(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

BLOG ODONTHOS ODONTOLOGIA

A Clínica Odonthos oferece tratamentos Dentários e Faciais com equipamentos de última geração, com uma equipe de profissionais que proporcionam eficência e conforto.

 

"Resultado da busca por: Cambuí-Campinas-SP"


Aparelho fixo ortodôntico Autoligado

Em 14/07/2014

Aparelhos fixos autoligados ou de clip, são aparelhos ortodônticos isentos de borrachinhas coloridas que tinham por finalidade a ativação do aparelho fixo dentário.Com a nova geração ou sistemas de aparelhos autoligados onde o arco é preso pelo clip e não pelas borrachinhas, trás inúmeras vantagens para o paciente.Dentre elas: menor atrito, menor tempo de tratamento,menos consultas ao ortodontista, mais higiênico e mais confortável.
Abaixo segue um caso clínico tratado com aparelho fixo ortodôntico autoligado.O aparelho da foto não é autoligante e sim borrachinha.Ele posteriormente foi substituído pelo novo sistema de braquetes autoligados.


CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia aparelho fixo ortodôntico autoligado  Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

XEROSTOMIA OU BOCA SECA

Em 25/06/2014

Boca seca [xerostomia] significa que você não produz saliva o suficiente para manter sua boca úmida. 
Todos nós podemos ter a boca seca, vez ou outra, especialmente se estamos apreensivos, tristes ou sob estresse. Mas, se você tem a boca seca sempre ou a maior parte do tempo, isto pode ser desconfortável, causando problemas de saúde mais sérios ou ainda indicar a existência de uma doença mais grave. Isto porque a saliva faz mais do que simplesmente manter a boca úmida - ela ajuda a digerir o alimento, proteger os dentes das cáries, prevenir infecções ao controlar as bactérias da boca e tornar possível a mastigação e a deglutição. 
Há várias razões que levam as glândulas que produzem saliva, chamadas de glândulas salivares, não funcionarem adequadamente. São elas: 
• Efeitos colaterais de alguns medicamentos - Mais de 400 remédios podem causar boca seca, incluindo anti-histamínicos, descongestionantes, analgésicos, diuréticos e remédios para pressão alta e depressão. 
• Doenças - Doenças que afetam as glândulas salivares, tais como diabetes, doença de Hodgkins, mal de Parkinsons, HIV/AIDS e síndrome de Sjögren, podem causar boca seca. 
• Radioterapia - As glândulas salivares podem ser danificadas se sua cabeça ou pescoço forem expostos à radiação durante o tratamento de câncer. A perda da saliva pode ser total ou parcial, permanente ou temporária. 
• Quimioterapia - Drogas utilizadas no tratamento contra o câncer podem tornar a saliva mais espessa, ou mais viscosa, causando a sensação de secura na boca. 
• Menopausa - Mudanças nos níveis de hormônios afetam as glândulas salivares, deixando as mulheres durante e após a menopausa com uma sensação constante de secura na boca. 
• Fumo - Muitos fumantes de cachimbo, charuto e cigarro apresentam boca seca. 
 

CONTINUE LENDO...

Tags: Boca seca  falta de salivação xerostomia  Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Como escolher seu creme dental

Em 18/06/2014

Saber escolher o creme dental é importante para a saúde dos dentes
Dentes brancos e bem cuidados são um dos sinais mais evidentes de boa saúde. 
Prepare-se para escová-los bem e fazer do creme dental um aliado poderoso. Quando aplicado corretamente com a escova dental, ele limpa os dentes, remove a placa bacteriana, confere polimento às superfícies e restaurações dentais e, de quebra, combate o mau hálito.
É difícil escolher a melhor opção diante de tantas ofertas na prateleira do supermercado, certo? "A rigor não existe um produto que supere o outro em eficiência e segurança, dentro da sua indicação (anticárie, antitártaro, antiplaca, entre outros)", avisa o dentista Heitor Panzeri, consultor do Departamento de Avaliação de Produtos Odontológicos da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e professor da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP.
"A principal condição é que as substâncias usadas na formulação sejam compatíveis umas com as outras, para evitar que percam suas atividades", alerta Panzeri. Por isso, a melhor orientação virá do seu dentista. É ele que vai dizer o que merece uma atenção especial, assim ficará mais fácil descobrir qual princípio ativo procurar na pasta de dente. 
É comum encontrar no mercado um creme dental específico para cada finalidade. "A especificidade é muito difícil, porque um mesmo produto também têm vários benefícios. Por exemplo, pode ter ação anticárie principalmente pela presença do flúor, mas ele não deixa de ter ação antiplaca", explica o professor da USP.

