HARMONIZAÇÃO OROFACIAL - CLÍNICA CAMBUÍ CAMPINAS/SP.

(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

Harmonização Orofacial - Dentista Campinas

A Odonthos é uma Clínica Odontológica Integrada em Campinas que realiza diagnósticos e tratamentos dentários, faciais e de gengivas com equipamentos de última geração. A Odonthos oferece diversas áreas odontológicas, com profissionais qualificados em próteses, implantes, saúde bucal, entre outros serviços.

 

HARMONIZAÇÃO OROFACIAL - CLÍNICA CAMBUÍ CAMPINAS/SP

Áreas de atendimento > HARMONIZAÇÃO OROFACIAL - CLÍNICA CAMBUÍ CAMPINAS/SP

O que é a Harmonização Orofacial?


 

A harmonização orofacial é um conjunto de tratamentos da odontologia estética na face, que podem ser realizados por cirurgiões dentistas. Seu objetivo é criar uma aparência harmônica no rosto, buscando um equilíbrio tanto funcional quanto estético. Para se realizar a harmonização orofacial é necessário um planejamento prévio personalizado, elaborado sob medida para cada paciente.

E entre as possibilidades de tratamento da odontologia estética, podem ser mencionados os seguintes:

·  Tratamento com Toxina Botulínica: indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão no rosto;
·  Preenchimento com Ácido Hialurônico: indicado para correções de depressões não muito profundas na pele do rosto;
·  Bichectomia (afinar as bochechas): indicado para afinar o rosto, deixando-o com linhas mais bem delineadas;
·  Micropuntura ou Microagulhamento: indicado para tratar o fotoenvelhecimento (como rugas e texturas da pele), o melasma, estrias, cicatrizes de acnes e calvície, além de dar mais firmeza à pele;
·  Dermosustentação: tratamento indicado para levantar músculos e peles do rosto que apresentam aspecto caído;
·  Lipo de papada: indicada para eliminar a camada de gordura abaixo do queixo;
·  MD Codes: tratamento usado para prevenir o envelhecimento e a flacidez da pele;
·  Rinomodelação (bioplastia de nariz): procedimentos não-cirúrgicos para a correção de defeitos no nariz.

A seguir vamos apresentar mais detalhes de cada um destes tratamentos da odontologia estética:

O que é o tratamento com Toxina Botulínica?

O tratamento com a Toxina Botulínica é indicado para suavizar rugas dinâmicas e linhas de expressão no rosto.

Quando são feitas aplicações de Toxina Botulínica em doses pequenas sua ação impede a liberação do neurotransmissor acetilcolina. Com isso, a Toxina Botulínica do tipo A restringe os movimentos dos músculos faciais, limitando a presença de rugas dinâmicas no rosto provocadas pelas expressões faciais.

Este tratamento com aplicações de Toxina Botulínica é feito, na maior parte dos casos, na glabela (região entre as sobrancelhas), na testa e na região ao redor dos olhos (onde se formam os chamados “pés de galinha”). Também é possível realizar este tratamento nas áreas ao redor do pescoço e da boca.

Vale acrescentar que as aplicações de Toxina Botulínica devem ser feitas apenas como prevenção do surgimento de rugas. Ela não é indicada para preencher rugas já existentes. E seu efeito tem durabilidade de 4 a 6 meses, exigindo novas aplicações posteriores para manter o tratamento preventivo. 

O que é o preenchimento com Ácido Hialurônico?

O preenchimento com Ácido Hialurônico é um procedimento da odontologia estética indicado para corrigir depressões não muito profundas na pele. Exemplos delas são as rugas finas, como os chamados “pés de galinha”, os sulcos nasogenianos (conhecidos como “bigode chinês”), os sulcos nasojugais (olheiras) e as rugas glabelares (rugas que aparecem entre as sobrancelhas).

O tratamento com Ácido Hialurônico também pode ser usado para melhorar a simetria do nariz, ou mesmo para deixar mais levantada a columela (efeito que deixa arrebitada a ponta do nariz). Ele também permite aumentar o volume dos lábios e corrigir o seu contorno, além de uma melhoria geral para corrigir eventuais assimetrias no sorriso.

A aplicação do Ácido Hialurônico deve ser feita por cirurgiões dentistas, que aplicam materiais específicos sob a pele, diminuindo a profundidade de rugas e depressões.

O Ácido Hialurônico é uma substância natural, produzida pelo nosso organismo. E ela encontra-se presente sobretudo em nossa pele, servindo para reter água e garantir melhor hidratação da pele. É justamente a sua perda natural ao longo do tempo, na medida em que envelhecemos, que faz que com haja perda de volume, de contornos e surjam as rugas. Daí a necessidade de sua reposição, que pode durar de 9 a 24 meses.

O que é o tratamento chamado de Bichectomia (afinar as bochechas)?

A Bichectomia (afinar as bochechas) é um tratamento da odontologia estética indicado para se afinar o rosto, deixando-o mais bem delineado e ressaltando as chamadas “linhas do blush”.

