Odonthos. Blog.

(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

BLOG ODONTHOS ODONTOLOGIA

A Clínica Odonthos oferece tratamentos Dentários e Faciais com equipamentos de última geração, com uma equipe de profissionais que proporcionam eficência e conforto.

 

Cuidados com seu aparelho fixo ortodôntico

Em 06/05/2014

Os cuidados com o aparelho fixo ortodôntico ou aparelho fixo dentário é de suma impotância, pois pequenos cuidados com determinados alimentos e uma boa higienização vão determinar o tempo do tratamento assim como a prevenção de possíveis problemas gengivais, acarretando consequências indesejáveis ao resultado final.
 

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho fixo dentário aparelho estético aparelho transparente higienização aparelho fixo Ortodontista dentista Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:
Instagram

Clareamento Dental

Em 05/05/2014

O Clareamento dental ou clareamento dentário pode ser feito de duas maneiras.O clareamento de consultório, onde o cirurgião dentista habilitado utilizará um gel à base de peróxido de hidrogênio e seguir a prescrição de cada produto.Pode ser ativado com a Luz de led ou sem ativação.O gel tem sua reação química sem porém a necessidade de luz para promover o clareamento dental.Outra forma bem utilizada é através de moldeiras de clareamento, o chamado clareamento caseiro.O próprio paciente faz em casa sob orientação de um profissional, que indicará o tempo e o gel específico para cada caso.
 

CONTINUE LENDO...

Tags: Clareamento dental  clareamento dentário  estética dental  gel clareador dental Dentista Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:
Instagram

Cuidados pós clareamento Dental

Em 05/05/2014

O clareamento dental requer alguns cuidados após sua realização afim de prolongarmos por mais tempo o resultado obtido.Há necessidade de reaplicações periódicas de acordo com indicação do cirurgião Dentista.Alguns alimentos e bebidas devem ser evitados pois diminuem o intervalo das reaplicações.

CONTINUE LENDO...

Tags: Clareamento dental  estética dental dentes brancos gel clareador dental Dentista Campinas-SP 

Compartilhe:
Instagram

Aparelhos Autoligados

Em 05/05/2014

Os aparelhos Autoligados ou Autoligantes são uma nova geração de aparelhos fixos ortodônticos no qual são isentos de borrachinhas.São formas de tratamentos bem diferentes e inúmeras vantagens do segundo(autoligado) para o primeiro (borrachinhas).
O sistema autoligado prende o fio através de clips onde o atrito é mínimo, com isso os efeitos colaterais que existiam com as borrachinhas, são bem reduzidos, otimizando assim o tempo de tratamento e o tempo das consultas no consultório.

CONTINUE LENDO...

Tags: Aparelho fixo dentário  aparelho autoligado aparelho transparente de porcelana Ortodontista Campinas-SP 

Compartilhe:
Instagram

Prevenção e Saúde Bucal

Em 04/05/2014

 Entre a gengiva e o dente existe um espaço, sulco gengival,(vamos
compara-lo à cutícula de unha), que em condições normais atinge até 3mm
de profundidade. Após as refeições, os restos alimentares (placa bacteriana), penetram nesses espaços e após 72 hrs. Endurecem , formando o tártaro, este é duro e áspero, irritando e inflamando a gengiva, provocando sangramento ao leve toque da escova. Esta gengiva inflamada descola do osso e esse por sua vez reabsorve, com processo contínuo, após algum tempo o dente fica mole e caí. 

