Odonthos. Blog.

(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

BLOG ODONTHOS ODONTOLOGIA

A Odonthos é uma Clínica Odontológica Integrada em Campinas que realiza diagnósticos e tratamentos dentários, faciais e de gengivas com equipamentos de última geração. A Odonthos oferece diversas áreas odontológicas, com profissionais qualificados em próteses, implantes, saúde bucal, entre outros serviços.

 

"Resultado da busca por: aparelho autoligado"


O que são aparelhos fixos autoligados e quais sãos as suas vantagens?

Em 27/03/2019

O aparelho fixo autoligado (ou aparelho de clip) é um dos tipos de aparelhos ortodônticos mais evoluídos e eficazes em relação aos aparelhos convencionais e os aparelhos móveis. Enquanto estes usam pequenas borrachinhas para fixar o fio metálico (o arco ortodôntico, que contorna toda a arcada dentária) nos brackets (elementos que são fixados em cada dente), nos aparelhos autoligados a fixação é feita de um modo mais simples, mais avançado e mais eficiente. Nos aparelhos fixos autoligados, o fio metálico passa por uma canaleta em cada bracket e é fixado neles por pequenas tampinhas presentes em sua composição. Por isso, nos aparelhos autoligados, os brackets são distintos dos que são usados nos aparelhos convencionais.

CONTINUE LENDO...

Tags: aparelho dentário  aparelhos fixos  fio dental  arcada dentária  é indicado  tipos de aparelhos  má oclusão  durante o tratamento  mordidas cruzadas  aparelhos móveis  aparelho fixo estético  posição dos dentes  movimentação dentária  posição correta 

Compartilhe:

Ortodontia com aparelho Autoligado

Em 23/03/2019

O que são aparelhos fixos autoligados e quais sãos as suas vantagens?

O aparelho fixo autoligado (ou aparelho de clip) é um dos tipos de aparelhos ortodônticos mais evoluídos e eficazes em relação aos aparelhos convencionais e os aparelhos móveis. Enquanto estes usam pequenas borrachinhas para fixar o fio metálico (o arco ortodôntico, que contorna toda a arcada dentária) nos brackets (elementos que são fixados em cada dente), nos aparelhos autoligados a fixação é feita de um modo mais simples, mais avançado e mais eficiente. Nos aparelhos fixos autoligados, o fio metálico passa por uma canaleta em cada bracket e é fixado neles por pequenas tampinhas presentes em sua composição. Por isso, nos aparelhos autoligados, os brackets são distintos dos que são usados nos aparelhos convencionais.

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia aparelho fixo dentário autoligado ortodontista Cambuí Campinas-SP dentista em campinas dentista cambuí campinas e valinhos-sp  

Compartilhe:

Ortodontia Fixa - aparelhos dentários autoligados

Em 04/07/2016

 Aparelhos ortodônticos autoligados têm como principal característica a baixa fricção entre os arcos ortodônticos e braquetes durante o tratamento, facilitando o início do movimento dentário pela diminuição da resistência inicial à movimentação.

Estes aparelhos ortodônticos são fixos compostos por braquetes que possuem uma presilha flexível metálica, como uma tampa, que prende e amarra o fio ortodôntico metálico na canaleta do braquete. Com essa estrutura, não há necessidade do uso das ligaduras elásticas, que são as famosas "borrachinhas coloridas", durante o tratamento.

aparelho ortodôntico autoligado é indicado para vários casos de mal oclusão dentária, mas apresentam uma vantagem em casos que não necessitam de atrito entre as canaletas dos braquetes e o fio, em que serão realizadas grandes movimentações por meio de deslizamento e em casos com necessidade de expansão transversal das arcadas.

 

Vantagens do aparelho autoligado

Nos aparelhos ortodônticos autoligados, não há a necessidade do uso das ligaduras elásticas, que são as borrachinhas coloridas, pois os próprios braquetes possuem uma estrutura que serve para prender os arcos ortodônticos. Esse sistema permite um menor atrito do fio metálico com a canaleta do braquete, o que permite a aplicação de uma força mais suave e menos incômoda ao paciente.

