dentes.
  • Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se instala entre seus dentes e sob a gengiva, onde a escova não pode alcançar.
  • Limitar a ingestão de alimentos com muito açúcar ou amido, especialmente aqueles que grudam nos dentes.
  • Visitar seu dentista regularmente para fazer limpeza e exame completo dos dentes.

CONTINUE LENDO...

Tags: dentista campinas dentista em campinas clínica de odontologia campinas clínica odontológica campinas dentista cambuí campinas dentistas cambuí campinas dentistas especialistas cambuí campinas-sp 

Compartilhe:

O QUE DTM/ATM E DOR OROFACIAL(DOR DE CABEÇA)

Em 06/05/2015

 O que é a ATM?

A estrutura que liga a mandíbula (queixo) ao o crânio (têmpora) recebe o nome de Articulação Temporomandibular (ATM). Essa articulação é formada por diversas estruturas como tecidos ósseos, disco articular, músculos, ligamentos, cápsula articular, entre outras estruturas, apresentando um denso suprimento sanguíneo e nervoso. Além disso, é uma articulação bilateral que funciona como uma unidade única, ou seja, a articulação direita não pode mover-se independentemente da esquerda, e vice-versa.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

ATM em função, estando em azul o disco articular (fonte: NETTER, F.H. Atlas de Anatomia Humana. 2ª. Edição. Porto Alegre: Editora Artmed, 1997).

ATM em função, estando em azul o disco articular (fonte: NETTER, F.H. Atlas de Anatomia Humana. 2ª. Edição. Porto Alegre: Editora Artmed, 1997).

CONTINUE LENDO...

Tags: DTM/ATM dor de cabeça cefaléia bruxismo rangido dos dentes apertamento dos dentes ortodontia aparelho fixo em campinas dentista em campinas dentista cambuí campinas odontologia cambuí campinas 

Compartilhe:

Cárie na infância - informações importantes

Em 04/05/2015

 Também conhecida como cáries de mamadeira, as cáries em bebês constituem um grave problema, que pode destruir os dentes de seu bebê — mas o problema pode ser evitado.

Qual a Causa de Cáries na Infância?

  • Deixar seu bebê dormir com uma mamadeira. Quando seu bebê está dormindo, os líquidos que têm açúcar permanecem em volta dos dentes e podem causar cáries. Até mesmo o leite materno e o de fórmulas contém açúcar.
  • Amamentação prolongada na mãe ou permitir que seu bebê adormeça enquanto se alimenta.
  • Permitir que sua criança fique o tempo todo com a mamadeira.

Coloque Sua Criança na Cama Sem uma Mamadeira...

Sua criança pode adormecer sem uma mamadeira! Siga cinco dicas para tentar:

  • Deixe sua criança levar uma manta, ursinho, boneca, ou brinquedo favorito de "segurança" para cama.
  • Cante ou toque uma música tranqüila baixinho.
  • Segure ou balance sua criança.
  • Faça uma massagem nas costas da sua criança para ajudá-la a relaxar.
  • Leia ou conte uma história para a sua criança.

CONTINUE LENDO...

Tags: dentista campinas dentista em campinas prevenção e saúde bucal dentista cambuí campinas clínica geral em odontologia clínica odontológica cambuí campinas cárie e tratamento 

Compartilhe:

PROTETORES BUCAIS

Em 30/04/2015

 O que é um protetor bucal?

Um protetor bucal é um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto.

Os protetores bucais devem ser usados sempre que a pessoa participa de atividades esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos ou choques com objetos voadores, tais como futebol, basquetebol, beisebol, rugby, hóquei, skates, ginástica, ciclismo ou qualquer atividade que possa produzir ferimentos na área da boca.

Os protetores bucais geralmente cobrem os dentes superiores e são projetados para evitar a fratura de dentes, corte nos lábios ou qualquer outro dano à boca. Se você estiver usando aparelho ou prótese dentária na arcada inferior, é provável que seu dentista sugira o uso de protetor bucal nos dentes inferiores também.

Que tipos de protetores bucais existem?

Independentemente do tipo, todo protetor bucal deve ser flexível, resistente à ruptura e cômodo de usar. Deve também adaptar-se na sua boca de forma a não restringir a fala ou respiração. Os três tipos de protetor bucal disponíveis no mercado são:

  • Protetores feitos sob medida: São diferentes para cada usuário e feitos pelo seu dentista ou por um laboratório. Por serem feitos sob medida, são extremamente confortáveis e oferecem excelente proteção. Para fazê-lo, o dentista tirará um molde de seus dentes e construirá o protetor em cima do molde. A maioria dos atletas prefere este tipo de protetor, pelo conforto que proporcionam. Mas, não se pode esquecer que infelizmente também são mais caros.
  • Protetores moldáveis em água quente: Todos os protetores deste tipo têm a mesma forma, que pode ser alterada. Para alterar a forma do protetor, coloque-o em água quente para amolecer e morda o plástico aquecido para conseguir um bom encaixe nos dentes. Este tipo de protetor pode ser adquirido em lojas de produtos esportivos e são mais confortáveis que os protetores comuns. Siga cuidadosamente as instruções para evitar ficar com um protetor que não se ajusta bem a seus dentes.
  • Protetores comuns: Baratos e pré-moldados, estes protetores são prontos para o uso. Contudo, muitas vezes não se ajustam bem aos dentes e chegam a dificultar a fala e a respiração.

Quanto tempo dura um protetor bucal?

O ideal seria trocar seu protetor bucal a cada temporada porque, com o passar do tempo, se desgastam e o coeficiente de proteção se reduz. É importante que os adolescentes troquem seus protetores com certa freqüência porque tanto a boca quanto os dentes estão em fase de crescimento. Muitos esportistas pedem que seu dentista faça novos protetores sempre que fazem a revisão dentária a cada seis meses.

* "Guia completo de como cuidar melhor dos dentes”, Jeffrey F. Taintor, DDS, MS e Mary Jane Taintor, 1997.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: ortodontia em campinas ortodontista especialista em campinas dentista cambuí campinas aparelhos móveis aparelhos ortopédicos DTM/ATM aparelho fixo de porcelana aparelho fixo invisível 

Compartilhe:

O QUE É BOCA SECA OU XEROSTOMIA

Em 29/04/2015

O que é boca seca?

 

Como saber se tenho boca seca?

Todos temos a boca seca de vez em quando. Mas, quando esta sensação persiste, você pode estar com um problema na produção de saliva. Os sintomas de boca seca incluem:

  • Sensação de secura e pegajosidade em sua boca;
  • Dificuldade de deglutição;
  • Sensação de queimação em sua língua;
  • Sensação de secura em sua garganta;
  • Lábios rachados;
  • Paladar reduzido ou um gosto metálico em sua boca;
  • Feridas na boca;
  • Mau hálito freqüente;
  • Dificuldade de mastigar/falar.

Como tratar a boca seca?

A única maneira definitiva de curar a boca seca é tratando sua causa. Se o seu problema é resultado de medicação, seu médico poderá mudar sua prescrição ou dosagem. Se suas glândulas salivares não funcionam normalmente, mas ainda produzem alguma saliva, seu médico poderá lhe dar um medicamento que ajude as glândulas a funcionarem melhor.