A única maneira de se evitar isto, é uma boa escovação, após cada
refeição, com escova macia e fio dental. Coloca-se a escova entre o dente e a gengiva à 45 graus e faz-se movimentos vibratórios (vai e vem), sem colocar força, deve ser movimento delicado para não retrair a gengiva, e expor a raiz dental. Encoste o fio dental no dente e desça e suba-o lustrando, dente por dente, a cada lado, após isso, três bochechos bem fortes com água.
DICA - Passe a língua nos dentes, por dentro e por fora, se estiver liso está bom, caso contrário escovar até que fique liso. 
APÓS INGERIR ALGUM ALIMENTO (REFRIGERANTE,CAFEZINHO, BALA, ETC.),
O PH FICA ALTERADO PÔR MÉDIA DE 45 MIN., PROPENSO À CÁRIES, APÓS ISSO INICIA-SE O PROBLEMA PERIODONTAL. PORTANTO, É IMPORTANTE TER HORA CERTA PARA COMER E ESCOVAR, BELISCAR ENTRE AS REFEIÇÕES PODE-SE FICAR COM O PH ALTERADO O DIA INTEIRO, PROPENSO ÀS CÁRIES.




CONTINUE LENDO...

Tags: Prevenção e saúde Bucal escovação dental cuidados com a gengiva dentista Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:
Instagram

AFTA

Em 04/05/2014

A afta ou úlcera aftosa recorrente é uma doença comum, que ocorre em cerca de 20% da população, caracterizada pelo aparecimento de úlceras dolorosas na mucosa bucal, as quais podem ser múltiplas ou solitárias.

Costuma ser precedidas por ardência e prurido, bem como pelo surgimento de uma área avermelhada. Nessa área desenvolve-se a úlcera, recoberta por uma membrana branco-amarelada e circundada por um halo vermelho.

Essas lesões permanecem cerca de 10 dias e não deixam cicatriz; em geral, o período de maior desconforto perdura por dois ou três dias.

Atualmente são reconhecidos três tipos de aftas, sendo a vulgar ou minor a forma mais prevalente. As outras formas são mais raras: uma delas é conhecida como herpetiforme, porque lembra a manifestação do herpes simplex, apresentando um grande número de pequenas ulcerações superficiais arredondadas e agrupadas, que também perduram por cerca de 10 dias; outra forma é chamada afta major, que o nome indica, produz uma ferida maior (com mais de 1 cm. de diâmetro), mais profunda, mais dolorida, mais difícil de tratar e que permanece semanas ou, às vezes, meses.
Não podemos afirmar qual a causa específica da afta. A literatura aponta uma alteração da resposta imunológica como possível causa primária em alguns pacientes e secundária em outros.

Os ácidos presentes na alimentação, os pequenos traumas à mucosa, distúrbios gastrointestinais, o ciclo menstrual e o estresse emocional agem como fatores desencadeantes. As vezes, o abandono do hábito de fumar, provoca o surgimento de aftas.
A afta não é contagiosa, pois não é doença infecciosa.
O câncer bucal, ou carcionoma epidermóide, frenquentemente começa como uma lesão ulcerada. Por isso, frente a uma úlcera bucal que não cicatriza dentro de 15 dias, o paciente deve procurar o cirurgião dentista para o diagnóstico da lesão. Além disso, algumas doenças dermatológicas com ocorrência intrabucal, como o lúpus, em certas fases de seu desenvolvimento podem parecer-se com aftas.
A aplicação de substâncias cáusticas, como o formol, sobre as aftas destrói o tecido da região, inclusive as terminações nervosas, o que se faz é substituir a afta por uma queimadura química, que causa injúria a tecidos normais. Não se recomenda tal prática.
Não existe tratamento que seja eficaz para todos os portadores de aftas.
As medicações de uso sistêmico, como os imunodepressores, são mais afetivos na redução dos sintomas, mas possuem efeitos colaterais indesejáveis, às vezes graves, sendo, por isso, reservadas para os casos mais severos da doença, exigindo o acompanhamento atento de um especialista. Para os indivíduos com quadros clínicos mais leves, a melhor abordagem é a aplicação tópica de anti-sépticos, antiinflamatórios e anestésicos.

CONTINUE LENDO...

Tags: Afta bucal  lesão aftosa mucosa bucal Dentista Cambuí Campinas-SP 

Compartilhe:
Instagram

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25