Odonthos. Blog.

(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

BLOG ODONTHOS ODONTOLOGIA

A Odonthos é uma Clínica Odontológica Integrada em Campinas que realiza diagnósticos e tratamentos dentários, faciais e de gengivas com equipamentos de última geração. A Odonthos oferece diversas áreas odontológicas, com profissionais qualificados em próteses, implantes, saúde bucal, entre outros serviços.

 

Clareamento dentário - branqueamento dental

Em 01/08/2016

 Folheto: Clareamento

Folheto: Clareamento

O clareamento pode ser feito tanto em um consultório dentário como em casa, utilizando um sistema fornecido pelo seu dentista. Ambos os métodos utilizam um gel branqueador que oxida a mancha. Durante o processo de clareamento, é normal que os dentes se tornem ligeiramente sensíveis.

Folheto: ClareamentoClareamento no consultório
Este procedimento demora de 30 minutos a uma hora por visita, e talvez você tenha que retornar algumas vezes até obter o resultado desejado.

A fim de proteger sua boca, uma substância em gel é aplicada em sua gengiva e um protetor de borracha é colocado em volta do colo dos dentes. Um agente oxidante (a solução branqueadora) é então aplicado.

Algumas vezes, uma luz especial é utilizada em intervalos de cinco minutos para ajudar a ativar o agente clareado.

Folheto: ClareamentoClareamento em casa
O clareamento em casa é o procedimento mais comum hoje em dia. Seu dentista faz um molde de seus dentes, prepara um suporte sob medida (moldeira), que você preenche com o gel branqueador e utiliza durante duas horas diariamente ou a noite, por cerca de duas semanas.

Muitos kits de clareamento prescritos por dentistas atualmente contêm uma solução de 10, 15 e 21%de peróxido de carbamida. Quando feito sob a supervisão de seu dentista, o tratamento em casa é bastante eficaz.

Com o passar do tempo, a exposição a alimentos, bebidas (especialmente café, chá, refrigerante e vinho tinto) e fumo gradualmente escurecerá os dentes. Evite o consumo frequente destes tipos de alimentos. O pequeno esforço investido em manter seus dentes brancos não é nada se comparado ao dinheiro e/ou tempo necessários ao tratamento de clareamento.

Como manter meu novo sorriso branco?

  • Use creme dental branqueador para remover manchas e prevenir o amarelamento dos dentes;
  • Escove ou enxágue os dentes imediatamente após consumir alimentos ou bebidas que possam manchá-los.
  • Durante o tratamento, use um canudo para consumir bebidas que possam manchar os dentes, como por exemplo: café, chá, refrigerantes e vinho tinto;
  • Verifique se seus dentes necessitam de retoque. Dependendo do método de clareamento usado, um retoque após seis meses, um ano ou dois pode ser necessário. Caso você fume ou beba muito café, talvez precise fazê-lo com mais frequência.
  • Previna-se da sensibilidade dentinária usando um creme dental para dentes sensíveis antes de após o tratamento. Colgate® Sensitive Pro-AlívioTM oferece alívio instantâneo e duradouro da hipersensibilidade dentinária.

CONTINUE LENDO...

Tags: clínica odontológica cambuí campinas clínica de odontologia em campinas dentista em campinas clareamento dental estética dental implantes dentários aparelho dentário autoligado de porcelana ronco e apnéia DTM ATM Dor orofacial 

Compartilhe:
Instagram

Prevenção em saúde bucal na infância

Em 26/07/2016

 Folheto: Crianças

Folheto: Crianças

Folheto: CriançasComo devo cuidar dos dentes do meu filho
As crianças têm necessidade de cuidados bucais especiais que todos os pais devem conhecer. Entre esses cuidados estão a higiene bucal adequada, a prevenção da cárie causada pelo uso da mamadeira e a certeza de que seu filho está recebendo uma quantidade adequada de flúo.

O que é cárie de mamadeira e como evitá-la
É a cárie causada pela exposição frequente a líquidos que contêm açúcar, como o leite, às fórmulas comerciais preparadas para bebês e os sucos de fruta. Nunca deixe a criança adormecer com a mamadeira de leite ou suco na boca. Ao invés disso, na hora de dormir, ofereça uma mamadeira com água ou uma chupeta que tenha sido recomendada pelo seu dentista. E após cada mamada, limpe os dentes e a gengiva da criança com um pano ou uma gaze umedecidos.