Se a causa de sua boca estar seca não puder ser eliminada você poderá restaurar a umidade de sua boca de diversas maneiras. Seu dentista pode recomendar hidratantes bucais, como substitutos de saliva. Enxagües com soluções bucais especialmente formuladas para diminuir a secura também podem aliviar o problema. Você também pode:

  • Beber água ou bebidas sem açúcar com freqüência;
  • Evitar bebidas com cafeína, como café, chá ou alguns refrigerantes, que também podem causar a secura da boca;
  • Mascar gomas sem açúcar ou chupar balas duras sem açúcar para estimular o fluxo de saliva (se houver alguma glândula salivar funcionando);
  • Não utilizar tabaco ou álcool, que ressecam a boca;
  • Estar ciente de que alimentos condimentados ou salgados podem causar dor em uma boca seca;
  • Utilizar um hidratante bucal, durante a noite.

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentista em campinas dentista campinas dentista cambuí campinas odontologia ortodontia campinas aparelho fixo dentário campinas implantes dentários em campinas estética dental DTM/ATM dor de cabeça 

Compartilhe:

CLAREAMENTO DENTAL DE CONSULTÓRIO

Em 27/04/2015

 Todas as técnicas de clareamento são realizadas de uma dessas duas maneiras:
  1. Procedimentos clareadores removem manchas extrínsecas e intrísecasProcedimentos clareadores removem manchas extrínsecas e intrísecas.

    Procedimentos clareadores que modificam a cor natural dos dentes, deixando-os com tons de cinco a sete vezes mais claros. Tanto o clareamento realizado no consultório (assistida) quanto aquele realizado em casa (moldeira) utilizam alvejantes. Os princípios ativos mais freqüentemente contidos nos alvejantes são o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio a concentrações de 10 a 22%, que ajudam na remoção tanto das manchas superficiais quanto das profundas. Há diferenças de custo entre os diferentes procedimentos:

    • Uma sessão de clareamento ativada por luz no consultório do dentista, às vezes chamadas clareamento assistido (clareamento no consultório), pode custar em torno de R$ 500 ou mais dependendo do profissional, e seus resultados são dentes muito mais brancos, instantaneamente. Porém, após um ano comendo e bebendo normalmente (café, chá, refrigerantes), seus dentes perdem ligeiramente a cor e novas manchas aparecem. Para ter seus dentes brancos novamente você deverá repetir a sessão de clareamento ativado por luz.
    • Uma moldeira personalizada criada pelo seu dentista para clarear os dentes em casa, custa por volta de R$ 300 por arcada dentária, e deve ser usada durante muitas horas durante o dia, ou durante a noite por duas semanas. Quando você observa novas manchas, deve apenas usar a moldeira novamente por uma ou duas noites para removê-las.
    • Produtos vendidos sem receita nas farmácias para clarear os dentes incluem moldeiras que se adaptam depois de aquecer e morder, gel alvejante aplicado por um pincel, e fitas de clareamento com preços que variam em torno de R$ 20 a R$ 150, dependendo do produto de branqueamento.
  2. Abrasão remove apenas manchas extrínsecasAbrasão remove apenas manchas extrínsecas.

    Procedimentos não clareadoresfuncionam por ação física e/ou química para ajudar a remover manchas superficiais. Todas os cremes dentais recaem no uso de um leve desgaste para remoção de manchas superficiais entre consultas odontológicas. Cremes dentais clareadores contêm agentes químicos ou polidores para promover a remoção adicional das manchas. Uma limpeza profissional feita por uma dentista ou higienista também envolve desgaste para remoção de manchas mais externas causadas por alimentos ou tabagismo.

Cada um responde de maneira diferente a cada tipo de clareamento. Algumas pessoas respondem bem aos cremes dentais clareadores, enquanto outras, com dentes acinzentados ou outro tipo grave de descoloração, necessitam de facetas laminadas de porcelana(abordados ainda nessa sessão) para obter os sorrisos que sempre desejaram. Apenas seu dentista ou higienista podem determinar o que é melhor para você.
Abaixo,clareamento dentário realizado em nossa clínica.Apasar da dificuldade do caso, por os dentes seram bem manchados,conseguimos um resultado satisfatório.Foram feitas duas aplicações do gel clareador em consultório.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

 

CONTINUE LENDO...

Tags: clareamento dental branqueamento dental estética dental dentistas em campinas dentista em campinas dentista cambuí campinas dentistas cambuí campinas odontologia campinas odontologia em campinas dentistas especialistas cambuí campinas-sp 

Compartilhe:

Coroas dentárias em porcelana - Meta Free

Em 14/04/2015

 Coroas metalo-cerâmicas são utilizadas para a reconstrução total de um dente ou mais dentes. Quando houver uma destruição muito grande do elemento dental, mas a raiz esta intacta, podemos colocar coroas que imitam o dente tanto em função quanto em estética

Coroas são ‘capas’ totais para os dentes que possuem metal na parte interna, o que proporciona maior resistência e durabilidade, e cerâmica na parte externa, que da a coroa cor e formato igual aos dentes naturais. Coroas metalo-ceramicas são o melhor e mais comum tratamento para reparar destruição dental, e pode ser usado sobre implantes ou dentes naturais. Coroas metal-free são aquelas que não usam metal em sua composição, dando maior atenção a estética e translucidez, trazendo maior qualidade para dentes anteriores. Confira na pagina de Coroas E-max.



Quando o dente está totalmente destruído, ainda tem solução?

Sim, a raiz estando em boas condições basta confeccionar uma capa (coroa) sobre a parte remanescente, e a estética e mastigação são totalmente recuperadas.


As coroas metalo-cerâmicas ou metal-free ficam artificiais?

Não. Existem diferentes qualidades de cerâmica e de laboratórios protéticos. Os profissionais de ponta conseguem uma naturalidade imperceptível nas coroas atuais, principalmente se forem coroas metal free, que traduzem mais fielmente a translucidez dentária.


Para um sorriso perfeito, posso “encapar” todos os meus dentes com coroas?

Sim. Este tipo de procedimento é muito utilizado atualmente em busca de estética dental do sorriso perfeito. As coroas podem mudar posição, cor, formato, alinhamento e tamanho dos dentes, ou seja, o paciente pode mudar 100% seu sorriso. Com a correta indicação e possibilidade técnica, este tratamento se tornou muito comum e previsível.


Para colocar coroas devo desgastar meus dentes?

Sim. O desgaste dental é necessário para o encaixe correto das coroas. A porção dental que será desgastada será substituída por porcelana, oque além de mudar esteticamente, reforça a estrutura dental deixando-o mais resistente e bonito.
Abaixo, caso clínico realizado na clínica onde foram colocadas seis coros de porcelana metal-free (canino à canino).
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA






 

CONTINUE LENDO...

Tags: Prótese dentária implantes dentários cambuí campinas facetas porcelana inlay/onlay lentes de contato prótese sobre implantes odontologia campinas dentista em campinas dentistas em campinas dentista cambuí campinas-sp 

Compartilhe:

APARELHO FIXO AUTOLIGADO OU AUTOLIGANTE - VANTAGENS

Em 10/04/2015

 Nos aparelhos ortodônticos autoligados, não há a necessidade do uso das ligaduras elásticas, que são as borrachinhas coloridas, pois os próprios braquetes possuem uma estrutura que serve para prender os arcos ortodônticos. Esse sistema permite um menor atrito do fio metálico com a canaleta do braquete, o que permite a aplicação de uma força mais suave e menos incômoda ao paciente. 

Além disso, a ausência das ligaduras diminui o consideravelmente o acúmulo de bactérias no aparelho, evitando assim cáries, cálculo dentário, mau hálito e outros problemas bucais. 


 

Os resultados podem ser mais rápidos e o tratamento menos doloroso do que com o uso dos aparelhos convencionais. 