CONTINUE LENDO...

Tags: Creme dental dentifrício pasta de dente saúde bucal  Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Coroa dentária Metal Free

Em 17/06/2014

Coroa dentária ou prótese fixa unitária popularmente conhecida por "jaqueta" são elementos protéticos que envolvem o dente todo.Existem as métalo-cerâmicas(metal revestido de porcelana) e as coroas dentárias livres de metal.Neste caso temos porcelana revestida de outra porcelana.Totalmente estética, geralmente usada em dentes anteriores.Temos ainda as coroas ocas de porcelana onde usa-se porcelana pura sem a camada de reforço por baixo.Cada caso deve ser avaliado individualmente.
Abaixo temos um caso clínico onde associamos aparelho fixo dentário e finalizamos com coroa em metal free.


CONTINUE LENDO...

Tags: Coroa metal free prótese dentária fixa jaqueta dental Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Problemas Cardíacos e Odontologia

Em 13/06/2014

  Existe alguma ligação entre gengivite e problemas cardíacos?
 Em geral, os dados indicam que a gengivite crônica pode contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos. Como isso acontece? A gengivite é uma infecção bacteriana que pode ter efeitos à distância da sua boca. Com relação a problemas cardíacos, há uma teoria que diz que a gengivite permite às bactérias entrarem na corrente sangüínea e aderir aos depósitos de gordura existentes nos vasos do coração. Isto pode causar coágulos e provocar um problema cardíaco.

 O relatório do Ministério da Saúde dos Estados Unidos sobre saúde bucal afirma que a saúde bucal é parte integrante da saúde geral. Por isso, escove os dentes, use fio dental e vá ao dentista regularmente.

 Com relação à saúde bucal, existem recomendações especiais para quem tem problemas cardíacos? 
 Para uma perfeita saúde bucal, você deve:

 Manter sua boca saudável. Isto é, escovar os dentes, usar fio dental diariamente e consultar o dentista regularmente;
Informe seu dentista a respeito de seu problema de saúde geral;
Siga com cuidado as instruções do dentista e de seu médico e use os medicamentos - como antibióticos, por exemplo - de acordo com as indicações.
 Os procedimentos dentários oferecem algum risco a quem tem problemas do coração? 
Se você tiver certos problemas cardíacos, existe a possibilidade de você desenvolver uma endocardite bacteriana, uma infecção do revestimento interno do coração ou das válvulas. Um sangramento na boca pode permitir que certas bactérias bucais entrem no sistema sangüíneo e atinjam as válvulas ou tecidos que foram enfraquecidos por um problema cardíaco préexistente. Nesses casos, a infeção pode danificar ou mesmo destruir as válvulas e os tecidos do coração.
 Há precauções que você deve tomar se estiver enquadrado em algum dos itens abaixo:

• Válvulas artificiais;
• Histórico de endocardite;
• Defeitos cardíacos congênitos;
• Válvulas cardíacas danificadas por problemas como, por exemplo, febre reumática;
• Prolapso da válvula mitral com sopro;
• Miocardiopatia hipertrófica.

  Não deixe de conversar com seu dentista sobre qualquer problema cardíaco que estiver sentindo e os medicamentos que está tomando. Ele anotará essas informações em seu prontuário e tomará decisões sobre o seu tratamento dentário em conjunto com o seu médico.