O que é o flúor? Como saber se meu filho está recebendo a quantidade certa?
O flúor faz bem antes mesmo de os dentes do seu filho começarem a aparecer. Ele fortalece o esmalte dos dentes enquanto estes estão se formando. Muitas empresas de distribuição de água adicionam a quantidade de flúor adequada ao desenvolvimento dos dentes. Para saber se a água que você recebe em casa contém flúor e qual a quantidade de flúor que é colocada nela, ligue para a empresa de distribuição de água no seu município. Se a água que você recebe em casa não tem flúor (ou não contém a quantidade adequada), fale com seu pediatra ou dentista sobre as gotas de flúor que podem ser administradas ao seu bebê diariamente. Se você usa água engarrafada para beber e cozinhar, avise seu dentista ou médico. É possível que eles receitem suplementos de flúor para seu bebê.
www.odonthos.com.br
19 3044-8899
 

CONTINUE LENDO...

Tags: cárie dental flúor nos dentes prevenção saúde bucal higiene bucal escova de dente  creme dental fio dental dentista campinas odontologia campinas clínica odontológica campinas  

Compartilhe:
Instagram

A saúde bucal das crianças

Em 18/07/2016

 Como posso ajudar meu(s) filho(s) a cuidar dos dentes e evitar cáries?

Ensinar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dele. Comece dando o exemplo: cuide bem dos seus próprios dentes. Isto mostra a ele que a saúde bucal é importante. E atitudes que tornam o cuidado com os dentes algo interessante e divertido (como, por exemplo, escovar os dentes junto com ele ou deixá-lo escolher sua própria escova) incentivam a boa higiene bucal

Para ajudar seu filho a proteger seus dentes e gengiva e para ajuda-lo a reduzir o risco de cáries, ensine-o a seguir os seguintes passos:

  • Escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contém flúor para remover a placa bacteriana (aquela película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa das cáries).
  • Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endureça e se transforme em cálculo dental. Depois que o cálculo se forma, só o dentista pode removê-lo.
  • Adotar uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido. Estes alimentos produzem os ácidos da placa que causam cáries.
  • Ingerir alimentos com açúcar e amido durante as principais refeições e não entre as refeições (a saliva extra, produzida durante a refeição, evita que os resíduos alimentares se depositem nos dentes).
  • Usar produtos que contêm flúor (inclusive o creme dental). Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contém flúor. Se a água não contiver flúor, seu dentista ou pediatra poderá prescrever suplementos diários de flúor.
  • Ir ao dentista para exames regulares.

CONTINUE LENDO...

Tags: Dentista em campinas prevenção em odontologia saúde bucal cárie flúor odontologia cambuí campinas clínica odontológica campinas aparelho móvel em crianças ortopedia funcional maxilar 

Compartilhe:
Instagram

Aparelho fixo ortodôntico - Como Cuidar

Em 18/07/2016

 Quem usa aparelho ortodôntico sabe que é preciso ter alguns cuidados especiais com os dentes, principalmente se ele for fixo. Maus hábitos alimentares e pessoais podem ocasionar danos e prolongar o tratamento. E ninguém quer isso, não é mesmo? Então, fique atento a essas dicas, elas podem evitar problemas e fazer com que seu tratamento ocorra ainda melhor. 


Quais são os cuidados pessoais básicos? 
Evite roer unhas e morder canetas e lápis. Além disso, evite mexer ou cutucar o aparelho.

Quais são os cuidados com a alimentação? 
Evite comer doces duros ou grudentos demais, como: balas, chicletes e pirulitos. Quando for comer frutas ou vegetais, corte-os em pedaços. Também vale lembrar que morder gelo ou comer lanches muito duros também prejudica o seu aparelho ortodôntico.
 

Aparelho Ortodôntico
Como conter os danos causados pelo aparelho ortodôntico? 
Caso seu aparelho solte o fio ou o bracket, utilize cera ortodôntica para evitar feridas na boca. Depois é só informar o dentista o ocorrido para que ele faça a manutenção do aparelho.

O que devo fazer no dia em que meu aparelho for ajustado para diminuir o desconforto? 
Ingerir alimentos líquidos e pastosos ajuda a minimizar o desconforto neste momento.

Existe um fio dental especial para quem usa aparelho ortodôntico? 
É recomendado o uso do fio ou fita dental para quem usa aparelho fixo, ele desliza melhor entre os dentes e garante melhor limpeza.

