PERIODONTIA - TRATAMENTO PERIODONTAL - PLÁSTICA GENGIVAL.

(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

Periodontia

A Odonthos é uma Clínica Odontológica Integrada em Campinas que realiza diagnósticos e tratamentos dentários, faciais e de gengivas com equipamentos de última geração. A Odonthos oferece diversas áreas odontológicas, com profissionais qualificados em próteses, implantes, saúde bucal, entre outros serviços.

 

PERIODONTIA - TRATAMENTO PERIODONTAL - PLÁSTICA GENGIVAL

Áreas de atendimento > PERIODONTIA - TRATAMENTO PERIODONTAL - PLÁSTICA GENGIVAL

Periodontia é a especialidade odontológica responsável pela prevenção e pelo tratamento de qualquer doença que afeta aos tecidos de sustentação e de proteção dos dentes, que correspondem às gengivas e aos ossos que sustentam a arcada dentária.

Seus principais elementos integrantes são o osso alveolar (camada delgada que circunda as raízes dos dentes) e o ligamento periodontal (sistema que liga o dente ao osso alveolar), formado especialmente por fibras. Qualquer patologia ocorrente no periodonto é chamada de doença periodontal, ou periodontite.

Quais são as principais doenças periodontais?

Na periodontia, as principais doenças periodontais (periodontite) são as infecções provocadas pela presença de bactérias nessas regiões dos tecidos que rodeiam os dentes. Em geral essas infecções geram um pequeno espaço entre o dente e a gengiva, onde se formam as chamadas bolsas periodontais. Nelas costuma ocorrer o acúmulo de bactérias e de resíduos de alimentos, afetando assim a saúde bucal do paciente.

Qual é o risco da falta de cuidados com as doenças periodontais?

O maior risco da falta do devido tratamento das doenças periodontais (ou periodontite) é a perda dos dentes. Entre os pacientes adultos, as doenças periodontais são as principais causadoras deste tipo de perda. Por isso é muito importante não apenas o devido tratamento periodontal, mas, sobretudo, a adoção de medidas preventivas à sua ocorrência, para se assegurar assim uma perfeita saúde bucal.

Quais são as melhores maneiras de se prevenir as doenças periodontais?

As melhores maneiras de se prevenir a periodontite e preservar a saúde bucal são os cuidados essenciais da higiene bucal por meio da remoção da placa bacteriana.

A placa bacteriana é uma espécie de película pegajosa, composta de bactérias, que pode se acumular em nossos dentes e ao longo da sua margem gengival. Essa remoção é realizada especialmente com a correta escovação dos dentes e o uso do fio dental, ou seja, as medidas básicas essenciais de higiene bucal.

Contudo, nos casos mais complexos, a eliminação da placa bacteriana pode ser complementada com um tratamento periodontal, que inclui limpezas regulares, mais profundas, efetuadas pelo cirurgião-dentista.

Quais são os sinais mais claros de uma doença periodontal?

Na periodontia, quando o paciente sofre uma doença periodontal, o sintoma mais comum é o sangramento nas gengivas. Mas há outros sinais comuns também, como as mudanças nas posições dos dentes, inchaços nos locais, mobilidade dos dentes, retrações nas gengivas, retenções de alimentos etc.

Como é feito o tratamento de uma doença periodontal?

O tratamento da doença periodontal (periodontite) é feito com a remoção de placa bacteriana que envolve os dentes. Isso é feito por meio da raspagem e do alisamento das regiões das raízes dos dentes, onde a placa bacteriana costuma se acumular.

Contudo, há situações em que a simples raspagem pode não alcançar a região da raiz que está comprometida pela placa bacteriana. Nestes casos, é preciso recorrer a cirurgias para se alcançar as regiões afetadas.

Uma doença periodontal pode produzir consequências estéticas?

Sim. A doença periodontal pode deixar sequelas que afetam a estética da boca, como o deslocamento de dentes de sua posição e a retração da gengiva (e como consequência, o aumento do comprimento do dente). Nestes casos, são necessários procedimentos cirúrgicos e a colocação de próteses para atenuar a perda dos efeitos estéticos.

O que é a plástica gengival, ou gengivoplastia?

A plástica gengival, ou gengivoplastia, é um procedimento de reconstrução do contorno da gengiva, afetado por uma doença periodontal. Ela é indicada para os casos de desarmonia estética das gengivas ou para correções nas gengivas após a realização de algum tratamento odontológico.

A gengivoplastia também é indicada para a eliminação das bolsas periodontais, exigindo, consequentemente, a remodelação das deformidades ocorridas nas gengivas.

O que fazer caso a pessoa tenha um “sorriso gengival”, ou sorriso com “excesso de gengiva”?

Algumas pessoas podem se sentir incomodadas quando o seu sorriso expõe demais as gengivas – o chamado sorriso gengival, ou o excesso de gengiva.

Isso pode ser contornado por um tratamento chamado de gengivectomia, que é uma espécie de tratamento de redução gengival. A gengivectomia o nome da cirurgia para a diminuição do excesso de mucosa.

A cirurgia de gengivectomia é eficaz pois não deixa cicatrizes ou qualquer marca, eliminando assim o sorriso gengival (o excesso de gengiva), tornando o sorriso muito mais equilibrado e harmônico.