CONTINUE LENDO...

Tags: Odontologia problemas cardíacos cirurgião dentista Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Aparelho fixo ortodôntico Autoligado

Em 10/06/2014

Aparelho fixo autoligado é uma nova geração de aparelhos ortodônticos isentos de borrachinhas.As vantangens em relação ao último são, menor tempo de tratamento, menos consultas ao consultório,menor atrito do arco ou fio no aparelho proporcionando menos efeitos colaterais e danos ao dente, causados pelo excesso de força( reabsorção radicular) e periodonto (retração gengival,reabsorção óssea alveolar).
Abaixo caso tratado com aparelho ortodôntico autoligado e mini-implantes.Realizado sem extrações dentárias.










CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia  aparelho fixo dentário autoligado aparelho ortodôntico autoligante Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Cuidados pós clareamento Dental

Em 09/06/2014

 Como Manter Meu Novo Sorriso Branco?

 Com o passar do tempo, a exposição a alimentos, bebidas (especialmente café, chá, refrigerante e vinho tinto) e fumo gradualmente escurecerá os dentes recentemente clareados. Mas existem medidas que podem ser tomadas para manter seu sorriso. O pequeno esforço investido em mantê-los brilhantes ao máximo, não é nada se comparado ao dinheiro e/ou tempo necessários ao tratamento de clareamento dos dentes.

  Veja baixo algumas dicas para manter seus dentes brancos:
• Use creme dental branqueador para a remoção de manchas e prevenir o amarelamento dos dentes. 
• Escove ou enxágüe os dentes imediatamente após consumir alimentos ou bebidas que possam manchá-los. 
• Use um canudo para consumir bebidas que possam manchar os dentes, como por exemplo: café, chá, refrigerantes e vinho tinto. 
• Use batom de tonalidade brilhante baseada no azul ou cor-de-rosa. O que confere uma aparência mais branca aos dentes. Evite usar tons alaranjados ou marrons. 
• Verifique se seus dentes necessitam de retoque. Dependendo do método de clareamento usado, um retoque após seis meses, um ano ou dois pode ser necessário. Caso você fume ou beba muito café, talvez precise de um retoque com mais freqüência.

CONTINUE LENDO...

Tags: Clareamento dental estética dental dentes brancos Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Metal Free

Em 09/06/2014

Quando há necessidade de " encapar " totalmente o dente com peça protética chamamos de coroa dentária ou prótese fixa unitária.Popularmente chamda de " jaqueta".Existem basicamente duas formas: as métolocerâmicas ( metal revestido de porcelana ) ou metal free (porcelana revestida de outra porcelana).Usualmente usamos a primeira opção em dentes posteriores quando a estética não está envolvida e a segunda opção nos dentes anteriores, quando optamos por uma peça mais estética.Dessa forma evitamos o halo escuro ou sombra que o metal pode proporcionar na região cervical do dente com o passar do tempo.
Abaixo temos um exemplo de duas coroas trocadas nos dois dentes da frente de métálocerâmica totalmente anti-estética por coroas metal free que proporcionou uma aparência bem mais agradável ao sorriso do paciente.



CONTINUE LENDO...

Tags: Coroas dentárias jaquetas dentárias coroas metal free prótese dentária Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Fim do mal Hálito

