(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

Halitose - Tratamento do mau Hálito

A Clínica Odonthos oferece tratamentos Dentários e Faciais com equipamentos de última geração, com uma equipe de profissionais que proporcionam eficência e conforto.

 

HALITOSE - TRATAMENTO DO MAU HÁLITO

Áreas de atendimento > HALITOSE - TRATAMENTO DO MAU HÁLITO

 O QUE É MAU HÁLITO ?

O hálito é o cheiro do ar que a pessoa expira pela boca. O hálito indesejável, característico ou repulsivo é chamado de mau hálito ou halitose.
O mau hálito não é uma doença, mas sim um sintoma de que algo está errado com seu organismo.

Geralmente, as pessoas não conseguem sentir seu próprio mau hálito. Por isso, é legal ter um amigo em quem você confie ou tenha intimidade para lhe avisar do mau cheiro. O sintoma de boca seca também pode indicar mau hálito.

      - Causas:

As causas mais comuns do mau hálito são as de origem bucal (90 a 95% dos casos). Dentre elas, podemos citar a língua saburrosa e as doenças da gengiva quando não tratadas.
A saburra lingual é uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada localizada no dorso posterior (fundo) da língua, que se forma basicamente quando estamos frente a uma diminuição da produção de saliva.


- As doenças da gengiva, bem como várias outras causas de alteração do hálito podem incluir:

Dentes Semi-inclusos
- Excessos de tecido gengival
- Feridas cirúrgicas
- Cárie aberta e extensa
- Próteses mal adaptadas
- Abscessos
- Estomatites
- Miíase
- Cistos dentígeros
- Câncer de boca.

 

- Todos os casos podem ser facilmente identificados e tratados (ou encaminhadas para tratamento) por um cirurgião dentista experiente.

- Jejum prolongado
- Ingestão de alimentos odoríferos (capazes de alterar o hálito)
- Quadro de diabetes não compensado
- Hipoglicemia
- Alterações hepáticas, renais e intestinais.

 

- Determinados fatores favorecem o aparecimento do mau hálito, tais como:

- Respiração pela boca
- Doenças em gengiva
- Cáries extensas e profundas
- Diminuição do fluxo salivar
- Infecções de garganta
- Quadros de diabetes descompensado
- Doença dos rins
- Doenças no fígado
- Constipação intestinal
- Dieta severa
- Depressão
- Alimentos odoríferos
- Tabagismo
- Ingestão de álcool.
 

  • TRATAMENTO:

É importante fazer uma higiene bucal completa, em casa, três vezes por dia, escovando os dentes com um creme dental antibacteriano com flúor, usar o fio dental para remover restos alimentares e a placa bacteriana dos dentes e próteses, escovar a língua para eliminar as bactérias causadoras do mau hálito e finalizar com o uso de um antisséptico bucal com flúor. Um estudo publicado mostra que a escovação dos dentes e da língua, combinada com o uso do fio dental, diminui significativamente o sangramento do tecido gengival em um período de duas semanas, além de reduzir também o mau hálito. Outro estudo clínico realizado pelos pesquisadores da área odontológica da Universidade de Buffalo confirmou que a escovação dos dentes e da língua, três vezes ao dia, com um creme dental antibacteriano com flúor, combinada com o uso do fio dental, pode eliminar o mau hálito.  

A limpeza da língua é muito importante. Você pode comprar uma escova dental Colgate 360 com limpador de língua para manter a higiene bucal. Depois de escovar os dentes com um creme dental antibacteriano com flúor, vire a escova e coloque o limpador de língua, localizado no dorso da cabeça da escova, na parte posterior da língua, puxando-o para a frente. Depois de raspar uma porção da língua, enxágue a boca com água para remover as bactérias causadoras do mau hálito. Em seguida, repita a operação na porção adjacente da língua. 

Antes de escolher os produtos de higiene bucal que ajudam a eliminar a placa bacteriana e as bactérias causadoras do mau hálito, consulte seu dentista e reveja as técnicas a serem utilizadas em casa. Além disso, pergunte ao dentista quais produtos de higiene bucal você poderia usar para ajudar a combater o mau hálito (creme dental antibacteriano com fluor, enxaguante bucal, raspadores de língua e escovas interdentais).

- AGENDE JÁ SUA CONSULTA E TENHA UM HÁLITO MAIS SAUDÁVEL E REFRESCANTE!!! -