Com a existência de um menor atrito entre as estruturas do aparelho e a possibilidade de se aplicar a força adequada para a movimentação dentária a ser obtida, os danos aos tecidos que circundam os dentes (ossos, gengivas e ligamentos periodontais) serão menores, causando movimentações mais rápidas e eficientes e ao mesmo tempo menos efeitos colaterais que possam causar dor. 

Tipos de aparelho ortodôntico autoligado

Existem dois tipos distintos de sistemas de aparelhos ortodônticos autoligados, que são o passivo e o interativo. 

Os passivos são aqueles em que o sistema de fechamento do clip na canaleta do braquete não faz pressão sobre o fio ortodôntico, tendo um melhor desempenho no deslizamento dentário e pior no controle de rotação e inclinação dos dentes. 

Os interativos se comportam como ativos e passivos, e as presilhas flexíveis que fecham a canaleta podem pressionar ou não o arco, dependendo do seu calibre. 

Ambos têm suas vantagens e desvantagens, e o profissional ortodontista vai escolher o tipo de aparelho de acordo com o tratamento mais indicado para cada paciente. 
Abaixo, temos mais um caso clínico realizado na Clínica Odonthos com aparelho ortodoôntico fixo autoligado ou autoligante.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA 

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia campinas ortodontia em campinas ortodontista cambuí campinas-sp ortodontista em campinas aparelho dentário fixo autoligado dentista campinas dentista em campinas dentista cambuí campinas-sp 

Compartilhe:

Aplicação de flúor em adultos

Em 07/04/2015

 Adultos podem se beneficiar com o flúor?

Pesquisas recentes mostram que todos podem se beneficiar com o uso de flúor. Especialistas costumavam achar que o flúor funcionava principalmente por fortalecer os dentes enquanto esses estavam ainda em desenvolvimento. Isso significava que as crianças eram o foco dos esforços de fluoretação. Hoje, estudos mostram que o flúor tópico - aquele presente em cremes dentais, enxaguatórios bucais e tratamentos com flúor - ajuda a prevenir o aparecimento de cáries em pessoas de todas as idades.

Como posso saber se preciso de tratamento especial com flúor?
Se a água que você bebe é fluoretada, então a escovação regular com creme dental com flúor é considerada suficiente para a maioria dos adultos com dentes saudáveis. 60% dos municípios do Brasil adicionam flúor na água de abastecimento para ajudar a reduzir a cárie dental. Você pode descobrir se a água da sua cidade é fluoretada ligando para a companhia de abastecimento ou mandando analisar a água, caso ela seja proveniente de uma fonte particular. 

Pessoas que bebem água mineral, e aquelas com as seguintes condições, devem conversar com o dentista sobre tratamentos especiais com flúor:

  • Se você estiver tomando medicamentos que provoquem boca seca ou tem uma doença que cause boca seca. Sem saliva para neutralizar os ácidos na sua boca e remover partículas de alimentos, você fica mais suscetível à cárie dental.
  • Se suas gengivas retraíram ou se descolaram dos dentes. Isso cria mais espaço para as bactérias se alojarem e facilita o surgimento da cárie dental.
  • Se você usa aparelho ortodôntico. Os aparelhos ortodônticos aprisionam grande quantidade de bactérias que podem levar à cárie.
  • Se você fez radioterapia na cabeça ou pescoço. A radiação prejudica as glândulas salivares, causando boca seca.

Quais são os diferentes tipos de tratamento com flúor? 
Você pode se submeter a tratamento com flúor no consultório do dentista. No tratamento feito no consultório, o dentista seca sua boca e aplica uma solução, espuma ou verniz. Alguns dentistas colocam um gel ou espuma dentro de uma moldeira que você utiliza por alguns minutos. Pede-se que você não coma nem beba nada e evite fumar por 30 minutos após a aplicação. 

Independentemente do risco, todos adultos devem usar creme dental com flúor, que teve sua eficácia comprovada na prevenção da cárie dental.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentista campinas dentista em campinas dentista cambuí campinas-sp odontologia campinas odontologia em campinas odontologia cambuí campinas-sp dentistas campinas dentistas em campinas dentistas cambuí campinas-sp  

Compartilhe:

Tabela sobre o cuidado e segurança dos dentes das crianças

Em 31/03/2015

Segurança e seus dentes:

Danos aos dentes podem, muitas vezes, ser prevenidos, especialmente se você sabe os cuidados que deve ter. Esta tabela pode ajudá-lo nisso. Assinale as áreas específicas que você sabe que são perigosas. 

Causa Prevenção Áreas de Perigos Potenciais no Local
Puxar/empurrar
  • Estimule crianças a ter consideração um pelos outros e, de maneira gentil, lembre-os de esperar a vez quando apropriado.
 
Cair da escada
  • Não apresse as crianças.
  • Lembre as crianças de usarem o corrimão.
 
Cair da bicicleta ou de um brinquedo em parquinhos
  • Reveja a regras de segurança.
  • Ensine a usá-lo(a) de maneira segura.
  • Certifique-se de que são apropriados para a idade e de que estão em bom estado.
 
Correr com objetos na boca
  • Façam, juntos, uma lista das únicas coisas que devem ser colocadas na boca e a ilustrem. Pendure na altura dos olhos das crianças.
 
Cair/tropeçar
  • Lembre às crianças que elas devem andar e não correr.
  • Deixe o caminho livre de brinquedos, materiais e poças.
 
Acidentes de carro (paradas bruscas)
  • Sempre use cinto de segurança.
  • Dê objetos para seus filhos simularem a situação.
 
Morder objetos duros
  • Façam, juntos, uma lista do que não se deve morder. Estimule as crianças a incluir itens na lista assim que lembrarem de algo
 

Você Sabia?

  • Os dentes frontais superiores são os mais atingidos nos acidentes.
  • Os dentes de trás e a gengiva normalmente são feridos ao mastigarmos lápis, gelo ou quebrarmos nozes.
  • www.odonthos.com.br
  • #ODONTHOSODONTOLOGIA
  •  
 

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentista campinas dentista em campinas dentista cambuí campinas dentistas campinas dentistas em campinas dentistas cambuí campinas clínica odontológica cambuí campinas clínica de odontologia em campinas odontologia cambuí campinas-sp 

Compartilhe:

O QUE É CÁRIE?

Em 26/03/2015

O que é cárie?

 

“Cárie” é uma outra forma de denominar a deterioração do dente. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo – o que come, como cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental de uso. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.

Embora a cárie seja mais comun em crianças, adultos também estão sujeitos a ela. Os tipos de cárie são:

  • Cárie coronária –é o tipo mais comum. Ocorre tanto em criança como em adultos. A cárie coronária se localiza nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.
  • Cárie radicular - à medida que envelhecemos, as gengivas se retraem, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente.
  • Cárie recorrente - a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes. Isto porque estas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando à deterioração.

Os adultos estão especialmente sujeitos a apresentar cárie quando sofrem de xerostomia (boca seca), uma doença causada pela falta de saliva. A xerostomia pode ser decorrente de alguma doença, de medicamentos, da radioterapia e da quimioterapia, e pode ser temporária (dias ou meses) ou permanente, dependendo de suas causas.

A cárie constitue um sério problema. Se não for tratada, uma cárie pode destruir seu dente e atingir a polpa (nervo), o que pode resultar em um abscesso, uma área de infecção na ponta da raiz. Uma vez formado o abcesso, ele só pode ser tratado através do tratamento do canal, de cirurgia ou da extração do dente.

Como eu sei se estou com cárie?

