(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

Harmonização Orofacial

A Clínica Odonthos oferece tratamentos Dentários e Faciais com equipamentos de última geração, com uma equipe de profissionais que proporcionam eficência e conforto.

 

HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

Áreas de atendimento > HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

 




A
Harmonização Orofacial é um conjunto de procedimentos estéticos que tem por objetivo harmonizar o rosto como um todo na busca de um equilíbrio funcional e estético integrado com um planejamento personalizado, feito de acordo com o perfil de cada paciente. Entre eles temos:

Toxina Botulínica: É indicado para suavizar as rugas dinâmicas e linhas de expressão do rosto. Quando aplicada em pequenas doses, ela bloqueia a liberação do neurotransmissor acetilcolina, levando à paralisia da fibra afetada e a perda de função do órgão alvo.

A toxina botulínica do tipo A, é uma substância capaz de diminuir o movimento dos músculos da face, prevenindo ou diminuindo as rugas dinâmicas causadas pelas expressões faciais. Sua ação atua impedindo ou diminuindo a contração de alguns músculos faciais a fim de provocar uma remodelação da mímica facial e sua reeducação.

Não há uma idade mínima para que a toxina botulínica possa ser aplicada. O parâmetro usado para definir o momento certo é que o indivíduo apresente marcas oriundas das linhas de expressão com a musculatura em repouso. O procedimento é realizado mais frequentemente na glabela (entre as sobrancelhas), testa e ao redor dos olhos (pés de galinha), mas a área ao redor da boca e o pescoço também podem ser tratadas, desde que com cuidado redobrado.

A toxina botulínica deve ser usada para prevenir o surgimento de rugas definitivas e não para preencher as já existentes. Seu efeito dura de 4 a 6 meses, sendo necessárias novas aplicações para se ter um resultado preventivo. Após a aplicação, o paciente será orientado a não fazer atividades físicas e a não deitar nas próximas 4 horas. O efeito da toxina inicia após 48 horas e tem um pico 15 dias após o procedimento

Preenchimento com Ácido Hialurônico: São indicados na correção de depressões não muito profundas. Entre elas comissura labial e rugas finas como os "pés de galinha, sulcos nasogenianos (bigode chinês), sulcos nasojugais (olheiras) e rugas glabelares (entre as sobrancelhas).Usado também para melhorar a simetria de Nariz, assim como levantar a columela (arrebita a ponta do nariz).Aumento de volume e contorno dos lábios, além de mrlhorar comissura labial canto do lábio).Melhora da assimetria do sorriso.

O preenchimento consiste em um procedimento onde o profissional aplica materiais específicos sob a pele, em rugas e depressões, diminuindo a sua profundidade, com o objetivo de restaurar o contorno e volume do rosto, melhorando do aspecto da região tratada.

O Preenchimento orofacial é uma técnica imprescindível para o rejuvenescimento. De forma muito rápida, um sulco, uma depressão no rosto ou um lábio pode ser melhorado através dessa técnica. Um dos melhores e o mais seguro produto para o preenchimento facial é, sem dúvida, o ácido hialurônico, que é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo e está presente principalmente na pele. Tem como função reter água, conferindo hidratação e volume. Gradualmente, com o passar do tempo e o processo natural de envelhecimento, o ácido hialurônico se degrada e o organismo diminui sua capacidade de produção. O resultado é a perda de volume, de contorno e o aparecimento de rugas.O procedimento é indicado para a região malar, rugas dos parênteses lábios, redefinição dos contornos faciais, região das olheiras e tratamento de rugas médias e profundas. O preeenchedor é injetado na pele ou abaixo dela e tem duração entre 9 e 24 meses, variando de acordo com o produto e o local aplicado.


Bichectomia (Afinar as Bochechas): Tem como objetivo de afinar o rosto ressaltando as linhas do "Blush" deixando o rosto mais delineado. É um procedimento cirúrgico que promove a remoção de um acúmulo de gorduras das bochechas chamada de Bola de Bichat.

Micropuntura ou Microagulhamento:O microagulhamento é um nome geral que engloba duas técnicas que são: a indução percutânea de colágeno por agulha com o uso do roller e a microinfusão percutânea de medicamentos com o uso de um aparelho elétrico. O procedimento é indicado para tratamento do fotoenvelhecimento, como rugas e textura da pele, o melasma, as estrias, cicatrizes de acne, calvície (alopecia), além de dar firmeza à pele por meio da produção de colágeno.