Em 06/06/2014

O pesquisador israelense Yehuda Finkelstein anunciou ter descoberto a causa da mais severa forma de halitose e também sua cura.  O professor que é do Meir Hospital, em Israel, afirma que as amígdalas são as grandes responsáveis pelo problema em cerca de 90% das pessoas que sofrem de halitose.
Em muitos casos, o mau hálito é causado por uma bactéria anaeróbica que se prolifera em camadas superficiais da gengiva e dentes, liberando gases como o sulfato de hidrogênio. As amígdalas, com seus caminhos tubulares, se tornam o lugar ideal para a proliferação da bactéria anaeróbica. Pessoas com inflamações nas amígdalas podem ter como sintoma o mau hálito, em lugar de dor.  
O tratamento desenvolvido por Finkelstein consiste em uma aplicação de laser, por aproximadamente 15 minutos. O laser vaporiza o tecido infectado e cria uma cicatriz que impede a proliferação da bactéria. Tudo é feito com o paciente acordado, pois um spray anestesia as amígdalas. Na maioria dos pacientes apenas uma sessão é suficiente.
De acordo com o Dr. Ivan Valle, ortodontista da Oralface Institute, de São Paulo, a aplicação do laser  parece eficaz. "O processo é simples. A aplicação do laser gera uma inflamação que estimula a renovação das células.
Forma-se então uma cicatriz que fecha as 'rugas' das amígdalas, diminuindo os nichos onde se acumulam colônias de bactérias e resíduos alimentares em putrefação. Pensem que as amígdalas se assemelham ao maracujá velhinho".
O ortodontista lembra que o mau hálito pode ter também outras causas: cáries, má escovação, falta de fio dental, falta de escovação ou raspagem da língua, além de rinites, sinusites, faringites, laringites, xerostomia
(diminuição de saliva) e até doenças hepáticas ou bronco-pulmonares, gastrite e tabagismo.

CONTINUE LENDO...

Tags: Halitose mal hálito Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Restaurações Estéticas

Em 05/06/2014

Restaurações dentais ou dentárias, popularmente chamdas de obturações, podem ser feitas de duas maneiras: direta ou indiretamente.A primeira, é feita em consultório diretamente na boca pelo cirurgião dentista com resinas fotopolimerizáveis.Essas resinas são da cor do dente, ou seja, estéticas e não aparecem.A segunda forma indireta, é feita em laboratório, as chamdas inlays e onlays.Há um preparo no dente pelo dentista, moldagem e o protético fará a parte laboratorial em cerômero ou porcelana.Após confecção da peça, será cimentada no dente do paciente pelo profissional clinico geral ou especialista em prótese dentária.
Abaixo, temos exemplos de restaurações diretas onde houve substituição de amálgama por resina fotopolimerizável em consultório odontológico.Na segunda foto caso de restauração indireta de porcela feita em laboratório de prótese dentária.


CONTINUE LENDO...

Tags: Estética dental restaurações dentárias estéticas inlay/onlay porcelana Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

AFTA

Em 03/06/2014

A afta ou úlcera aftosa recorrente é uma doença comum, que ocorre em cerca de 20% da população, caracterizada pelo aparecimento de úlceras dolorosas na mucosa bucal, as quais podem ser múltiplas ou solitárias.


Costuma ser precedidas por ardência e prurido, bem como pelo surgimento de uma área avermelhada. Nessa área desenvolve-se a úlcera, recoberta por uma membrana branco-amarelada e circundada por um halo vermelho.


  Essas lesões permanecem cerca de 10 dias e não deixam cicatriz; em geral, o período de maior desconforto perdura por dois ou três dias.

Atualmente são reconhecidos três tipos de aftas, sendo a vulgar ou minor a forma mais prevalente. As outras formas são mais raras: uma delas é conhecida como herpetiforme, porque lembra a manifestação do herpes simplex, apresentando um grande número de pequenas ulcerações superficiais arredondadas e agrupadas, que também perduram por cerca de 10 dias; outra forma é chamada afta major, que o nome indica, produz uma ferida maior (com mais de 1 cm. de diâmetro), mais profunda, mais dolorida, mais difícil de tratar e que permanece semanas ou, às vezes, meses.


Não podemos afirmar qual a causa específica da afta. A literatura aponta uma alteração da resposta imunológica como possível causa primária em alguns pacientes e secundária em outros.


  Os ácidos presentes na alimentação, os pequenos traumas à mucosa, distúrbios gastrointestinais, o ciclo menstrual e o estresse emocional agem como fatores desencadeantes. As vezes, o abandono do hábito de fumar, provoca o surgimento de aftas.