Apenas seu dentista pode dizer com certeza se você tem cárie. Isto porque a cárie se desenvolve embaixo da superfície do dente, onde você não pode vê-la. Quando você ingere alimentos que contenham carboidratos (açúcar e amido), estes carboidratos são digeridos pelas bactérias da placa, produzindo ácidos que corroem a estrutura do dente. Com o tempo, o esmalte do dente começa a fraturar por debaixo da superfície, enquanto a parte externa permanece intacta. Quando uma quantidade suficiente de esmalte sob a superfície já tiver sido destruída, a superfície se desmorona, expondo a cavidade de cárie.

É maior a probabilidade da cárie se desenvolver em fóssulas e fissuras nas superfícies de mastigação dos dentes posteriores, nos espaços entre os dentes e próximo à linha da gengiva. Mas, independentemente de onde ocorrem, a melhor maneira de identificá-la e tratá-la, antes que se torne séria, é visitando seu dentista regularmente para avaliações.

Como posso ajudar a evitar a cárie?

  • Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, e use o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva.
  • Faça avaliações regulares. O cuidado preventivo pode evitar que os problemas ocorram e que problemas menores se tornem sérios.
  • Adote uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido. Quando ingerir estes alimentos, procure comê-los durante a refeição, e não como um lanche, para minimizar o número de vezes que seus dentes são expostos ao ácido.
  • Utilize produtos de higiene dental que contenham flúor, incluindo o creme dental e o enxaguatório.
  • Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contenha flúor. Se a água fornecida em sua localidade não contém flúor, seu dentista ou pediatra pode prescrever suplementos de flúor diários.
  •  
  • www.odonthos.com.br
  • #ODONTHOSODONTOLOGIA

 

 

CONTINUE LENDO...

Tags: DENTISTA CAMPINAS DENTISTAS CAMPINAS ORTODONTIA LINGUAL INVISÍVEL ORTODONTISTA DENTISTA CAMBUÍ CAMPINAS APARELHO FIXO DENTÁRIO AUTOLOGADO IMPLANTE DENTÁRIO PRÓTESE DENTÁRIA 

Compartilhe:

Perguntas e respostas na clínica odontológica diária

Em 23/03/2015

 P: A amamentação no peito é melhor do que a mamadeira na prevenção de caries na infância?

R: Muitos especialistas recomendam amamentar no peito em vez de utilizar mamadeiras, para a saúde geral da sua criança. Porém, amamentar no peito pode levar a formação de cáries na infância da mesma forma que a amamentação por mamadeira.

Para prevenir as primeiras cáries:

Evite alimentação durante a noite, tal como trazer o bebê para a sua cama e permitir que ele ou ela se amamente à vontade. O leite pode "permanecer" na boca da criança e causar a formação continua de ácido ao longo da noite. Este ácido leva à formação de cárie.
  • Evite deixar o bebê passear com uma mamadeira.
  • É recomendado que você encoraje sua criança a beber de um copo já no seu primeiro aniversário.
P: Tudo bem se minha criança chupar o dedo polegar?
R: Chupar o polegar é normal em crianças; a maioria para por si próprias até os 2 anos de idade.
  • Se sua criança chupa o polegar e tem mais de 2 anos de idade, tente desencorajá-la até completar 4 anos.
  • Chupar o dedo além da idade de 4 anos pode levar ao problemas de dentes tortos, apinhamento e/ou de mordida.

P: Tudo bem se meu bebê usar a chupeta? 
R: Sim, mas não a coloque em açúcar, mel, ou líquidos adoçados. Além disso:

  • Tente fazer com que sua criança abandone o hábito da chupeta até os idade de 2 anos de idade.
  • Lembre-se que enquanto a chupeta e chupar o polegar não fazem nenhuma diferença para a saúde da criança, uma chupeta pode ser uma escolha melhor, porque pode ser mais fácil parar com o hábito da chupeta da criança, do que de chupar o polegar.
  • www.odonthos.com.br
  • #ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: dentista em campinas dentistas em campinas dentista campinas dentistas campinas dentista cambuí campinas dentistas cambuí campinas odontologia campinas odontologia em campinas odontologia cambuí campinas. 

Compartilhe:

Próteses dentárias - Dúvidas

Em 18/03/2015

 O que são dentaduras (próteses)?

 

O que são Próteses?

Próteses são substitutos para os dentes ausentes que podem ser retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora nunca sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás. 

Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais. Seu dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a serem substituídos e o custo do tratamento.

Como funcionam as próteses?

No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apóia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada na forma de uma ferradura, a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua. 

As próteses são feitas sob medida em um protético, a partir de moldes tirados de sua boca. Seu dentista irá determinar qual dos três tipos de próteses descritas abaixo é o melhor para você.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentista campinas dentistas campinas dentista cambuí campinas dentistas cambuí campinas clínica de odontologia campinas odontologia em campinas dentista em campinas dentistas em campinas ortodontia campinas implantes dentários 

Compartilhe:

Quais são os estágios da gengivite?

Em 16/03/2015

 O que é gengivite?

A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar. É este que envolve e sustenta os dentes. É causada pela presença da placa bacteriana ou biofilme dental, uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes. Se não for removida diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental, a placa bacteriana pode se formar e as bactérias nela contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes. Isto pode fazer com que os dentes fiquem amolecidos, caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista.

São três os estágios da doença periodontal:

  • Gengivite: Este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover a placa, ela produzirá toxinas que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido, já que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar não foram atingidos.
  • Periodontite: Neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.
  • Periodontite avançada: Neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou com mobilidade. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.
  • www.odonthos.com.br
  • #ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentista campinas dentistas campinas dentista em campinas dentistas em campinas odontologia campinas e valinhos clínica odontológica cambuí campinas dentista cambuí campinas dentistas no cambuí campinas 

Compartilhe:

Seu eu beber água mineral, estarei obtendo flúor suficiente?

Em 10/03/2015

 Se eu beber água mineral, estarei obtendo flúor suficiente?

Se a água mineral for sua fonte principal de água de consumo, você poderá não estar obtendo flúor em quantidade suficiente. Enquanto o flúor é adicionado na água de abastecimento público em 60% dos municípios do Brasil para reduzir a cárie dental, a maioria das águas minerais disponíveis no mercado não contém níveis ideais de flúor.

Diversos fatores são importantes para saber se você está recebendo ou não flúor suficiente, entre eles:

  • O nível de flúor na sua água mineral, que pode variar muito entre as diferentes marcas. Se a quantidade de flúor não aparecer no rótulo, peça informações à empresa responsável.
  • A quantidade de água mineral que você bebe durante o dia.
  • Se você usa a água mineral para beber, cozinhar ou preparar sopas, sucos e outras bebidas.
  • Se você também bebe água fluoretada na escola, trabalho ou outros lugares.

Se você bebe principalmente água mineral, você deve conversar com seu dentista sobre a necessidade de tratamentos complementares com flúor -especialmente se tiver filhos. Seu dentista pode recomendar complementação de flúor se achar que seu filho não está recebendo níveis adequados de flúo
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentista campinas dentistas campinas dentistas em campinas dentista em campinas dentista cambuí campinas dentistas cambuí campinas odontologia campinas odontologia em campinas ortodontista campinas implante dentário DTM/ATM campinas e valinhos-sp 

Compartilhe:

COMO CUIDAR DA SAÚDE DO MEU BEBÊ

Em 15/02/2015

 

Os bons cuidados bucais começam cedo na vida. Mesmo antes dos dentes do bebê nascerem, existem alguns fatores que podem afetar sua futura aparência e saúde. Por exemplo, a tetraciclina, um antibiótico comum, pode causar a descoloração ou manchas nos dentes. Por esta razão, não deve ser usada por mães que estão amamentando ou mulheres na segunda metade da gravidez.

