Odonthos. Blog.

(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

BLOG ODONTHOS ODONTOLOGIA

A Clínica Odonthos oferece tratamentos Dentários e Faciais com equipamentos de última geração, com uma equipe de profissionais que proporcionam eficência e conforto.

 

Aparelho fixo ortodôntico Autoligado

Em 10/06/2014

Aparelho fixo autoligado é uma nova geração de aparelhos ortodônticos isentos de borrachinhas.As vantangens em relação ao último são, menor tempo de tratamento, menos consultas ao consultório,menor atrito do arco ou fio no aparelho proporcionando menos efeitos colaterais e danos ao dente, causados pelo excesso de força( reabsorção radicular) e periodonto (retração gengival,reabsorção óssea alveolar).
Abaixo caso tratado com aparelho ortodôntico autoligado e mini-implantes.Realizado sem extrações dentárias.










CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia  aparelho fixo dentário autoligado aparelho ortodôntico autoligante Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:
Instagram

Cuidados pós clareamento Dental

Em 09/06/2014

 Como Manter Meu Novo Sorriso Branco?

 Com o passar do tempo, a exposição a alimentos, bebidas (especialmente café, chá, refrigerante e vinho tinto) e fumo gradualmente escurecerá os dentes recentemente clareados. Mas existem medidas que podem ser tomadas para manter seu sorriso. O pequeno esforço investido em mantê-los brilhantes ao máximo, não é nada se comparado ao dinheiro e/ou tempo necessários ao tratamento de clareamento dos dentes.

  Veja baixo algumas dicas para manter seus dentes brancos:
• Use creme dental branqueador para a remoção de manchas e prevenir o amarelamento dos dentes. 
• Escove ou enxágüe os dentes imediatamente após consumir alimentos ou bebidas que possam manchá-los. 
• Use um canudo para consumir bebidas que possam manchar os dentes, como por exemplo: café, chá, refrigerantes e vinho tinto. 
• Use batom de tonalidade brilhante baseada no azul ou cor-de-rosa. O que confere uma aparência mais branca aos dentes. Evite usar tons alaranjados ou marrons. 
• Verifique se seus dentes necessitam de retoque. Dependendo do método de clareamento usado, um retoque após seis meses, um ano ou dois pode ser necessário. Caso você fume ou beba muito café, talvez precise de um retoque com mais freqüência.

CONTINUE LENDO...

Tags: Clareamento dental estética dental dentes brancos Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:
Instagram

Metal Free

Em 09/06/2014

Quando há necessidade de " encapar " totalmente o dente com peça protética chamamos de coroa dentária ou prótese fixa unitária.Popularmente chamda de " jaqueta".Existem basicamente duas formas: as métolocerâmicas ( metal revestido de porcelana ) ou metal free (porcelana revestida de outra porcelana).Usualmente usamos a primeira opção em dentes posteriores quando a estética não está envolvida e a segunda opção nos dentes anteriores, quando optamos por uma peça mais estética.Dessa forma evitamos o halo escuro ou sombra que o metal pode proporcionar na região cervical do dente com o passar do tempo.
Abaixo temos um exemplo de duas coroas trocadas nos dois dentes da frente de métálocerâmica totalmente anti-estética por coroas metal free que proporcionou uma aparência bem mais agradável ao sorriso do paciente.



CONTINUE LENDO...

Tags: Coroas dentárias jaquetas dentárias coroas metal free prótese dentária Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:
Instagram

Fim do mal Hálito

Em 06/06/2014

O pesquisador israelense Yehuda Finkelstein anunciou ter descoberto a causa da mais severa forma de halitose e também sua cura.  O professor que é do Meir Hospital, em Israel, afirma que as amígdalas são as grandes responsáveis pelo problema em cerca de 90% das pessoas que sofrem de halitose.
Em muitos casos, o mau hálito é causado por uma bactéria anaeróbica que se prolifera em camadas superficiais da gengiva e dentes, liberando gases como o sulfato de hidrogênio. As amígdalas, com seus caminhos tubulares, se tornam o lugar ideal para a proliferação da bactéria anaeróbica. Pessoas com inflamações nas amígdalas podem ter como sintoma o mau hálito, em lugar de dor.  
O tratamento desenvolvido por Finkelstein consiste em uma aplicação de laser, por aproximadamente 15 minutos. O laser vaporiza o tecido infectado e cria uma cicatriz que impede a proliferação da bactéria. Tudo é feito com o paciente acordado, pois um spray anestesia as amígdalas. Na maioria dos pacientes apenas uma sessão é suficiente.
De acordo com o Dr. Ivan Valle, ortodontista da Oralface Institute, de São Paulo, a aplicação do laser  parece eficaz. "O processo é simples. A aplicação do laser gera uma inflamação que estimula a renovação das células.
Forma-se então uma cicatriz que fecha as 'rugas' das amígdalas, diminuindo os nichos onde se acumulam colônias de bactérias e resíduos alimentares em putrefação. Pensem que as amígdalas se assemelham ao maracujá velhinho".
O ortodontista lembra que o mau hálito pode ter também outras causas: cáries, má escovação, falta de fio dental, falta de escovação ou raspagem da língua, além de rinites, sinusites, faringites, laringites, xerostomia
(diminuição de saliva) e até doenças hepáticas ou bronco-pulmonares, gastrite e tabagismo.