  A afta não é contagiosa, pois não é doença infecciosa.

O câncer bucal, ou carcionoma epidermóide, frenquentemente começa como uma lesão ulcerada. Por isso, frente a uma úlcera bucal que não cicatriza dentro de 15 dias, o paciente deve procurar o cirurgião dentista para o diagnóstico da lesão. Além disso, algumas doenças dermatológicas com ocorrência intrabucal, como o lúpus, em certas fases de seu desenvolvimento podem parecer-se com aftas.

A aplicação de substâncias cáusticas, como o formol, sobre as aftas destrói o tecido da região, inclusive as terminações nervosas, o que se faz é substituir a afta por uma queimadura química, que causa injúria a tecidos normais. Não se recomenda tal prática.

Não existe tratamento que seja eficaz para todos os portadores de aftas.
As medicações de uso sistêmico, como os imunodepressores, são mais afetivos na redução dos sintomas, mas possuem efeitos colaterais indesejáveis, às vezes graves, sendo, por isso, reservadas para os casos mais severos da doença, exigindo o acompanhamento atento de um especialista. Para os indivíduos com quadros clínicos mais leves, a melhor abordagem é a aplicação tópica de anti-sépticos, antiinflamatórios e anestésicos.

CONTINUE LENDO...

Tags: Lesão Aftosa  ulceração saúde bucal Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Diabetes x Odontologia

Em 30/05/2014

  Existe uma ligação entre a gengivite e a diabete?

  As pesquisas mais recentes sugerem que há uma ligação entre a gengivite e a diabete. Embora já se saiba que os diabéticos têm maior chance de desenvolver doença periodontal, novos estudos indicam que a gengivite crônica pode ser um fator de risco para a diabete.

  O relatório do Ministério da Saúde sobre saúde bucal afirma que a saúde bucal é parte integrante da saúde geral. Por isso, escove os dentes , use fio dental e consulte o dentista regularmente. 

CONTINUE LENDO...

Tags: Diabetes e odontologia saúde bucal gengivite Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Flúor

Em 30/05/2014

 Até a idade de formação, que vai em torno dos 12 anos, o dente é permeável ocorrendo assim trocas de íons( Hidróxidos de Cálcio por Hidroxiapatita), deixando os dentes mais resistentes. Após completar a formação, observa-se o dente mais liso, nessa fase já não ocorre trocas de íons. Porém, continuamos fazendo aplicações de flúor para que ocorra uma camada de proteção, principalmente nos casos de retração gengival e exposição da raiz (que não tem a proteção do esmalte), ocasionando sensibilidade em contato com objetos (escova dental) ou uso de líquido frio ou gelado, como também, aumentando a possibilidade de cáries de colo (próximo à gengiva). Normalmente essa proteção dura, em média, 6 meses. 

  O principal cuidado deve ser com a não ingestão do Flúor, pois dessa forma pode haver excesso (Fluorose - manchas escuras e descalcificação), visto que ele não é eliminado pelo organismo, portanto, cuidado com os bochechos diários e ingestão de creme dental com flúor, principalmente em crianças. Quanto ao uso tópico, feito em consultório, não há contra-indicação.

CONTINUE LENDO...

Tags: Flúor prevenção em odontologia cárie Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Desenvolvimento facial x Respirador bucal

Em 30/05/2014

A indidência de crianças que respiram pela boca e não pelo nariz, é muito grande.As causas são as mais variadas e devem ser levadas em consideração pelo ortodontista ou ortopedista funcinal maxilar.Quando há correções preventivas, interceptativas ou ortopédicas à serem realizadas em crianças e por ventura está associada uma respiração bucal, esta deve ser tratada com o médico competente(Otorrinolaringologista).E por sua vez o ortodontista fará a parte que lhe compete.
O fato de respirar pela boca induz ao crescimento atípico da face e/ou maxilares, promove interposições erradas da língua e lábio, hipertonia dos músculos periorais.Consequentemente a oclusão ou mordida do paciente será afetada.