O procedimento cirúrgico exige a remoção da camada de gordura acumulada nas bochechas, chamadas de “Bolas de Bichat”, o que dá origem ao nome do tratamento.

O que é Micropuntura ou Microagulhamento?

A Micropuntura ou Microagulhamento é um nome geralmente dado a duas técnicas da odontologia estética: a injeção de colágeno com uma agulha, através da pele e com o uso de um roller, e também a microinfusão de medicamentos através da pele com o uso de um aparelho elétrico.

Este procedimento é recomendado para tratar o fotoenvelhecimento da pele, quando surgem rugas, o melasma (manchas escuras na pele), cicatrizes de acne, estrias e calvície. Ele também confere mais firmeza à pele, graças à maior concentração do colágeno que é injetado, e melhora a elasticidade da pele.

Como é o tratamento de Dermosustentação?

O tratamento de Dermosustentação, como o nome diz, usa implantes de fios no rosto para sustentação facial com a finalidade de reposicionar os músculos e a pele do rosto de modo a deixar a pele “mais levantada”, sem aquele aspecto caído.

Esse efeito de flacidez da pele se deve à perda do colágeno ao longo dos anos, gerando o envelhecimento facial. Os efeitos mais notáveis disso são a queda da maçã do rosto, o surgimento do chamado “bigode chinês”, a perda do contorno da mandíbula e o deslocamento da camada de gordura para a parte de baixo do rosto (o que dá um aspecto que lembra um buldogue).

Os implantes de fios no rosto podem conter esses efeitos, que tendem a surgir quando a idade varia entre os 40 e os 50 anos. Esses fios estimulam a produção do colágeno, uma substância essencial da nossa pele que melhora a elasticidade, deixa-a mais hidratada e com aspecto mais jovem.

Também chamado de “lifting facial”, a dermosustentação não exige um procedimento cirúrgico. Por isso ele é chamado de “plástica sem cortes”. A substância usada no tratamento de implantes de fios no rosto é o ácido polilático, um polímero natural, facilmente absorvido pela pele e que produz efeito rejuvenescedor imediato e o seu reerguimento.

O que é a lipo de papada?

A lipo de papada é um tratamento da odontologia estética que visa reduzir o acúmulo de uma camada de gordura abaixo do queixo, o que gera o efeito conhecido como “queixo duplo”. Esse excesso afeta o contorno da face, criando um aspecto envelhecido.

O tratamento da papada pode ser feito por meio de uma lipoaspiração, lipoaspiração a laser ou cirurgia plástica. Mas se a pele apresenta boa elasticidade e a quantidade de gordura a se remover não é elevada, é possível tratar a papada com um procedimento chamado de redução enzimática da papada. Esta é feita com a aplicação do ácido deoxicólico, que é natural e produz o efeito de eliminação da camada de gordura.

Como é o tratamento conhecido como MD Codes?

O nome “MD codes” vem do modo como este tratamento é realizado pela odontologia estética. Seu procedimento codifica os pontos de sustentação da face que permitirão maior potencial na obtenção de resultados na melhora do contorno facial e na diminuição das perdas de volume.

Dessa forma, o procedimento MD Codes permite que os cirurgiões dentistas identifiquem os pontos que mais exigem intervenção. Cada rosto tem suas particularidades próprias, com formatos diferentes, pontos de flacidez distintos, perdas de volumes de tecido gorduroso em áreas determinadas etc. Pelo MD Codes, o produto aplicado estimula a produção de colágeno, por assim dizer, em “pontos estratégicos”, que potencializam os efeitos dos resultados.

Por meio do seu método, o MD Codes permite a melhoria das proporções faciais e previne o surgimento precoce da flacidez. E os efeitos do tratamento podem ser conservados em períodos que variam de 12 a 18 meses, embora possam ser notadas melhorias mesmo após esse período devido ao estímulo à produção do colágeno, que melhora a elasticidade da pele.

O que é a Rinomodelação? (bioplastia de nariz)

A Rinomodelação, nome dado pela odontologia estética à bioplastia de nariz, é um procedimento não cirúrgico para a correção de defeitos do nariz. Entre esses defeitos podem ser citados a giba do dorso nasal convexa, ponta do nariz caída, sua falta de refinamento, a falta de assimetria ou leves depressões surgidas após procedimentos cirúrgicos etc.

A Rinomodelação pode ser feita usando substâncias naturais como a Toxina Botulínica, o Ácido Hialurônico, os fios de sustentação (todos citados acima) etc. Todas elas são substâncias seguras, perfeitamente absorvíveis pelo organismo, sem risco de rejeição.

Todas essas substâncias permitem a remodelação estética da pirâmide nasal. Vale lembrar que o nariz é um ponto central de equilíbrio na estética facial. Por isso, sua anatomia é extremamente importante.

A Rinomodelação exige anestesia local e sua recuperação é bastante tranquila, não afetando a rotina do paciente. E os resultados surgem imediatamente após a intervenção, embora exijam novas intervenções futuras para manutenção dos resultados.

Vale acrescentar que há casos em que a Rinomodelação não será recomendada de se realizar, especialmente quando a função nasal está comprometida.