Agindo na derme papilar, o microagulhamento é feito com o auxílio de um rollers de diferentes dimensões. Estes equipamentos possuem agulhas bem finas e pequenas que fazem microfuros na pele – facilitando a perfusão de diversos medicamentos, como a vitamina C, clareadores e fatores de crescimento, além de realinharem as fibras de colágeno e elastina. O microagulhamento também provoca um aumento da vasodilatação, fazendo com que haja uma melhora de oxigenação e nutrição nos tecidos. No geral, essa técnica confere mais firmeza e viço à pele tratada.

O número de sessões varia de acordo com o tipo da pele do paciente e do objetivo a ser atingido, mas são necessárias pelo menos três sessões com duração de 30 minutos e intervalo mínimo de 30 dias entre cada uma delas.

Após o procedimento, a pele apresentará vermelhidão, leve descamação, formação de crostas bem discretas e inchaço, mas o paciente retorna para suas atividades imediatamente ou em no máximo três dias.

O paciente que passar por sessões de microagulhamento deverá utilizar os medicamentos e protetor solar indicados, além de evitar a exposição ao sol.


                                                                                            
Dermosustentação : Os Fios de dermosustentação para o rosto prometem levantar tudo, reposicionando os músculos e a pele. O envelhecimento  facial  ocorre por causa da perda do colágeno e aumento da flacidez dos tecidos de sustentação da face, com consequente queda da maçã do rosto, formação do bigode chinês, deslocamento da gordura para baixo dando aspecto de buldog e perda do contorno da mandíbula. 

É possível  melhorar essa queda, através dos  fios de sustentação facial, quando esse processo começa por volta da idade de 40 a 50 anos, onde a flacidez é leve. Os fios de sustentação também estimulam a formação do colágeno, que é importantíssimo para deixar o rosto mais jovem e a pele mais hidratada. Adotado como o tratamento mais eficaz e moderno quando o assunto é lifting facial sem intervenção cirúrgica, o fio de sustentação é considerado a plástica sem cortes e uma verdadeira tentação entre as famosos.
O procedimento, que combate a flacidez facial e do pescoço é feita de ácido polilático, uma linha tensora que tem efeito de lifting imediato e ação rejuvenescedora contínua. 
A tecnologia tem importantes diferenciais: é prática e o material é absorvido pelo corpo em dois anos. O procedimento é feito no consultório e leva trinta minutos, sem pontos e com anestesia local O fio  corrige marcas indesejadas provocadas pelo tempo, como rugas e flacidez. O fio é composto de ácido polilático, um polímero completamente absorvível, por isso o efeito é extremamente natural. Pequenos furos são realizados em pontos estratégicos do rosto com uma agulha intramuscular que conduz o fio até a camada de gordura e o acomoda ao longo do tecido. O efeito de lifting é imediato e discreto, por ser resultante da compressão e elevação do tecido no momento em que a sutura é ajustada. Após inserir a sutura, o médico ou dentista especializado em Estética Orofacial aplica uma leve pressão na área do tratamento. Desta maneira, modela a superfície da pele, deixando-a visivelmente mais lisa. O efeito regenerativo é gradual e natural. 

Procedimento do Implante do Fio no Rosto:  Em  média são colocados 4 a 8 fios na face a depender da  flacidez. A elevação do tecido flácido é observada de imediato, sendo que o resultado final é alcançado num prazo de 40 a 60 dias que é o período de acomodação dos fios nos tecidos. Todos os fios induzem a formação de colágeno em volta deles, dando  um efeito adicional de sustentação em até  6 meses. 

Durabilidade:  Os fios de polipropileno (fio russo) permanecem na face e seu efeito é duradouro, e depende apenas da velocidade de envelhecimento de cada indivíduo. Por outro lado, os fios de seda (fio búlgaro) e ácido polilático (fio silhouette) são degradados em torno de 1 ano e meio. 