Como os dentes do bebê geralmente nascem por volta dos seis meses de idade, não há razão para usar os procedimentos padrão da higiene bucal, ou seja, a escovação e o uso do fio dental. Mas, os bebês têm necessidade de cuidados bucais especiais que todos pais devem conhecer. Entre esses cuidados estão a prevenção das cáries causadas pelo uso da mamadeira e a certeza de que seu filho esta recebendo uma quantidade adequada de flúor.

O que são as cáries de mamadeira e como evitá-las?

São cáries causadas pela exposição freqüente a líquidos que contém açúcar, como o leite, as fórmulas comerciais preparadas para bebês e os sucos de fruta. Os líquidos que contém açúcar se acumulam ao redor dos dentes por longos períodos de tempo, enquanto seu bebê está dormindo, provocando as cáries, que primeiro se desenvolvem nos dentes anteriores, tanto da arcada inferior quanto da superior. Por esta razão, nunca deixe sua criança adormecer com a mamadeira de leite ou suco na boca. Ao invés disso, na hora de dormir, dê a ele uma mamadeira com água ou uma chupeta que tenha sido recomendada pelo seu dentista. Ao amamentar, não deixe o bebê se alimentar continuamente. E após cada mamada, limpe os dentes e as gengivas do seu bebê com um pano ou uma gaze umedecidos.

O que é o flúor? Como saber se meu bebê está recebendo a quantidade certa de flúor?

O flúor faz bem mesmo antes de os dentes do seu filho começarem a aparecer. Ele fortalece o esmalte dos dentes enquanto estes estão se formando. Muitas empresas de distribuição de água adicionam a quantidade de flúor adequada ao desenvolvimento dos dentes. Para saber se a água que você recebe em casa contém flúor e qual a quantidade de flúor que é colocada nela, ligue para a empresa de distribuição de água no seu município. Se a água que você recebe não tem flúor (ou não contém a quantidade adequada), fale com seu pediatra ou dentista sobre as gotas de flúor que podem ser administradas ao seu bebê diariamente. Se você usa água engarrafada para beber e para cozinhar, avise seu dentista ou médico. É possível que eles receitem suplementos de flúor para seu bebê.

CONTINUE LENDO...

Tags: Odontologia em campinas e valinhos clínica odontológica cambuí campinas e valinhos dentista em campinas dentistas em campinas dentista cambuí campinas ortodontia implantes estética dental aparelhos fixo de porcelana 

Compartilhe:

APARELHOS DENTÁRIOS AUTOLIGADOS IMPORTADOS 3M UNITEK

Em 11/02/2015

 
Excelente performance em brackets autoligados passivos, uma combinação de qualidade e inovação para entregar os resultados que você precisa.

A cada estágio do tratamento, desde a instalação até a remoção do aparelho, os brackets autoligados Clarity SL oferecem benefícios a você e seu paciente. Com as vantagens de um bracket autoligado passivo de aletas duplas e a estética dos brackets cerâmicos Clarity, estes brackets proporcionam resultados precisos.

Benefícios
 Possibilidade de intervalos maiores entre as consultas;
 Possibilidade de diminuir o tempo de tratamento;
 Fácil posicionamento dos brackets;
 Eficiente fechamento de espaço;
 Colagem confiável;
 Cerâmica resistente e sem retenção de corantes.

Performance Incomparável

Autoligado totalmente passivo

Autoligado totalmente passivo
 Clipes programados para ajudar no controle das forças do arco
 Sem mecanísmos deslizantes
 Slot familiar e aletas duplas

Mecânica de deslize

Mecânica de deslize
 Bracket autoligado passivo, mesmo com a utilização de arcos retangulares
 Possibilidade do uso de lígaduras se necessário fricção
 Gancho bidirecional para aumento de funcionalidade

Bracket estético

Bracket estético
 Translúcido
 Sem lígaduras que mancham

Aletas duplas

Aletas duplas
 Desenho com slot aberto
 Slot vertical para uso de auxiliares
 Quatro aletas (similares aos brackets convencionais)

Flexibilidade e criatividade

Flexibilidade e criatividade
 Encaixe seletivo no clipe para aumentar a distância interbrackets
 Uso seletivo de ligadura para aumento de controle
 Uso de auxiliares para maior controle de força

 www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelhos fixo dentário aparelhos de porcelana aparelhos autoligados ortodontia campinas e valinhos ortodontia cambuí campinas ortodontista especialista em campinas dentista campinas dentista cambuí campinas 

Compartilhe:

CUIDADOS COM SEU APARELHO FIXO ORTODÔNTICO

Em 23/01/2015

 Folheto: Aparelho Ortodôntico

Aparelho Ortodôntico

Quem usa aparelho ortodôntico sabe que é preciso ter alguns cuidados especiais com os dentes, principalmente se ele for fixo. Maus hábitos alimentares e pessoais podem ocasionar danos e prolongar o tratamento. E ninguém quer isso, não é mesmo? Então, fique atento a essas dicas, elas podem evitar problemas e fazer com que seu tratamento ocorra ainda melhor. 

Quais são os cuidados pessoais básicos? 
Evite roer unhas e morder canetas e lápis. Além disso, evite mexer ou cutucar o aparelho.

Quais são os cuidados com a alimentação? 
Evite comer doces duros ou grudentos demais, como: balas, chicletes e pirulitos. Quando for comer frutas ou vegetais, corte-os em pedaços. Também vale lembrar que morder gelo ou comer lanches muito duros também prejudica o seu aparelho ortodôntico.
 

Aparelho Ortodôntico
Como conter os danos causados pelo aparelho ortodôntico? 
Caso seu aparelho solte o fio ou o bracket, utilize cera ortodôntica para evitar feridas na boca. Depois é só informar o dentista o ocorrido para que ele faça a manutenção do aparelho.

O que devo fazer no dia em que meu aparelho for ajustado para diminuir o desconforto? 
Ingerir alimentos líquidos e pastosos ajuda a minimizar o desconforto neste momento.

Existe um fio dental especial para quem usa aparelho ortodôntico? 
É recomendado o uso do fio ou fita dental para quem usa aparelho fixo, ele desliza melhor entre os dentes e garante melhor limpeza.

Qual a melhor escova para quem usa aparelho ortodôntico? 
A escova Colgate Orthodontic possui cerdas com o sitema V-trim. Ela foi desenvolvida para a remoção eficaz da placa bacteriana e dos resíduos que ficam entre os dentes e ao redor do aparelho ortodôntico. Complemente a escovação com um antisséptico bucal. Colgate Plax elimina as bactérias da placa bacteriana e protege seus
dentes da cárie.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentista cambuí campinas dentistas em campinas e valinhos odontologia cambuí campinas ortodontia em campinas aparelho fixo autoligado de porcelana aparelho invisível lingual ortodontista campinas e valinhos 

Compartilhe:

COMO USAR FIO DENTAL

Em 23/01/2015

 Como usar o fio dental

 

Qual a maneira correta de usar o fio dental?

Quando usado corretamente, o fio dental remove a placa bacteriana e os resíduos de alimentos das áreas onde a escova dental não tem acesso fácil, como, por exemplo, a linha da gengiva e as áreas entre os dentes. O uso diário do fio dental é altamente recomendável uma vez que a placa bacteriana pode levar ao aparecimento de cáries e doenças gengivais.

Para usar o fio dental de maneira correta faça o seguinte:

  • Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
  • Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
  • Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.
  • Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
  • Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

Que tipo de fio dental devo usar?

