Odonthos. Blog.

(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

BLOG ODONTHOS ODONTOLOGIA

A Odonthos é uma Clínica Odontológica Integrada em Campinas que realiza diagnósticos e tratamentos dentários, faciais e de gengivas com equipamentos de última geração. A Odonthos oferece diversas áreas odontológicas, com profissionais qualificados em próteses, implantes, saúde bucal, entre outros serviços.

 

MITOS SOBRE ORTODONTIA LINGUAL

Em 10/11/2014

A Ortodontia Lingual é uma técnica ortodôntica fixa, onde os braquetes são colados nas faces linguais dos dentes. Assim como qualquer outra técnica ortodôntica, não diagnostica ou trata determinado tipo de caso clínico. É uma ferramenta de trabalho que, se usada adequadamente, irá permitir que alcancemos uma posição dentária ideal, dentro de uma oclusão funcional, em harmonia com as ATMs e musculatura associada. É totalmente dependente de um diagnóstico e um planejamento de tratamento coerente. A falta de conhecimento da técnica lingual faz com que profissionais menos atualizados criem diversos mitos acerca da mesma.

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontia dentária lingual invisível ortodontista em Campinas clínica de odontologia em campinas clínica odontológica em campinas dentista em campinas aparelho dentário de porcelana Valinhos-SP 

Compartilhe:
Instagram

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE APARELHOS DENTÁRIOS AUTOLIGADOS X APARELHOS DE BORRACHINHA

Em 06/11/2014

 Diferença entre aparelhos AUTOLIGADOS e CONVENCIONAIS
 
Uma dúvida muito comum a todos os pacientes é relativo aos aparelhos AUTOLIGADOS, e suas diferenças em relação aos Convencionais.
 
Para sanar esta dúvida, vou fazer uma breve descrição dos aparelhos e mostrar a IMENSA diferença que existe entre os dois tipos de aparelhos.
 
 
APARELHO CONVENCIONAL
 
A principal característica de um aparelho convencional é o uso de ligaduras elásticas (Borrachinhas).
Podemos ver isso claramente na foto ao lado.
 
Apesar de bonitinhas, as ligaduras elásticas prejudicam e muito no desenvolvimento do tratamento, uma vez que, por serem muito porosas, são responsáveis pelo acúmulo de bactérias, gerando CÁRIES, TÁRTARO, MAU HÁLITO. Além disso, um outro problema MUITO SÉRIO é que as borrachinhas causam muito ATRITO com o fio, fazendo com que o tratamento fique mais limitado, lento, MAIS DOLORIDO, e muito mais prejudicial aos tecidos periodontais (o osso, a gengiva, além do dente).
 
 
 
APARELHO AUTOLIGADO
 
A principal característica dos aparelhos AUTOLIGADOS é a ausência das ligaduras elásticas. Observe a foto ao lado!
 
Sem as ligaduras elásticas, o acúmulo de bactérias no aparelho diminui drasticamente, evitando assim CÁRIES, TÁRTARO, MAU HÁLITO, e outros problemas relacionados. Além disso, por não ter borrachas, o tratamento AUTOLIGADO é muito mais eficiente, RÁPIDO, INDOLOR e não prejudica os tecidos periodontais, pois usa uma força bio adaptativa, ou seja que imita a força fisiológica de erupção dos dentes. (FORÇA LEVE, SEM DOR).
 
 
DIFERENÇA NO TRATAMENTO
 
Uma das principais diferenças entre os dois aparelhos, é que com o AUTOLIGADO, o ortodontista tem condições de fazer a maioria dos tratamentos SEM EXTRAÇÕES DENTÁRIAS, além de conseguir uma excelente expansão maxilar (SORRISO FICA MAIS ABERTO).
 
Essa diferença está revolucionando os tratamentos ortodônticos e ortopédicos atuais, fazendo com que a ortodontia alcance patamares de sucesso altíssimos, e deixando cada vez mais pacientes satisfeitos com seus sorrisos!   
 

CONTINUE LENDO...

Tags: Ortodontista em campinas dentista em campinas dentistas cambuí campinas odontologia campinas clínica odontológica em campinas ortodontia campinas aparelhos estéticos de porcelana aparelho dentário autoligado Valinhos-SP 

Compartilhe:
Instagram

BRUXISMO SINAIS E SINTOMAS

Em 03/11/2014

Bruxismo: sinais e sintomas

 

O que é Bruxismo?