CONTINUE LENDO...

Tags: Halitose mal hálito Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:
Instagram

Restaurações Estéticas

Em 05/06/2014

Restaurações dentais ou dentárias, popularmente chamdas de obturações, podem ser feitas de duas maneiras: direta ou indiretamente.A primeira, é feita em consultório diretamente na boca pelo cirurgião dentista com resinas fotopolimerizáveis.Essas resinas são da cor do dente, ou seja, estéticas e não aparecem.A segunda forma indireta, é feita em laboratório, as chamdas inlays e onlays.Há um preparo no dente pelo dentista, moldagem e o protético fará a parte laboratorial em cerômero ou porcelana.Após confecção da peça, será cimentada no dente do paciente pelo profissional clinico geral ou especialista em prótese dentária.
Abaixo, temos exemplos de restaurações diretas onde houve substituição de amálgama por resina fotopolimerizável em consultório odontológico.Na segunda foto caso de restauração indireta de porcela feita em laboratório de prótese dentária.


CONTINUE LENDO...

Tags: Estética dental restaurações dentárias estéticas inlay/onlay porcelana Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:
Instagram

AFTA

Em 03/06/2014

A afta ou úlcera aftosa recorrente é uma doença comum, que ocorre em cerca de 20% da população, caracterizada pelo aparecimento de úlceras dolorosas na mucosa bucal, as quais podem ser múltiplas ou solitárias.


Costuma ser precedidas por ardência e prurido, bem como pelo surgimento de uma área avermelhada. Nessa área desenvolve-se a úlcera, recoberta por uma membrana branco-amarelada e circundada por um halo vermelho.


  Essas lesões permanecem cerca de 10 dias e não deixam cicatriz; em geral, o período de maior desconforto perdura por dois ou três dias.

Atualmente são reconhecidos três tipos de aftas, sendo a vulgar ou minor a forma mais prevalente. As outras formas são mais raras: uma delas é conhecida como herpetiforme, porque lembra a manifestação do herpes simplex, apresentando um grande número de pequenas ulcerações superficiais arredondadas e agrupadas, que também perduram por cerca de 10 dias; outra forma é chamada afta major, que o nome indica, produz uma ferida maior (com mais de 1 cm. de diâmetro), mais profunda, mais dolorida, mais difícil de tratar e que permanece semanas ou, às vezes, meses.


Não podemos afirmar qual a causa específica da afta. A literatura aponta uma alteração da resposta imunológica como possível causa primária em alguns pacientes e secundária em outros.


  Os ácidos presentes na alimentação, os pequenos traumas à mucosa, distúrbios gastrointestinais, o ciclo menstrual e o estresse emocional agem como fatores desencadeantes. As vezes, o abandono do hábito de fumar, provoca o surgimento de aftas.


  A afta não é contagiosa, pois não é doença infecciosa.

O câncer bucal, ou carcionoma epidermóide, frenquentemente começa como uma lesão ulcerada. Por isso, frente a uma úlcera bucal que não cicatriza dentro de 15 dias, o paciente deve procurar o cirurgião dentista para o diagnóstico da lesão. Além disso, algumas doenças dermatológicas com ocorrência intrabucal, como o lúpus, em certas fases de seu desenvolvimento podem parecer-se com aftas.

A aplicação de substâncias cáusticas, como o formol, sobre as aftas destrói o tecido da região, inclusive as terminações nervosas, o que se faz é substituir a afta por uma queimadura química, que causa injúria a tecidos normais. Não se recomenda tal prática.

Não existe tratamento que seja eficaz para todos os portadores de aftas.
As medicações de uso sistêmico, como os imunodepressores, são mais afetivos na redução dos sintomas, mas possuem efeitos colaterais indesejáveis, às vezes graves, sendo, por isso, reservadas para os casos mais severos da doença, exigindo o acompanhamento atento de um especialista. Para os indivíduos com quadros clínicos mais leves, a melhor abordagem é a aplicação tópica de anti-sépticos, antiinflamatórios e anestésicos.

CONTINUE LENDO...

Tags: Lesão Aftosa  ulceração saúde bucal Cambuí-Campinas-SP 

Compartilhe:
Instagram

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25