DESENHO DIGITAL DO SORRISO (DSD).

(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

Desenho Digital do Sorriso (DSD)

A Odonthos é uma Clínica Odontológica Integrada em Campinas que realiza diagnósticos e tratamentos dentários, faciais e de gengivas com equipamentos de última geração. A Odonthos oferece diversas áreas odontológicas, com profissionais qualificados em próteses, implantes, saúde bucal, entre outros serviços.

 

DESENHO DIGITAL DO SORRISO (DSD)

Áreas de atendimento > DESENHO DIGITAL DO SORRISO (DSD)

Até um tempo atrás era impossível imaginar que a odontologia pudesse, de fato, nos permitir modelar por completo nosso sorriso. Hoje, no entanto, a realidade que se apresenta é bem diferente — especialmente por conta de uma tecnologia chamada Desenho Digital do Sorriso, ou Digital Smile Design (DSD).

Através deste método, que conta com apoio completo das novas tecnologias de modelamento 3D, é possível que paciente e dentista, em conjunto, encontrem o chamado “sorriso perfeito”.

No entanto, é necessário se atentar a alguns detalhes, requisitos e cuidados que dizem respeito a esta técnica. Vamos discutir e conhecer um pouco mais sobre ela a seguir.

Como é feito o Projeto do Desenho Digital do Sorriso?

O aumento de um dente, a mudança da coloração, o ajuste de um espaço extra. Não importa a razão que leva o paciente a buscar pelo Desenho Digital do Sorriso: o primeiro passo é avaliar a sua solicitação de maneira individualizada. Todas as necessidades, expectativas, e questões funcionais e biológicas dos pacientes são previamente alinhadas para que possam ser incorporadas no projeto do desenho digital do sorriso, que serve como referência para todo o procedimento.

Após um estudo completo do rosto do paciente, é possível traçar um sorriso ideal, que será modelado inicialmente de maneira digital. Por meio de um software que leva em consideração a linha dos olhos, curvatura do sorriso, linha mediana e posição dos lábios em relação aos dentes, é desenhado um sorriso que obedece a proporção e a largura ideal dos dentes, melhorando assim a harmonia estética da face.

O próximo passo é realizar todo o planejamento para que essas mudanças sejam postas em prática. Neste momento, é feito um escaneamento da boca do paciente, são retiradas fotos que contribuem para a construção de um modelo virtual, em um software. Dentro deste programa, é possível realizar esboços de alterações e apresentar ao paciente, que vai validar ou não essas mudanças.

Depois dos testes realizados em ambiente virtual, é chegada a hora dos testes físicos, de fato. Um modelo é impresso em 3D como o novo sorriso. Esse modelo, também chamado de “mock up”, é testado diretamente na boca do paciente. Com esse modelo provisório é possível avaliar não apenas a questão estética, mas testar a fonética, perceber incômodos e ter uma visão realista de como ficará o sorriso. E, enquanto o paciente não estiver satisfeito, novas simulações vão sendo realizadas na sua boca até que seja aprovado por ele e pelo profissional de odontologia. Há o auxílio de filmagens, fotografias e tudo mais para que o paciente tenha uma visão plena de como ficarão aquelas alterações.

Só depois, quando há certeza sobre o que foi definido, é que o modelo é finalizado. A etapa seguinte é a de preparação dos dentes e confecção dos laminados cerâmicos, que são lâminas de porcelana que podem ser lentes de contato ou facetas (o que muda é a espessura e o formato, e que decide pelo seu uso é o dentista, conforme orientação de cada caso). Para cobrir os dentes e dar a eles suas novas formas, elas são coladas na face externa dos dentes e cumprem o papel de corrigir as imperfeições validadas no planejamento.

Como é o uso da tecnologia 3D na Odonthos?

O uso da tecnologia aqui na Odonthos permite que o paciente veja instantaneamente o desenho do sorriso que deseja. O procedimento é bem simples e pode ser realizado em uma consulta comum. O paciente recebe um modelo impresso em 3D e testa diretamente na boca, podendo avaliar a estética e a adaptação do laminado. Daí em diante, as ideias vão sendo cada vez mais refinadas — tanto no software, quando nas próteses que o paciente utiliza. Quaisquer alterações que necessitem ser feitas, já podem ter seus resultados visualizados de forma bem antecipada, tendo uma noção muito mais real e previsível de como ficará seu sorriso ao final do tratamento.

Assim, o fator mais importante que a tecnologia permite é dar ao paciente a chance de acompanhar, em tempo real, como está evoluindo seu tratamento.

Quem pode fazer o Desenho Digital do Sorriso?

Este é um procedimento que é mais do que apenas estético. Por isso, a palavra-chave aqui é a personalização: é necessária uma avaliação completa por parte de um profissional, o caso é avaliado de maneira exclusiva e individual. Claro, sempre contando com o apoio das tecnologias 3D e dos softwares que otimizam as possibilidades que os tratamentos têm a oferecer. 

É preciso realizar algum preparo nos dentes?

Em cerca de 90% dos casos é necessário realizar um preparo na superfície do dente, que gera um pequeno desgaste. Só após esse preparo é possível aplicar o material que será utilizado. Esse desgaste, no entanto, pode variar para mais ou para menos de acordo com o procedimento e estrutura do dentes. Cada caso sempre precisa ser analisado individualmente.