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Como saber se tenho bruxismo?

Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.

Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. Seu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.

Como o bruxismo é tratado?

O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu bruxismo. Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:

  • O uso de um dispositivo quando dormir. Feito sob medida pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.
  • Encontrando meios de relaxamento. A tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir - ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.
  • Reduzindo a "exposição" de um ou mais dentes para igualar sua mordida. Uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.
  •  
 

CONTINUE LENDO...

Tags: Bruxismo rangido dos dentes placa de bruxismo dentista em campinas odontologia cambuí campinas-SP clínica odontológica em campinas cirurgião dentista em campinas clínica geral dtm/atm dor de cabeça Valinhos-SP 

Compartilhe:
Instagram

DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR(DTM)

Em 30/10/2014

A DTM, o que é? Seus sintomas. Disfunção da ATM - DTM. 50 anos- Tem tratamento, cura, sem remédio? Dor de cabeça, tontura, zumbido, estalo, vista embaça. Sintomas DTM: tratamento, causas e diagnóstico.

       O termo ATM, antigamente designado, articulação temporo mandibular, foi atualmente substituído por Algias por Tensões Musculares (denominação dada, pelo Prof. Dr. JJ Barros). Também é chamado de DTM ou D-ATM (Distúrbio Temporo Mandibular), DOF (Dor Oro Facial) ou TMJ – termo em inglês (que significa Temporomandibular Joint Disorders) e, refere a uma série de fatores, que podem comprometer músculos, ligamentos e articulações, podendo gerar dores, que podem irradiar para cabeça, olhos, ombros, pescoço, braços, peito, abaixo das mamas; dificuldades de abrir ou fechar a boca, estalos ou crepitações, tontura, vertigem ou zumbido no ouvido (sintomas semelhantes a labirintite), entre diversos outros sintomas. 

CONTINUE LENDO...

Tags: DTM/ATM DORES DE CABEÇA CEFALÉIA DISFUNÇÃO ARTICULAR DENTISTA EM CAMPINAS ODONTOLOGIA CAMPINAS CLÍNICA ODONTOLÓGICA EM CAMPINAS TRATAMENTO DTM/ATM Valinhos-SP 

Compartilhe:
Instagram

IMPLANTES DENTÁRIO - PROTOCOLO EM IMPLANTODONTIA

Em 29/10/2014

 A solução de Protocolo é considerada a mais evoluída que existe na reabilitação de desdentados, é fixada através de parafusos. Ou seja, o paciente não precisa removê-la para fazer a sua higiene bucal. A sua remoção acontecerá na clínica, a cada 6 meses para limpeza geral e profilaxia da peça.

Para isso utilizamos em média 6 implantes na arcada superior e 4 na inferior.
A curvatura das maxilas são simuladas por uma barra metálica, que será o agente de união entre a prótese e os implantes, promovendo



estética e principalmente resistência na prótese protocolo. 
Quando falamos de reabilitação da maxila (superior), a prótese protocolo é a ÚNICA que não necessita de “céu da boca”, gerando no paciente as sensações de liberdade, conforto e segurança.

CONTINUE LENDO...

Tags: Odontologia em campinas clínica odontológica cambuí campinas dentista campinas implante dentário prótese dentária odontologia estética ortodontista em campinas aparelhos autoligados aparelhos invisíveis lingual Valinhos-SP 

Compartilhe:
Instagram

Técnicas de escovação com aparelho dentário fixo

Em 29/10/2014

Assim como há especialistas na Medicina, como cardiologistas, neurologistas etc., há especialistas na Odontologia. Os ortodontistas são os dentistas que após graduarem em Odontologia, fazem pós graduação de pelo menos dois anos em Ortodontia e que dedicam suas vidas profissionais em estudar sobre o diagnóstico e o tratamento dos problemas ortodônticos (dentes desalinhados, maloclusões, discrepâncias entre as bases ósseas etc) através da biomecânica dos movimentos dento-esqueléticos. Nenhum outro profissional que não seja especialista pelo Conselho Federal de Odontologia está apto a realizar tratamentos ortodônticos de maneira segura e eficaz.

CONTINUE LENDO...

Tags: Odontologia em campinas dentista cambuí campinas dentistas em campinas ortodontista campinas aparelho fixo dentário em campinas ortodontia invisível lingual aparelhos transparentes de porcelana Valinhos-SP 

Compartilhe:
Instagram

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25