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortopedia funcional maxilar aparelhos ortopédicos respirador bucal Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Aparelho Fixo Autoligado

Em 27/05/2014

Aparelho fixo autoligados é uma nova geração de aparelhos dentários que não utilizam as borrachinhas coloridas como forma de ativação do aparelho.São clips que se fecham e prendem o arco ou fio ortodôntico de forma mais branda ou passiva.Essa interação faz com que os movimentos tenham menos atrito, diminuindo os efeitos colaterais do sistema convencional(borrachinhas).Ganhamos em tempo de tratamento, menos consultas com o ortodontista, mais conforto e eficiência.
Abaixo, caso clínico ortodôntico tratado com aparelho dentário fixo autoligado ou autoligante.


CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho dentário aparelho autoligante aparelho ortodôntico Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Clareamento Dental

Em 27/05/2014

O clareamento dos dentes com o cirurgião dentista habilitado consiste em aplicação de gel à base de peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida (clareamento caseiro), onde este gel sobrerá uma reação química liberando oxigênio e promovendo o clareamento.
A indicação da concentração e o método utilizado depende de uma análise criteriosa dos dentes em questão.Portanto cada paciente apresenta uma coloração dos dentes diferentes uns dos outros, fazendo com que o resultado seja proporcional também em cada caso.




CONTINUE LENDO...

Tags: Estética dental  clareamento dentário Cambuí-Campinas-SP  

Compartilhe:

Fibromialgia x DTM

Em 23/05/2014

 A síndrome de fibromialgia é uma desordem sistêmica, dolorosa e crônica,  caracterizada por dor músculo esquelética difusa e presença de  “tender points”( pontos sensíveis à digitopressão) . Estes pontos geralmente encontram-se dispersos por todo o corpo, bilateralmente, tanto em membros superiores quanto inferiores, podendo chegar a 18 pontos sensíveis.

Apesar da dor e dos pontos dolorosos presentes na síndrome se localizarem nos músculos, os indivíduos acometidos por esta síndrome apresentam um quadro de alodinia generalizada. Acredita-se atualmente que a alodinia,  tenha sua origem em uma amplificação da nocicepção pelo sistema nervoso central e não em uma patologia muscular específica.

Ocorre, portanto,uma amplificação de muitas sensações. Há relatos de hipersensibilidade a luz, barulho, toque e cheiros. Sintomas alérgicos como rinites, erupções cutâneas, etc. podem ocorrer sem existir uma verdadeira alergia.

CONTINUE LENDO...

Tags: DTM/ATM FIBROMIALGIA DOR DE CABEÇA Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Odontologia na Gravidez

Em 20/05/2014

As gestantes devem estar atentas e não deixarem de procurar seu cirurgião dentista logo no início da gravidez para uma avaliação, pois há uma tendência à irritações da gengica ou gengivite(inlamação da gengiva) ou ainda uma doença gengival mais avançada chamada de periodontite gravídea.Muitos procedimentos como RX, , cirurgias e tratamentos de canal, assim como determinados anestésicos são contra indicados na gravidez.Por isso é recomendado exames clínicos peródicos como forma de prevenção, evitando transtornos durante a gravidez.

CONTINUE LENDO...

Tags: Odontologia na gravidez cirurgião dentista gestação e odontologia saúde bucal Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Dores de Cabeça x DTM/ATM

Em 19/05/2014

A Disfunção TemporoMandibular(DTM) e Dor Orofacial (cefaléias) é uma desordem multifatorial articular onde temos diversos sintomas.Pode ser uma estalo, uma creptação, deslocamento mandibular, desvios, dificuldades em abrir ou fechar a boca.Pode apresentar também dores de cabeça constantes, geralmente quando o componente tensional ou fator emocional (disturbio do sono) está associado.A tensão exessiva leva a fadiga músculo-ligamentar, que por sua vez gera dor.
Portanto dividimos em problemas estruturais ou componentes articulares e problemas músculos-ligamentares.Após uma avaliação criteriosa, diagnosticamos e traçamos um plano de tratamento que na maioria das vezes é multidisciplinar,  envolvendo médicos, fisioterapeutas,psicólogos etc..

