(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

Endodontia

A Clínica Odonthos oferece tratamentos Dentários e Faciais com equipamentos de última geração, com uma equipe de profissionais que proporcionam eficência e conforto.

 

ENDODONTIA

                                                                     


Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem.

Atualmente, a terapia endodôntica ou tratamento de canal, tornou-se um procedimento muito seguro, rápido, indolor e com grandes índices de sucesso.

Assim sendo, é de suma importância aliar conhecimento, experiência e o arsenal tecnológico na prática endodôntica contemporânea.


 




 
Existem vários fatores que podem causar a necessidade do tratamento endodontico (tratar o canal), como exemplo, podemos citar a cárie, a fratura dentária, o trauma dentário, as infiltrações em restaurações, o desgaste dental, as necessidades protéticas, dentre outros.Existem também dentes que já foram tratados endodonticamente e que necessitam de um retratamento (geralmente quando existe uma contaminação bacteriana  na área já tratada).


 
 


 

Os sinais e sintomas para os quais devemos nos atentar são:

·         Sensibilidade ao mastigar;

·         Dor exagerada com alteração de temperatura;

·         Dor espontânea (sem nenhum tipo de estímulo);

·         Dor noturna (principalmente ao deitar-se);

·         Fístula Gengival;

·         Edema na gengiva ou face (inchaço);

·         Escurecimento dentário;


 

O tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.

O tratamento consiste resumidamente em remover o tecido pulpar (nervo), promover a ampliação da região onde ele se encontra (conduto radicular). Desta forma conseguimos limpar e alargar o canal o suficiente para preenchermos o espaço vazio com o material que irá vedar esta região, minimizando assim a probabilidade de proliferação bacteriana.

                                                                                                                                                

Atualmente a Endodontia ou tratamento de canal, tornou-se um procedimento seguro, possível muitas vezes de ser realizado em sessão única (no mesmo dia) praticamente indolor e com grandes índices de sucesso.

A evolução da pesquisa científica, bem como o desenvolvimento tecnológico, permitiu ao especialista, uma melhora significativa na qualidade dos tratamentos de canal, como também a resolução de casos complicados e/ou de extrema dificuldade, possibilitando a manutenção do elemento dentário na cavidade oral. Assim sendo, é de suma importância aliar conhecimento, experiência e o arsenal tecnológico na prática endodôntica contemporânea.

Como exemplo podemos citar:

Instrumentação mecanizada ; Este tipo de instrumentação otimiza bastante o preparo do conduto radicular. Com este equipamento associado a técnicas adequadas, podemos fazer a limpeza e ampliação dos canais com segurança, padronização, qualidade e rapidez.

 

 


Localizadores  apicais

 

 
Estes aparelhos nos fornecem informações importantes, entre elas, o comprimento exato do inicio ao final do conduto radicular. Essa localização pode sofrer  variações, que com somente o rx muitas vezes é difícil identifica-las.


Aparelhos de Ultra Som: Estes aparelhos ajudam na promoção da limpeza dos condutos radiculares, assim como são grandes aliados para desobturação de canais  já tratados, na remoção de instrumentos fraturados.

Laser: A laserterapia auxilia nos processos de reparação da área lesionada, também contribui  para combater proliferação  bacteriana.