Há dois tipos de fio dental:

  • Fio de nylon (ou multifilamento)
  • Fio PTFE (monofilamento)

Existem no mercado fios dentais de nylon, encerados ou não, com uma grande variedade de sabores. Como esse tipo de fio é composto de muitas fibras de nylon, ele pode, às vezes, rasgar ou desfiar, especialmente se os dentes forem muito juntos. Embora mais caro, o fio de filamento único (PTFE) desliza facilmente entre os dentes, mesmo com pouco espaço, e não se rompe. Usados de maneira adequada os dois tipos de fio removem a placa bacteriana e os resíduos de alimentos.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

 

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentista campinas dentista cambuí campinas dentistas em campinas dentista em campinas e valinhos prevenção em odontologia clínica de odontologia em campinas Clínica odontológica cambuí campinas-sp 

Compartilhe:

Aparelho fixo Odontológico Autoligado ou Autoligante

Em 15/01/2015

No início da década de 1990 surgiu uma nova proposta de aparelhos ortodônticos pré?ajustados, cujo objetivo principal era diminuir o atrito existente entre o fio e a canaleta do braquete – fricção clássica.

Tal aparelho deveria manter as características dos aparelhos previamente existentes, apresentar fácil manuseio e maior conforto ao paciente e ao profissional. Estes aparelhos propunham algumas vantagens sobre os aparelhos ligados que, após mais de duas décadas de experiência clínica e científica, devem ser questionadas na atualidade, tais como: proposta não extracionista, controle tridimensional dos dentes (controle rotacional) e tempo de tratamento ortodôntico.

Para compreender melhor estes tópicos, o ortodontista deve ter em mente que todos os aparelhos autoligados apresentam o mesmo princípio, que é reduzir os níveis de fricção existentes entre o fio ortodôntico e a canaleta do braquete, trabalhando com baixos níveis de força na mecânica de deslizamento.

Nas técnicas que utilizam a mecânica de deslizamento, o tratamento ortodôntico pode ser dividido em quatro fases: alinhamento, nivelamento, fechamento de espaços e detalhes do acabamento.

Os aparelhos autoligados apresentam bom desempenho com o sistema de deslizamento na fase de alinhamento e nivelamento. Nesta fase, o fio trabalha livre na canaleta dos braquetes, evitando que ocorra a fricção clássica provocada pelas ligaduras metálicas ou elásticas.

Na fase do fechamento de espaços, o fio desliza nos braquetes e tubos bucais dos dentes posteriores, não existindo diferença significativa entre os dois aparelhos (ligados e autoligados).

Outro tema que deve ser questionado acerca dos aparelhos autoligados é sobre o controle tridimensional (rotações) dos dentes: nos aparelhos ligados, a correção das rotações se inicia com os fios redondos de calibres finos, desde o início do tratamento, uma vez que as ligaduras elásticas ou metálicas pressionam o fio sobre o fundo da canaleta do braquete. Os aparelhos autoligados fazem a correção das rotações utilizando-se fios retangulares, que será finalizada ao se instalar o fio de calibre total no sentido horizontal. Tais princípios são importantes e o profissional deve ficar atento a estas diferenças, que podem acarretar tempo adicional ao tratamento ortodôntico.

As propostas não extracionistas, de forma geral, devem ser questionadas com relação aos princípios básicos da forma de arcos, inclinação de incisivos inferiores e oclusão funcional. Entende-se que estes princípios devem estar incorporados para se obter a estabilidade oclusal no tratamento ortodôntico.

Com relação ao tempo de tratamento, há que se entender que as mecânicas ortodônticas aplicadas e a função biológica geral devem estar em sincronia nos tratamentos, pois muitas vezes a estabilidade pode ser comprometida em função disto. O tempo do tratamento está diretamente ligado às respostas morfológicas dentárias para a obtenção da estabilidade ao fim do tratamento ortodôntico.

Concluindo, considera-se que o aparelho autoligado é um dos maiores avanços da ciência ortodôntica contemporânea, podendo contribuir com o profissional e com o paciente, mas alguns princípios básicos da ciência ortodôntica devem ser considerados, tais como: etapas de tratamentos, controle tridimensional dos dentes (principalmente o torque), extrações, tempo de tratamento e estabilidade, para que se possa obter uma boa oclusão funcional com estética agradável no final do tratamento ortodôntico.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho fixo dentário autoligado Clínica de odontologia em campinas ortodontista em campinas dentista cambuí campinas clínica odontológica em campinas e Valinhos-SP ortodontia cambuí campinas Valinhos-SP 

Compartilhe:

Técnicas de escovação com aparelho dentário fixo

Em 29/10/2014

Assim como há especialistas na Medicina, como cardiologistas, neurologistas etc., há especialistas na Odontologia. Os ortodontistas são os dentistas que após graduarem em Odontologia, fazem pós graduação de pelo menos dois anos em Ortodontia e que dedicam suas vidas profissionais em estudar sobre o diagnóstico e o tratamento dos problemas ortodônticos (dentes desalinhados, maloclusões, discrepâncias entre as bases ósseas etc) através da biomecânica dos movimentos dento-esqueléticos. Nenhum outro profissional que não seja especialista pelo Conselho Federal de Odontologia está apto a realizar tratamentos ortodônticos de maneira segura e eficaz.

CONTINUE LENDO...

Tags: Odontologia em campinas dentista cambuí campinas dentistas em campinas ortodontista campinas aparelho fixo dentário em campinas ortodontia invisível lingual aparelhos transparentes de porcelana Valinhos-SP 

Compartilhe:

Saiba escolher o melhor enxaguante bucal

Em 22/10/2014

Os fabricantes de enxaguantes bucais não poupam esforços para recomendar o uso diário de seus produtos. São propagandas na TV, em revistas, em jornais... Mas afinal, eles devem mesmo ser usados todo dia? Fazer bochecho é fundamental à escovação?

“Não”, respondem em coro os dentistas.. A maioria dos enxaguantes é formada por antisépticos bucais, produtos com alta concentração de álcool e de outras substâncias perigosas para os dentes. Isso mesmo. Antisépticos são uma ameaça à saúde bucal.

A afirmação pode soar contraditória, mas ela traduz um conceito já bem conhecido pela população. “Os medicamentos não fazem mal na dose errada? Então, com antiséptico é a mesma coisa”, esclarece Eugênio Macedo Guimarães, dentista da Mosaico Odontologia, de São Paulo.

Os antisépticos são indicados para casos específicos e devem ser usados sob orientação profissional, apesar de serem comercializados livremente. “Eles são bons para antes ou depois de cirurgias nos dentes, pois reduzem o risco de infecções”, explica o dentista.

CONTINUE LENDO...

Tags: Enxaguante bucal prevenção Dentista em campinas dentistas em campinas cirurgião dentista cambuí campinas odontologia campinas e Valinhos-SP 

Compartilhe:

IMPLANTES DENTÁRIOS OSSEOINTEGRADOS

Em 20/10/2014

O Implante dentário é um parafuso de titânio com dimensões variadas, e que são cirurgicamente instalados nos ossos da:  Maxila (parte superior) e da Mandíbula (parte inferior da boca). O parafuso do implante é feito em titânio, por ser um material que o organismo humano aceita muito bem, com riscos mínimos de rejeição.

Observação: Quando perdemos um ou mais dentes, devemos IMEDIATAMENTE procurar por uma clínica dentária especializada para proceder a instalação do(s) implante(s), pois a região do osso onde houve a perda do dente inicia um processo de “reabsorção” da massa óssea, tornando a região cada vez mais fina e curta. Se o paciente demorar muito para procurar ajuda poderá ter que investir mais no seu tratamento, por necessidade de enxerto ósseo.

