APARELHO LINGUAL 3D.

(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

Aparelho Lingual 3D

A Odonthos é uma Clínica Odontológica Integrada em Campinas que realiza diagnósticos e tratamentos dentários, faciais e de gengivas com equipamentos de última geração. A Odonthos oferece diversas áreas odontológicas, com profissionais qualificados em próteses, implantes, saúde bucal, entre outros serviços.

 

APARELHO LINGUAL 3D

Áreas de atendimento > APARELHO LINGUAL 3D

O aparelho lingual, também conhecido como aparelho ortodôntico invisível, é uma excelente opção para quem precisa realinhar os dentes com má oclusão, ou seja, quando os dentes superiores não se acomodam com os inferiores.

Uma de suas principais características é o seu posicionamento diferenciado na boca: os brackets são colocados na parte interna dos dentes, junto da língua. Assim, diferentemente do que acontece com os aparelhos fixos convencionais, que são colados na face frontal dos dentes, ele fica praticamente imperceptível. 

A vantagem aqui não é meramente estética. Por conta do seu posicionamento, em diversos casos o aparelho ortodôntico lingual tem sido considerado a melhor opção para quem busca eficácia na correção ortodôntica dos dentes. 

Assim, a Ortodontia Lingual surgiu como uma ótima alternativa estética de tratamento dentário para as pessoas que não querem usar os aparelhos fixos convencionais. E o uso da tecnologia 3D surgiu para tornar todo o processo, desde a escolha por esse procedimento, até os resultados finais, ainda mais efetivos.

Como o uso da tecnologia 3D contribui com o aparelho lingual?

O aparelho lingual, ou aparelho invisível, existe há anos no mercado e já era considerado extremamente eficiente. No entanto, o uso das mais modernas tecnologias têm tornado essa escolha ainda mais eficaz. 

A tecnologia surge aqui como uma importante aliada do dentista, permitindo que o aparelho ortodôntico lingual seja desenvolvido sob medida para cada paciente. Na primeira consulta, o especialista em ortodontia faz as imagens com o auxílio de um escâner, as quais permitem visualizar a arcada dentária do paciente, criando-se um modelo digital com o formato perfeito da sua boca. 

O próximo passo é estabelecer as posições ideais em que cada peça deve ser colocada. Esse modelo digital vai sendo manipulado e trabalhado junto do paciente até que a posição final dos dentes esteja conforme o desejado. Esse alinhamento é feito em conjunto com o paciente justamente para que ele possa acompanhar como será a evolução do seu tratamento, o que deixa os resultados ainda mais tangíveis. Esse planejamento é feito com o auxílio do ALIAS, software desenvolvido pela Ormco, empresa líder e na vanguarda mundial no desenvolvimento de aparelhos autoligados. 

A etapa seguinte é a impressão 3D dos brackets e fios ortodônticos, que são confeccionados sob medida conforme as características bucais de cada paciente, e já posicionados em um modelo de base de transferência, que é enviado para o Especialista em Ortodontia. Com esse modelo em mãos, o dentista pode reproduzir fielmente na boca do paciente o que foi feito na versão digital, permitindo uma correção ortodôntica mais eficiente, precisa, previsível e em menor tempo. 

O aparelho lingual 3D é semelhante aos aparelhos fixos tradicionais?

Além da localização do aparelho em si, que é fixado na parte interior dos dentes, há diferenças também em relação ao material utilizado. No caso dos brackets, opta-se pelo sistema ortodôntico eBrace, o mais moderno neste sentido, criado a partir de um modelo digital em 3D, gerado pelo escaneamento da boca do paciente. Assim, eles são criados de maneira a extrair os melhores resultados possíveis do tratamento, de acordo com as metas finais estipuladas. Todo esse esforço faz com que o tratamento se torne muito mais eficiente, contribuindo para uma movimentação completamente eficaz dos dentes.

Qual a maior vantagem no uso do aparelho lingual 3D?

O planejamento digital em software 3D permite criar um aparelho customizado para a boca do paciente. Assim, o aparelho ortodôntico lingual invisível atua com mais precisão, oferece um tratamento com excelentes resultados e em um período de tempo geralmente menor. Além, é claro, da questão estética, já que o aparelho é praticamente imperceptível. 

O que leva as pessoas a optarem por um aparelho lingual?

Aqui, o mais determinante é o forte o apelo estético, especialmente porque hoje em dia já não é mais comum que as pessoas optem pelos tradicionais modelos metálicos ou ainda de porcelana.

Ainda assim, o responsável por determinar a melhor opção de tratamento continua sendo o Ortodontista, que vai analisar a gravidade e necessidades específicas de cada caso. Por isso, as avaliações que contam com o auxílio da tecnologia 3D podem permitir ao paciente e ao dentista a escolha pelo método mais adequado.

Mitos do aparelho lingual 

Atrapalha a fala? Não! Ele apenas exige um período de adaptação, assim como os demais aparelhos fixos, até que a fonética se normalize. 

Machuca a língua? Não, isso é um mito. Os brackets dos aparelhos linguais (ou invisíveis) são elaborados sob medida, e por isso, cada um possui dimensões específicas. As peças do aparelho são pequenas e de acabamento arredondando, o que torna o processo de adaptação muito mais simples do que o de um aparelho convencional. Neste sim há o contato das peças com a bochecha, e podem ocorrer pequenas lesões, e incômodo maior. Além da possibilidade de formar um bico nos lábios até que o paciente acostume com ele. 

Adaptação é demorada? Mito! A adaptação, em geral, é mais simples do que a dos aparelhos labiais, por exemplo. Só há exceções em casos de macroglossia, ou seja, quando o paciente tem uma língua muito grande. No entanto, não há maiores dificuldades ou complicações decorrentes de seu uso.

Limpeza mais difícil? Não necessariamente. Pela posição dos brackets na parte interna dos dentes, no início do tratamento pode haver um pouco mais de dificuldade para a completa higienização. Essa dificuldade, no entanto, só acontece com a arcada superior, uma vez que a arcada inferior é completamente visível pelo paciente. Um espelho pode ajudar a limpar esses pontos mais difíceis.