Além disso, a ausência das ligaduras diminui o consideravelmente o acúmulo de bactérias no aparelho, evitando assim cáries, cálculo dentário, mau hálito e outros problemas bucais.

Os resultados podem ser mais rápidos e o tratamento menos doloroso do que com o uso dos aparelhos convencionais.

Com a existência de um menor atrito entre as estruturas do aparelho e a possibilidade de se aplicar a força adequada para a movimentação dentária a ser obtida, os danos aos tecidos que circundam os dentes (ossos, gengivas e ligamentos periodontais) serão menores, causando movimentações mais rápidas e eficientes e ao mesmo tempo menos efeitos colaterais que possam causar dor.

Tipos de aparelho ortodôntico autoligado

Existem dois tipos distintos de sistemas de aparelhos ortodônticos autoligados, que são o passivo e o interativo.

Os passivos são aqueles em que o sistema de fechamento do clip na canaleta do braquete não faz pressão sobre o fio ortodôntico, tendo um melhor desempenho no deslizamento dentário e pior no controle de rotação e inclinação dos dentes.

Os interativos se comportam como ativos e passivos, e as presilhas flexíveis que fecham a canaleta podem pressionar ou não o arco, dependendo do seu calibre.

Ambos têm suas vantagens e desvantagens, e o profissional ortodontista vai escolher o tipo de aparelho de acordo com o tratamento mais indicado para cada paciente.
www.odonthos.com.br
19 3044-8899

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia campinas aparelho fixo dentário aparelho fixo de porcelana aparelho ortodôntico invisível tratamento ortodôntico clínica de ortodontia em campinas dentista campinas odontologia em campinas 

Compartilhe:

Aparelhos ortodônticos autoligados de porcelana

Em 21/05/2016

Tratamento ortodôntico com aparelhos autoligados de porcelana

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentista em campinas-sp/dentistas campinas-sp/aparelhos ortodônticos autoligados/aparelho dentário invisível/ortodontia campinas-sp/clínica de odontologia cambuí campinas-sp 

Compartilhe:

Aparelho fixo Odontológico Autoligado ou Autoligante

Em 15/01/2015

No início da década de 1990 surgiu uma nova proposta de aparelhos ortodônticos pré?ajustados, cujo objetivo principal era diminuir o atrito existente entre o fio e a canaleta do braquete – fricção clássica.

Tal aparelho deveria manter as características dos aparelhos previamente existentes, apresentar fácil manuseio e maior conforto ao paciente e ao profissional. Estes aparelhos propunham algumas vantagens sobre os aparelhos ligados que, após mais de duas décadas de experiência clínica e científica, devem ser questionadas na atualidade, tais como: proposta não extracionista, controle tridimensional dos dentes (controle rotacional) e tempo de tratamento ortodôntico.

Para compreender melhor estes tópicos, o ortodontista deve ter em mente que todos os aparelhos autoligados apresentam o mesmo princípio, que é reduzir os níveis de fricção existentes entre o fio ortodôntico e a canaleta do braquete, trabalhando com baixos níveis de força na mecânica de deslizamento.

Nas técnicas que utilizam a mecânica de deslizamento, o tratamento ortodôntico pode ser dividido em quatro fases: alinhamento, nivelamento, fechamento de espaços e detalhes do acabamento.

Os aparelhos autoligados apresentam bom desempenho com o sistema de deslizamento na fase de alinhamento e nivelamento. Nesta fase, o fio trabalha livre na canaleta dos braquetes, evitando que ocorra a fricção clássica provocada pelas ligaduras metálicas ou elásticas.

Na fase do fechamento de espaços, o fio desliza nos braquetes e tubos bucais dos dentes posteriores, não existindo diferença significativa entre os dois aparelhos (ligados e autoligados).