CONTINUE LENDO...

Tags: Clínica de implantodontia em Campinas;Implantes dentários cirurgião dentista Cambuí Campinas odontologia campinas;dentista em Campinas-SP odontologia em Valinhos-SP  

Compartilhe:

APARELHO FIXO AUTOLIGADO OU AUTOLIGANTE

Em 09/10/2014

 Os braquetes autoligados são cada vez mais utilizados no tratamento ortodôntico, em razão de suas vantagens na movimentação dental com baixa fricção e também pela grande disponibilidade de marcas e modelos no mercado, inclusive de fabricantes nacionais com preços mais acessíveis. No entanto, na clínica diária, os ortodontistas ainda têm muitas dúvidas com relação à sua eficácia e utilização.

De acordo com Celestino Nóbrega, especialista em Ortodontia, mestre em Radiologia Oral e doutor em Ciências, os acessórios autoligantes têm sido diretamente relacionados com a possibilidade de aplicação de biomecânica por deslize, graças ao direcionamento enfatizado pelos departamentos de marketing dos fabricantes. “Em determinados momentos, porém, durante a condução da mecanoterapia, é imprescindível que o ortodontista possa contar com os altos níveis de fricção entre os trilhos dos acessórios e os fios ortodônticos”, afirma.

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho fixo dentário aparelho autoligado aparelho fixo de porcelana ortodontista Campinas ortodontia campinas-SP Dentista Cambuí Campinas-SP Valinhos-SP 

Compartilhe:

Aparelho ortodôntico Lingual ou aparelho dentário Invisível

Em 23/09/2014

  O que é ORTODONTIA LINGUAL?

     A Ortodontia Lingual é uma técnica para correção ortodôntica onde a aparatologia é fixada na face lingual dos dentes (interna, do lado da língua), possibilitando assim que o aparelho não seja visto. Proporciona uma correção das maloclusões com um "aparelho invisível", evitando o desconforto visual do aparelho metálico convencional para aqueles que desejam seu uso.

     Dentre as suas vantagens podemos citar:

» A Estética pessoal durante o tratamento, pois o aparelho não aparece. O "aparelho invisível" permite que os dentes sejam corrigidos sem que as pessoas notem o aparelho, melhorando a auto-estima do paciente. O seu uso está sendo procurado por artistas, modelos e figuras públicas, pois a ortodontia lingual é externamente invisível.

» Os aparelhos dentários linguais são indicados também para desportistas, pois em caso de impactos, não há risco de ferimentos causados pelo aparelho.

» A higienização do aparelho lingual, ao contrário do que parece, é mais fácil pois a língua promove a autolimpeza, ajudada pelos movimentos da língua e a maior quantidade de saliva presente na parte interna da cavidade bucal.

» A limpeza do aparelho dentário lingual é feita de maneira habitual. O fio dental pode ser utilizado sem auxílio de "passa-fios". Caso ocorram manchas no esmalte devido a uma má higienização, estas manchas estariam pela face interna dos dentes, evitando restaurações visíveis durante o sorriso.

» A adaptação ao uso do aparelho lingual é rápida, em menos de uma semana o paciente se adapta à suas formas, que são arredondadas. O tempo de tratamento não é maior que os aparelhos dentários tradicionais.

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho dentário ortodôntico invisível Ortodontia Campinas ortodontista Campinas dentista em Campinas dentista Cambuí Campinas ortodontia  aparelho fixo dentário em Valinhos-SP 

Compartilhe:

VANTAGENS APARELHOS AUTOLIGADOS

Em 11/09/2014

São bráquetes que dispensam o uso de ligaduras elásticas, as tradicionais “borrachinhas” coloridas. Eles possuem uma tampa que abre e fecha, prendendo o fio no seu interior. Por isso o nome auto ligantes, eles se ligam ao fio sem elásticos.
Existem bráquetes autoligados transparentes, feitos de porcelana ou cristal.
São bem discretos, quase não aparecem quando a pessoa sorri.
Ideal para quem não gosta do bráquete metálico e busca uma melhor estética durante o tratamento. 
Os aparelhos fixos convencionais já existem há muito tempo, a tendência de agora em diante será uma evolução natural da Ortodontia Corretiva com o uso cada vez maior dos bráquetes autoligados. É uma filosofia inovadora com uma tecnologia mais avançada que traz benefícios
significativos para os pacientes. 
Afinal quem não gostaria de ter uma dentição perfeita em menos tempo e com menos dor?

Vantagens do braquete autoligado em relação ao convencional

  • Tratamento mais rápido (até 30%): Como o bráquete dispensa o uso das “borrachinhas”, o atrito é menor e o fio desliza mais rápido. O dente tem uma maior liberdade de movimentação devido à baixa fricção.
  • Redução do número de consultas: o retorno é a cada 8 a 10 semanas.
  • Redução da sensibilidade dolorosa:Como o atrito é menor, os fios utilizados são mais finos e elásticos, dessa forma a força aplicada é bem menor, tornando o t ratamento mais confortável.
  • Facilita a higienização, pois as “borrachinhas” ajudam no acúmulo de placa.
  • Pode evitar extrações de dentes permanentes, pois o aparelho possibilita uma maior expansão do arco, sendo mais biocompatível.

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelhos dentários ortodônticos autoligados ortodontia Campinas ortodontista Campinas Dentista Cambuí Campinas-SP ortodontia em Valinhos-SP 

Compartilhe:

RONCO E APNÉIA

Em 04/09/2014

O Ronco e a Apnéia do Sono são ocorrências muito graves e capazes de induzir doenças como obesidade, diabetes, infarto do miocárdio e derrames. Acidentes fatais de trânsito e no trabalho também são conseqüências, sem falarmos nos relacionamentos conjugais abalados.

Os tratamentos realizados com sistemas de ventilação e cirúrgicos, além de não serem totalmente efetivos, têm custo muito alto.

O Dr. Prenticesidinei de Oliveira, com seus amplos conhecimentos sobre os problemas causados pelo Ronco e a Apnéia do sono, desenvolveu um aparelho intra-oral baseado em estudos e pesquisas com aparelhos dos EUA.
Abaixo um exemplo de aparelho de ronco e apnéia.

 

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho Ronco e apnéia disturbio do sono ortodontia dentistas campinas-sp dentista em campinas-sp dentista cambuí campinas odontologia em valinhos-sp clínica odontológica em valinhos-sp 

Compartilhe:

O que é Ortopedia Funcional Maxilar

Em 11/08/2014

 O profissional de Ortodontia que lida com Ortopedia Funcional dos Maxilares não olha para a boca ou para qualquer outro elemento do Sistema Estomatognático (SE) como um órgão isolado. Todas as funções do Sistema (mastigação, deglutição, respiração, fonoarticulação) estão interligadas e interferem no desenvolvimento da face em geral e das arcadas dentárias em particular. 

A OFM visa, então, atuar diretamente sobre o padrão de desenvolvimento do indivíduo, modificando o sistema esqueletal e órgãos motores associados. Na criança em desenvolvimento, seria qualquer alteração induzida por um aparelho que resulte em modificação do padrão de crescimento atual do SE, tanto em direção quanto em quantidade. 

É importante salientar que o desenvolvimento das estruturas faciais não seguem um inevitável padrão de crescimento. 

Quando colocamos um aparelho ortopédico, ocorre alteração na postura mandibular. Essa mudança alterará toda a direção da força muscular e, quando o paciente estiver usando o aparelho, os movimentos mandibulares ocorrerão da forma que foram previstos na construção do aparelho dentário.  