Lipo de papada:

A papada, também conhecida como “queixo duplo”, corresponde ao acúmulo de gordura abaixo do queixo. Esse excesso de tecido prejudica o contorno da face, produzindo um aspecto de envelhecimento. O tratamento da papada pode ser feito através de uma lipoaspiração, lipoaspiração a laser, através de cirurgia plástica. E agora existe um novo método para casos em que a pele da região apresenta uma boa elasticidade e não há uma grande quantidade de gordura a ser removida. Esse procedimento é a redução enzimática da papada, e é feito com a aplicação de um ácido, o ácido deoxicólico.

Por ser um procedimento extremamente simples, através de injeções de enzima na região da papada é possível uma redução substancial do volume de gordura localizada, acabando com o efeito de “queixo duplo” de alguns pacientes, esse procedimento pode ser usado como coadjuvante de outros procedimentos estéticos muito utilizados hoje em dia como a aplicação de toxina botulínica e preenchimento com ácido hialurônico. A droga utilizada para este procedimento é uma versão de ácido deoxicólico, uma substância (enzima) que ocorre naturalmente no corpo para ajudar a destruir gordura. Ela atua rompendo as membranas das células de gordura e assim destruindo o excesso de gordura de forma definitiva. As áreas com excesso de gordura abaixo do queixo são mapeadas e demarcadas, definindo os pontos onde serão aplicados o ácido deoxicólico, de acordo com a necessidade. Para este tratamento são realizadas de quatro a seis seções, de aproximadamente 20 minutos cada. Existem casos que só duas aplicações são suficientes. É necessário aguardar um mês entre uma e outra aplicação, para desinchar completamente a área e prepará-la para uma nova fase. Ou seja, o resultado não é imediato, mas já se nota uma boa diferença na primeira aplicação.

MD Codes:

Novidade entre os tratamentos estéticos para prevenir o envelhecimento e flacidez da pele, o MD Codes virou tendência. A técnica foi desenvolvida para cooperar na identificação dos pontos do rosto a serem melhorados, respeitando a particularidade de cada formato facial. O procedimento codifica os pontos de sustentação da face, que auxiliam na potencialização dos resultados com preenchimento para a redução da perda de volume e melhora do contorno facial.Como cada rosto tem um formato distinto, flacidez em pontos diferentes, perda de volume de gordura em áreas específicas e menor ou maior estrutura óssea, o tratamento previne com mais eficácia o envelhecimento. O MD Codes foi desenvolvido para ajudar os o profissional a identificar os pontos que exigem intervenção. Ele não só promove a melhora das proporções faciais, mas, principalmente, previne o aparecimento precoce da flacidez em pacientes predispostos. A “validade” do procedimento depende do produto utilizado, da região tratada e de características individuais do paciente, podendo variar entre doze a dezoito meses. Porém, mesmo após esse período, é possível observar uma melhora sustentada das regiões, já que o produto estimula a produção de colágeno.

Rinomodelação (Bioplastia de Nariz):

É o procedimento não cirúrgico para corrigir defeitos do nariz, tais como a giba do dorso nasal convexa, ponta do nariz caída, refinar o nariz, dando a aparência de mais estreito, ligeiras depressões e assimetrias que podem ocorrer após intervenção cirúrgicas. É realizado através da utilização da toxina botulínica, acido hialuronico e/ou fios de sustentação.  As substâncias são seguras, reabsorvíveis e não apresentam potencial de rejeição. O objetivo é a melhora da estética da pirâmide nasal em uma ou mais sessões para esculpir o nariz. A anatomia do nariz é extremamente importante por ser o ponto central, de equilíbrio e harmonia de toda a face. É realizado através de anestesia local, em consultório e a recuperação é muito tranquila, não necessitando afastamento de suas atividades. Os resultados são visíveis imediatamente após o procedimento, e duram em média 8 a 12 .Após este período, caso queira manter o resultado, uma nova intervenção é necessária.O procedimento não se aplica a todos. Algumas condições nas quais intervenções cirúrgicas serão necessárias, tais como em casos onde a função nasal está comprometida. No entanto, é uma luz para quem ainda não criou coragem para se operar, não pode se afastar de suas atividades ou não está no momento com condições financeiras de arcar com uma rinoplastia.




Ligue já para Odonthos Odontologia Integrada e agende sua consulta para um avaliação de estética facial e qual ou quais procedimentos são mais indicados para você.