ALINHADORES TRANSPARENTES 3D.

(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

Alinhadores Transparentes 3D

A Odonthos é uma Clínica Odontológica Integrada em Campinas que realiza diagnósticos e tratamentos dentários, faciais e de gengivas com equipamentos de última geração. A Odonthos oferece diversas áreas odontológicas, com profissionais qualificados em próteses, implantes, saúde bucal, entre outros serviços.

 

ALINHADORES TRANSPARENTES 3D

Áreas de atendimento > ALINHADORES TRANSPARENTES 3D

Cada vez mais, a tecnologia tem sido usada para tornar atividades cotidianas mais simples, para otimizar nosso tempo e proporcionar resultados mais satisfatórios. Na odontologia não poderia ser diferente. Uma das novas formas de se cuidar da saúde e estética dos dentes tem sido por meio da tecnologia 3D, que agora é grande aliada nos consultórios odontológicos. 

A ortodontia tem sido uma das áreas mais beneficiadas. Os aparelhos ortodônticos já não são mais os mesmos de antes e, embora ainda existam os tradicionais, fixos e de metal, os métodos evoluíram. 

O uso de softwares permite um diagnóstico mais preciso do que deve ser corrigido, um planejamento mais assertivo e resultados mais fidedignos e rápidos. E isso beneficia não apenas o profissional de odontologia. O paciente participa do processo de ponta-a-ponta, entendendo as melhorias que serão feitas e aonde é possível chegar.  

Desde visualizar as etapas mais iniciais, que podem ser feitas de maneira mais rápida com modelagem 3D, dispensando os antigos moldes físicos; é possível simular cenários, fazer alterações durante o procedimento e acompanhar os resultados ainda mais de perto. Outro ganho, em especial para o paciente, é a sua participação durante todo o processo. Ele passa de expectador a protagonista junto do dentista, opinando, simulando, testando e validando os resultados do seu aparelho ortodôntico.

Quem tem um dente fora do lugar sabe do incômodo que é. Imagine sentar na sala do Ortodontista e poder simular como fica sua boca com aquele mesmo dente no lugar? E o melhor de tudo, entendendo etapa por etapa do que será feito para atingir aquele objetivo? É isso que a odontologia digital permite aos pacientes.

Na Clínica Odonthos, nossos profissionais acompanham de perto todas essas tendências, se especializando em Ortodontia Digital 3D e equipando seus consultórios com aquilo que há de mais atualizado do mercado. 

Conheça cada uma de nossas técnicas e entenda o benefício de contar com a tecnologia para um sorriso ainda mais bonito. 

Alinhadores Transparentes 3D

Os alinhadores transparentes são placas removíveis que fazem o alinhamento dos dentes. Por se tratar de um aparelho móvel e feito sob medida na boca do paciente, ele permite a correção na mordida com agilidade e sem a necessidade de colar nada nos dentes. Ou seja, sua mobilidade e o fato de ser quase transparente garantem mais discrição para o paciente sem interferir nos resultados, com mais conforto e praticidade do que aparelhos fixos convencionais.

Qual é o processo para implantação dos alinhadores transparentes 3D?

A etapa inicial faz um diagnóstico do que precisa ser feito na boca. O primeiro passo é um escaneamento digital diretamente na boca do paciente, que substitui o tradicional molde de gesso. Também são feitas fotografias e radiografias da arcada. 

Todas as informações geradas nesta primeira fase são enviadas a computadores e processadas por programas específicos que criam modelos digitais que reproduzem com perfeição os detalhes dos dentes. Ali na tela, o Ortodontista e o paciente podem simular, planejar onde querem chegar e determinar formas de corrigir gradativamente a posição dos dentes para alcançar aquele objetivo. 

É então criado um planejamento em 3D, em que o Ortodontista, contando com o auxílio da ferramenta do software, determina o número de placas que serão necessárias para alcançar o objetivo. Feito isso, o alinhador invisível é modelado sob medida, de forma a se ajustar com total perfeição nos dentes de cada paciente, prevendo os movimentos que serão necessários para acabar com os dentes tortos. Essas placas transparentes costumam ser trocadas a cada 15 dias, conforme a evolução do tratamento. 

Quando os alinhadores transparentes são indicados?

Se levarmos em conta apenas resultados, tanto o aparelho móvel removível quanto o aparelho metálico fixo são eficazes. Normalmente, o tratamento também é mais rápido do que aqueles feitos com aparelho fixo. No entanto, cabe ao Ortodontista analisar as opções de tratamento e escolher aquela que melhor se aplica para o alinhamento dos dentes. 

Vantagens de usar o alinhador

As principais vantagens dos aparelhos removíveis transparentes são:

- Discrição: os alinhadores são quase imperceptíveis visualmente, mantendo o sorriso mais bonito e estético enquanto o paciente passa por um tratamento ortodôntico; 

- Sem incômodo: como são elaborados sob medida e usando modelos digitais da arcada dentária em 3D, os alinhadores são confortáveis e se ajustam com perfeição à boca;

- Mais controle: é possível movimentar apenas os dentes desejados, ou seja, no caso do paciente ter dentes bem alinhados, apenas aqueles que precisarem de correção serão reposicionados, diferente do que ocorre no tratamento com aparelhos fixos, que acabam movendo todos os dentes;

- Limpeza facilitada: por ser um aparelho móvel e não haver nenhum componente colado nos dentes, há maior liberdade e facilidade para o paciente fazer a sua limpeza. Assim, os dentes ficam livres da placa bacteriana e a chance de inflamações gengivais diminuem; 

- Tratamento mais ágil: se o tempo é importante para você, os alinhadores invisíveis são uma ótima saída porque proporcionam resultado em menos tempo do que um aparelho fixo. Mas atenção: para que esse resultado seja efetivo, é necessário que o paciente use o alinhador de 20 a 22 horas por dia (depende do que for definido pelo Ortodontista), caso contrário o tratamento não seguirá o previsto, o número de alinhadores necessários aumenta e, consequentemente, o tempo de uso se prolonga. O sucesso do uso dos alinhadores transparentes depende diretamente do paciente!

Quais são os principais cuidados que devem ser tomados pelo paciente durante o uso de um alinhador transparente?

São necessários dois principais cuidados. O primeiro deles é referente aos uso constante do aparelho, pois as placas transparentes precisam ser utilizadas ao menos entre 20h e 22h diárias para que os resultados desejados sejam alcançados. Do contrário, o tempo para o tratamento pode acabar se estendendo.

Também é de extrema importância cuidar da higiene do aparelho, que deve ser feita diariamente usando escova e pasta de dente. Também é uma opção deixar o aparelho imerso por um período em um copo com um enxaguante bucal, e depois guardá-lo do estojo apropriado.

Por que escolher a Clínica Odonthos? 

O principal diferencial da clínica Odonthos é que somos responsáveis por todo o processo que envolve o uso dos alinhadores. Isso significa que atuamos no diagnóstico e planejamento, passando pela produção das placas que serão utilizadas, até a finalização do tratamento. Contamos com um software próprio e equipamento de impressão 3D, além de uma equipe altamente capacitada. 

Os benefícios disso para o paciente são:

• O tempo de logística para a entrega será bem menor: produzidos na própria clínica, em 10 dias os alinhadores já estão sendo usados pelo paciente;

• A segurança no planejamento e execução: todo o tratamento acontece a partir de um planejamento criado pelo próprio dentista responsável, que é quem manuseia o software de modelação 3D, cuida da impressão das placas e acompanha a evolução do tratamento.

É assim que a Clínica Odonthos garante uma reprodução na boca de maneira mais fidedigna.