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortopedia Funcional Maxilar ortodontista  dentista Cambuí Campinas-SP aparelho fixo transparente dentista em campinas e valinhos-sp odontologia cambuí campinas e valinhos-sp 

Compartilhe:

Aparelho Lingual

Em 11/08/2014

  O que é ORTODONTIA LINGUAL?

     A Ortodontia Lingual é uma técnica para correção ortodôntica onde a aparatologia é fixada na face lingual dos dentes (interna, do lado da língua), possibilitando assim que o aparelho não seja visto. Proporciona uma correção das maloclusões com um "aparelho invisível", evitando o desconforto visual do aparelho metálico convencional para aqueles que desejam seu uso.

     Dentre as suas vantagens podemos citar:

» A Estética pessoal durante o tratamento, pois o aparelho não aparece. O "aparelho invisível" permite que os dentes sejam corrigidos sem que as pessoas notem o aparelho, melhorando a auto-estima do paciente. O seu uso está sendo procurado por artistas, modelos e figuras públicas, pois a ortodontia lingual é externamente invisível.

» Os aparelhos dentários linguais são indicados também para desportistas, pois em caso de impactos, não há risco de ferimentos causados pelo aparelho.

» A higienização do aparelho lingual, ao contrário do que parece, é mais fácil pois a língua promove a autolimpeza, ajudada pelos movimentos da língua e a maior quantidade de saliva presente na parte interna da cavidade bucal.

» A limpeza do aparelho dentário lingual é feita de maneira habitual. O fio dental pode ser utilizado sem auxílio de "passa-fios". Caso ocorram manchas no esmalte devido a uma má higienização, estas manchas estariam pela face interna dos dentes, evitando restaurações visíveis durante o sorriso.

» A adaptação ao uso do aparelho lingual é rápida, em menos de uma semana o paciente se adapta à suas formas, que são arredondadas. O tempo de tratamento não é maior que os aparelhos dentários tradicionais.

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho Ortodôntico Fixo Lingual ortodontia Dentista Cambuí Campinas-SP dentista cambuí campinas clínica odontológica cambuí campinas odontologia campinas e valinhos-sp 

Compartilhe:

Ortodontia com aparelho Autoligado

Em 01/08/2014

 Aparelho fixo autoligados é uma nova geração de aparelhos dentários que não utilizam as borrachinhas coloridas como forma de ativação do aparelho.São clips que se fecham e prendem o arco ou fio ortodôntico de forma mais branda ou passiva.Essa interação faz com que os movimentos tenham menos atrito, diminuindo os efeitos colaterais do sistema convencional(borrachinhas).Ganhamos em tempo de tratamento, menos consultas com o ortodontista, mais conforto e eficiência.
Abaixo, caso clínico ortodôntico tratado com aparelho dentário fixo autoligado ou autoligante.


CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia aparelho fixo dentário autoligado ortodontista Cambuí Campinas-SP dentista em campinas dentista cambuí campinas e valinhos-sp  

Compartilhe:

Terceira idade e Odontologia

Em 28/07/2014

 A idade sozinha não pode apontar se o indivíduo é velho ou não: ela apenas classifica, pois a sociedade é quem vai determinar essa categoria social e, portanto ser velho é um conceito cultural. Não nos sentimos velhos nem sentimos interiormente as transformações físicas que surgem. Somente nos conscientizamos delas por meio do olhar do outro, pois interiormente, há sempre uma ilusão de eterna juventude. 
  Aumentar vida aos anos, e não anos à vida, em geral é a meta de qualquer profissional da Saúde. 

CONTINUE LENDO...

Tags: Odontologia e terceira idade dentista cambuí campinas-sp clínica odontológica em campinas e valinhos-sp dentistas em campinas odontologia campinas e valinhos-sp 

Compartilhe:

Sensibilidade dos dentes

Em 07/05/2014

A sensibilidade dos dentes é muito comum na clínica diária relatada pelos pacientes, principalmente com estímulo gelado ou pelo ar.
As causas são variadas, podendo ser por retração gengival (geralmente escovação inadequada e muita força),restaurações ou obturações com infiltrações ou fraturas, possíveis canais ou ainda desgaste dos dentes através do bruxismo por exemplo.
Todas as causas estão relacionadas com perda de esmalte ou o estímulo está chegando às camadas mais profundas dos dentes.
O tratamanto vai depender do diagnóstico do Cirurgião Dentista.

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentes sensíveis sensibilidade dos dentes creme dental contra sensibilidade dentista Cambuí Campinas-SP 

Compartilhe:

AFTA

Em 04/05/2014

A afta ou úlcera aftosa recorrente é uma doença comum, que ocorre em cerca de 20% da população, caracterizada pelo aparecimento de úlceras dolorosas na mucosa bucal, as quais podem ser múltiplas ou solitárias.

Costuma ser precedidas por ardência e prurido, bem como pelo surgimento de uma área avermelhada. Nessa área desenvolve-se a úlcera, recoberta por uma membrana branco-amarelada e circundada por um halo vermelho.

Essas lesões permanecem cerca de 10 dias e não deixam cicatriz; em geral, o período de maior desconforto perdura por dois ou três dias.

Atualmente são reconhecidos três tipos de aftas, sendo a vulgar ou minor a forma mais prevalente. As outras formas são mais raras: uma delas é conhecida como herpetiforme, porque lembra a manifestação do herpes simplex, apresentando um grande número de pequenas ulcerações superficiais arredondadas e agrupadas, que também perduram por cerca de 10 dias; outra forma é chamada afta major, que o nome indica, produz uma ferida maior (com mais de 1 cm. de diâmetro), mais profunda, mais dolorida, mais difícil de tratar e que permanece semanas ou, às vezes, meses.
Não podemos afirmar qual a causa específica da afta. A literatura aponta uma alteração da resposta imunológica como possível causa primária em alguns pacientes e secundária em outros.

Os ácidos presentes na alimentação, os pequenos traumas à mucosa, distúrbios gastrointestinais, o ciclo menstrual e o estresse emocional agem como fatores desencadeantes. As vezes, o abandono do hábito de fumar, provoca o surgimento de aftas.
A afta não é contagiosa, pois não é doença infecciosa.
O câncer bucal, ou carcionoma epidermóide, frenquentemente começa como uma lesão ulcerada. Por isso, frente a uma úlcera bucal que não cicatriza dentro de 15 dias, o paciente deve procurar o cirurgião dentista para o diagnóstico da lesão. Além disso, algumas doenças dermatológicas com ocorrência intrabucal, como o lúpus, em certas fases de seu desenvolvimento podem parecer-se com aftas.
A aplicação de substâncias cáusticas, como o formol, sobre as aftas destrói o tecido da região, inclusive as terminações nervosas, o que se faz é substituir a afta por uma queimadura química, que causa injúria a tecidos normais. Não se recomenda tal prática.
Não existe tratamento que seja eficaz para todos os portadores de aftas.
As medicações de uso sistêmico, como os imunodepressores, são mais afetivos na redução dos sintomas, mas possuem efeitos colaterais indesejáveis, às vezes graves, sendo, por isso, reservadas para os casos mais severos da doença, exigindo o acompanhamento atento de um especialista. Para os indivíduos com quadros clínicos mais leves, a melhor abordagem é a aplicação tópica de anti-sépticos, antiinflamatórios e anestésicos.

CONTINUE LENDO...

Tags: Afta bucal  lesão aftosa mucosa bucal Dentista Cambuí Campinas-SP 

Compartilhe:

Dados incorretos, refaça sua busca com uma palavra maior.