Outro tema que deve ser questionado acerca dos aparelhos autoligados é sobre o controle tridimensional (rotações) dos dentes: nos aparelhos ligados, a correção das rotações se inicia com os fios redondos de calibres finos, desde o início do tratamento, uma vez que as ligaduras elásticas ou metálicas pressionam o fio sobre o fundo da canaleta do braquete. Os aparelhos autoligados fazem a correção das rotações utilizando-se fios retangulares, que será finalizada ao se instalar o fio de calibre total no sentido horizontal. Tais princípios são importantes e o profissional deve ficar atento a estas diferenças, que podem acarretar tempo adicional ao tratamento ortodôntico.

As propostas não extracionistas, de forma geral, devem ser questionadas com relação aos princípios básicos da forma de arcos, inclinação de incisivos inferiores e oclusão funcional. Entende-se que estes princípios devem estar incorporados para se obter a estabilidade oclusal no tratamento ortodôntico.

Com relação ao tempo de tratamento, há que se entender que as mecânicas ortodônticas aplicadas e a função biológica geral devem estar em sincronia nos tratamentos, pois muitas vezes a estabilidade pode ser comprometida em função disto. O tempo do tratamento está diretamente ligado às respostas morfológicas dentárias para a obtenção da estabilidade ao fim do tratamento ortodôntico.

Concluindo, considera-se que o aparelho autoligado é um dos maiores avanços da ciência ortodôntica contemporânea, podendo contribuir com o profissional e com o paciente, mas alguns princípios básicos da ciência ortodôntica devem ser considerados, tais como: etapas de tratamentos, controle tridimensional dos dentes (principalmente o torque), extrações, tempo de tratamento e estabilidade, para que se possa obter uma boa oclusão funcional com estética agradável no final do tratamento ortodôntico.
www.odonthos.com.br
#ODONTHOSODONTOLOGIA

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho fixo dentário autoligado Clínica de odontologia em campinas ortodontista em campinas dentista cambuí campinas clínica odontológica em campinas e Valinhos-SP ortodontia cambuí campinas Valinhos-SP 

Compartilhe:

Aparelhos Autoligados ou Autoligantes

Em 08/05/2014

Os aparelhos fixos dentários autoligados ou autoligantes, são uma nova geração de aparelhos fixos ortodônticos que não usam borrachinhas coloridas como meio de ativação.São clips que se fecham e prendem o arco ou fio ortodôntico fazendo a força passivamente.Com isso os efeitos colaterais são diminuídos em relação ao primeiro.Ganhamos em tempo de tratamento, redução de força sobre o periodonto(raízes, alvéolo dental, ligamentos periodontais), assim como redução de retenção de placa bacteriana sobre o aparelho e inflamação gengival.
Abaixo temos um exemplo de aparelho fixo ortodôntico autoligado ou autoligante 3M Unitek, importado extremamente eficaz e confortável com grande aceitação dos pacientes.A arcada superior está com autoligado de porcelana, transparente e inferior aparelho autoligado metálico.

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelhos fixos dentários  aparelhos fixos ortodônticos aparelhos fixos autoligados ou autoligantes 

Compartilhe:

Aparelhos Autoligados

Em 05/05/2014

Os aparelhos Autoligados ou Autoligantes são uma nova geração de aparelhos fixos ortodônticos no qual são isentos de borrachinhas.São formas de tratamentos bem diferentes e inúmeras vantagens do segundo(autoligado) para o primeiro (borrachinhas).
O sistema autoligado prende o fio através de clips onde o atrito é mínimo, com isso os efeitos colaterais que existiam com as borrachinhas, são bem reduzidos, otimizando assim o tempo de tratamento e o tempo das consultas no consultório.

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho fixo dentário  aparelho autoligado aparelho transparente de porcelana Ortodontista Campinas-SP 

Compartilhe:

Dados incorretos, refaça sua busca com uma palavra maior.