CONTINUE LENDO...

Tags: DTM/ATM dores de cabeça cefaléia bruxismo tratamento  placas Cambuí-Campinas-SP  

Compartilhe:

Ortodontia Lingual

Em 17/05/2014

Ortodontia Lingual é uma nova tedência para aquele paciente que deseja fazer correções dos seus dentes com aparelhos dentários ou ortodônticos fixo com o máximo de discrição possível.
A nova geração de braquetes ou peças ortodônticas(aquelas plaquinhas coladas no dentes),possibilitam um maior conforto ao paciente e uma mecânica melhor ao profissional cirurgião dentista (ortodontista), que realizará o tratamento.Também são autoligados ou autoligantes como os aparelhos convencionais que usamos atualmente.
Abaixo temos um caso clínico, onde a paciente nos procurou com o intuito de fechar o espaço existente entre os incisivos superiores(diastemas).Dentre as opções que oferecemos, foi a colocação do aparelho Ortodôntico lingual, já que a paciente queria uma total discrição, ou seja, não queria em hipótese alguma que aparecesse o aparelho.
Nesta foto, a paciente já se encontra com o aparelho montado.Percebam que o aparelho fica invível para quem observa.Mais abaixo a foto do aparelho lingual montado na arcada suprior.



CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho ortodôntico lingual aparelho invisível  ortodontia lingual aparelhos autoligados Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Quais são os tipos de Próteses Dentárias

Em 13/05/2014

Consideramos prótese dentária toda substituição parcial ou total de um dente ou reposição de elementos dentários perdidos.Podem ser prótese fixa (ponte fixa), facetas laminadas (só cobrimos a face externa dos dentes da frente),inlay ou onlay(restauração de porcelana feita no laboratório para recobrimento parcial de um dente).Mais atual temos as lentes de contato(que são lâminas de porcelana ultra finas usadas nos dentes da frente sem desgaste do esmalte dentário).As coroas totais(jaquetas) que recobrem o dente todo, podendo ter núcleo(pino)ou não.
Implantes dentários e próteses sobre implantes.Quando o paciente perdeu um ou mais elementos, sem apoiar nos outros dentes(pontes fixas).
Ainda temos as próteses removíveis(pontes removíveis) que podem ser pontes removíveis provisórias, pontes removíveis com grampo e as próteses totais( dentaduras).

CONTINUE LENDO...

Tags: Prótese dentária ponte fixa jaqueta porcelana faceta implante Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Como escolher seu creme Dental

Em 13/05/2014

Você sabia que a escolha do creme dental é diferente para cada condição bucal e deve ser indicado por seu cirurgião Denista?
Os cremes dentais, são uma reunião de substâncias químicas específicas que agem na cavidade oral promovendo a limpeza, removendo bactérias, adicionando flúor, etc.Portanto cada creme dental possue propriedades diferentes uns dos outros com indicações próprias localizadas.
Recomendamos aos pacientes, sempre questionarem qual melhor produto e marca, assim como fio dental e escovas específicas para seu caso particularmente.Associando à uma mecânica de escocação correta estará promovendo saúde e higienização bucal de uma forma muito mais eficiente.

CONTINUE LENDO...

Tags: Creme dental ideal pasta de dente fio dental. escova dental Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Ortopedia Funcional Maxilar

Em 07/05/2014

A ortopedia Funcional Maxilar, é uma especialidade, no qual o foco principal é o desemvolvimento da estrutura facial, maxilo-mandibular.
Através de aparelhos ortopédicos(aparelhos removíveis), podemos intervir na estrutura óssea e corrigirmos determinadas deficiências esqueléticas.Geralmente há uma fase ideal na crianças onde coincide com o pico de crescimento facial mais ou menos entre 9 à 11 anos, diferenciando meninos e meninas.
Abaixo, foto de um aparelho ortopédico para crescimento mandibular.