Qual a melhor escova para quem usa aparelho ortodôntico? 
A escova Colgate Orthodontic possui cerdas com o sitema V-trim. Ela foi desenvolvida para a remoção eficaz da placa bacteriana e dos resíduos que ficam entre os dentes e ao redor do aparelho ortodôntico. Complemente a escovação com um antisséptico bucal. Colgate Plax elimina as bactérias da placa bacteriana e protege seus dentes da cárie.
www.odonthos.com.br
19 3044-8899

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia em campinas aparelho fixo autoligado campinas clínica de ortodontia campinas aparelho dentário de porcelana aparelho fixo safira aparelho dentário transparente aparelho fixo lingual 

Compartilhe:
Instagram

Higienização de implantes dentários

Em 11/07/2016

 Técnica de escovação adequada

Técnica de escovação adequadaImediatamente após a implantação cirúrgica, a área onde o implante foi colocado ficará sensível, e você poderá ter dificuldade de usar uma escova de dente na região. Desse modo, para evitar a formação da placa use antissépticos bucais antibacterianos e/ou cremes dentais, conforme recomendação do seu dentista. Um ou dois dias após a inserção do implante você pode usar uma escova de dente extra macia para higienização da região. Uma vez que a prótese dentária (coroa, dente) for colocada, escove muito bem toda área ao redor do implante.
www.odonthos.com.br
19 3044-8899

CONTINUE LENDO...

Tags: implantes dentários prótese sobre implante implantes osseointegrados prótese tipo protocolo prótese dentária facetas laminadas de porcelana lentes de contato de porcelana dentista campinas odontologia cambuí campinas 

Compartilhe:
Instagram

Ortodontia Fixa - aparelhos dentários autoligados

Em 04/07/2016

 Aparelhos ortodônticos autoligados têm como principal característica a baixa fricção entre os arcos ortodônticos e braquetes durante o tratamento, facilitando o início do movimento dentário pela diminuição da resistência inicial à movimentação.

Estes aparelhos ortodônticos são fixos compostos por braquetes que possuem uma presilha flexível metálica, como uma tampa, que prende e amarra o fio ortodôntico metálico na canaleta do braquete. Com essa estrutura, não há necessidade do uso das ligaduras elásticas, que são as famosas "borrachinhas coloridas", durante o tratamento.

aparelho ortodôntico autoligado é indicado para vários casos de mal oclusão dentária, mas apresentam uma vantagem em casos que não necessitam de atrito entre as canaletas dos braquetes e o fio, em que serão realizadas grandes movimentações por meio de deslizamento e em casos com necessidade de expansão transversal das arcadas.

 

Vantagens do aparelho autoligado

Nos aparelhos ortodônticos autoligados, não há a necessidade do uso das ligaduras elásticas, que são as borrachinhas coloridas, pois os próprios braquetes possuem uma estrutura que serve para prender os arcos ortodônticos. Esse sistema permite um menor atrito do fio metálico com a canaleta do braquete, o que permite a aplicação de uma força mais suave e menos incômoda ao paciente.

Além disso, a ausência das ligaduras diminui o consideravelmente o acúmulo de bactérias no aparelho, evitando assim cáries, cálculo dentário, mau hálito e outros problemas bucais.

Os resultados podem ser mais rápidos e o tratamento menos doloroso do que com o uso dos aparelhos convencionais.

Com a existência de um menor atrito entre as estruturas do aparelho e a possibilidade de se aplicar a força adequada para a movimentação dentária a ser obtida, os danos aos tecidos que circundam os dentes (ossos, gengivas e ligamentos periodontais) serão menores, causando movimentações mais rápidas e eficientes e ao mesmo tempo menos efeitos colaterais que possam causar dor.

Tipos de aparelho ortodôntico autoligado

Existem dois tipos distintos de sistemas de aparelhos ortodônticos autoligados, que são o passivo e o interativo.

Os passivos são aqueles em que o sistema de fechamento do clip na canaleta do braquete não faz pressão sobre o fio ortodôntico, tendo um melhor desempenho no deslizamento dentário e pior no controle de rotação e inclinação dos dentes.

Os interativos se comportam como ativos e passivos, e as presilhas flexíveis que fecham a canaleta podem pressionar ou não o arco, dependendo do seu calibre.

Ambos têm suas vantagens e desvantagens, e o profissional ortodontista vai escolher o tipo de aparelho de acordo com o tratamento mais indicado para cada paciente.
www.odonthos.com.br
19 3044-8899

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia campinas aparelho fixo dentário aparelho fixo de porcelana aparelho ortodôntico invisível tratamento ortodôntico clínica de ortodontia em campinas dentista campinas odontologia em campinas 

Compartilhe:
Instagram

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25