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia ortodontista aparelho fixo dentário cirurgião dentista Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Cuidados com seu aparelho fixo ortodôntico

Em 06/05/2014

Os cuidados com o aparelho fixo ortodôntico ou aparelho fixo dentário é de suma impotância, pois pequenos cuidados com determinados alimentos e uma boa higienização vão determinar o tempo do tratamento assim como a prevenção de possíveis problemas gengivais, acarretando consequências indesejáveis ao resultado final.
 

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho fixo dentário aparelho estético aparelho transparente higienização aparelho fixo Ortodontista dentista Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Clareamento Dental

Em 05/05/2014

O Clareamento dental ou clareamento dentário pode ser feito de duas maneiras.O clareamento de consultório, onde o cirurgião dentista habilitado utilizará um gel à base de peróxido de hidrogênio e seguir a prescrição de cada produto.Pode ser ativado com a Luz de led ou sem ativação.O gel tem sua reação química sem porém a necessidade de luz para promover o clareamento dental.Outra forma bem utilizada é através de moldeiras de clareamento, o chamado clareamento caseiro.O próprio paciente faz em casa sob orientação de um profissional, que indicará o tempo e o gel específico para cada caso.
 

CONTINUE LENDO...

Tags: Clareamento dental  clareamento dentário  estética dental  gel clareador dental Dentista Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Prevenção e Saúde Bucal

Em 04/05/2014

 Entre a gengiva e o dente existe um espaço, sulco gengival,(vamos
compara-lo à cutícula de unha), que em condições normais atinge até 3mm
de profundidade. Após as refeições, os restos alimentares (placa bacteriana), penetram nesses espaços e após 72 hrs. Endurecem , formando o tártaro, este é duro e áspero, irritando e inflamando a gengiva, provocando sangramento ao leve toque da escova. Esta gengiva inflamada descola do osso e esse por sua vez reabsorve, com processo contínuo, após algum tempo o dente fica mole e caí. 

A única maneira de se evitar isto, é uma boa escovação, após cada
refeição, com escova macia e fio dental. Coloca-se a escova entre o dente e a gengiva à 45 graus e faz-se movimentos vibratórios (vai e vem), sem colocar força, deve ser movimento delicado para não retrair a gengiva, e expor a raiz dental. Encoste o fio dental no dente e desça e suba-o lustrando, dente por dente, a cada lado, após isso, três bochechos bem fortes com água.
DICA - Passe a língua nos dentes, por dentro e por fora, se estiver liso está bom, caso contrário escovar até que fique liso. 
APÓS INGERIR ALGUM ALIMENTO (REFRIGERANTE,CAFEZINHO, BALA, ETC.),
O PH FICA ALTERADO PÔR MÉDIA DE 45 MIN., PROPENSO À CÁRIES, APÓS ISSO INICIA-SE O PROBLEMA PERIODONTAL. PORTANTO, É IMPORTANTE TER HORA CERTA PARA COMER E ESCOVAR, BELISCAR ENTRE AS REFEIÇÕES PODE-SE FICAR COM O PH ALTERADO O DIA INTEIRO, PROPENSO ÀS CÁRIES.




CONTINUE LENDO...

Tags: Prevenção e saúde Bucal escovação dental cuidados com a gengiva dentista Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Ortodontia Ligual

Em 30/04/2014

A ortodontia Ligual são aparelhos fixos cololados pela face interna do dente.São os chamados aparelhos invisíveis.Não aparecem de forma alguma e são indicados para quem deseja fazer a correção dos dentes com o máximo de discrição possível.Os aparelhos linguais tratam basicamente qualquer tipo de caso, são bastante confortáveis e o tempo de tratamento dependendo do caso é menor em relação aos convencionais.



CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho fixo dentário invisível  aparelho lingual aparelho estético Ortodontista ortodontia Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:

Dados incorretos, refaça sua busca com uma palavra maior.