APARELHO DENTÁRIO INVISÍVEL OU LINGUAL-APARELHO ORTODÔNTICO INVISÍVEL.

(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

Ortodontia (Aparelho Lingual - Aparelho Dentário Invisível)

A Odonthos é uma Clínica Odontológica Integrada em Campinas que realiza diagnósticos e tratamentos dentários, faciais e de gengivas com equipamentos de última geração. A Odonthos oferece diversas áreas odontológicas, com profissionais qualificados em próteses, implantes, saúde bucal, entre outros serviços.

 

APARELHO DENTÁRIO INVISÍVEL OU LINGUAL-APARELHO ORTODÔNTICO INVISÍVEL

Áreas de atendimento > APARELHO DENTÁRIO INVISÍVEL OU LINGUAL-APARELHO ORTODÔNTICO INVISÍVEL

Uma ótima opção para tratar os dentes com má oclusão (quando os dentes superiores não se acomodam corretamente com os dentes inferiores), fazendo-se o correto posicionamento dos dentes (correção ortodôntica), é o uso do aparelho lingual – também chamado de aparelho ortodôntico invisível. 

A principal característica do uso do aparelho ortodôntico invisível ou aparelho ortodôntico lingual é o seu posicionamento na boca: nestes tipos de aparelho, os brackets são colocados na parte interna dos dentes, ou seja, junto à língua, e não em sua face frontal, como costuma ser realizado com um aparelho fixo convencional.

Desta forma, durante o tratamento ortodôntico ele não fica exposto, sendo mantido em um local discreto, valorizando a estética bucal. E este tipo de posicionamento, na parte interna dos dentes, permite que estes tipos de aparelho sejam, em muitos casos, a melhor opção na correção ortodôntica durante o tratamento.

O uso do aparelho lingual tem alguma diferença em relação a um aparelho fixo frontal?

De uma forma geral, o aparelho lingual, ou aparelho invisível, tem os mesmos componentes de um aparelho convencional que é fixado na parte frontal dos dentes. Muda apenas o local da instalação e alguns detalhes técnicos (o que faz com que estes tipos de aparelho proporcionem várias vantagens em relação ao aparelho metálico convencional).

Tanto o aparelho ortodôntico lingual quanto o aparelho convencional são compostos dos mesmos elementos: brackets colocados em cada dente e um arco metálico que conecta os brackets. A diferença é que no aparelho ortodôntico lingual os brackets e o arco são colocados na parte interna dos dentes – e um aparelho convencional, na externa.

Como o aparelho lingual é preparado para ser colocado nos dentes do paciente? 

Durante o tratamento, o aparelho ortodôntico invisível, ou aparelho ortodôntico lingual, é desenvolvido sob medida para cada paciente. Ele não é elaborado de forma geral para qualquer tipo de arcada dentária.

Por isso, na primeira consulta o primeiro passo é passar um scanner sobre a arcada dentária do paciente, criando-se um modelo digital com o formato perfeito de sua boca. Além disso, também são feitas imagens do sorriso e da parte interna dos dentes e uma radiografia panorâmica da boca, de forma a se detalhar ao máximo as características bucais de cada um.

Em seguida, nessa primeira consulta, por meio de um software, são estabelecidas as posições ideais em que cada peça deve ser colocada, ainda de forma virtual. Com todas estas informações, os brackets ortodônticos são confeccionados, feitos sob medida conforme as características bucais de cada paciente.

Assim, os brackets são criados respeitando-se a anatomia dental de cada paciente. Isso permite que, durante o tratamento ortodôntico, seja possível alcançar uma correção ortodôntica com muito mais eficiência e precisão no ajuste da posição dos dentes.

Os brackets usados nos aparelhos metálicos convencionais frontais são os mesmos dos aparelhos linguais?

Não. Os brackets dos aparelhos linguais (ou invisíveis) são elaborados sob medida, e por isso, cada um possui dimensões específicas. 

Normalmente, os brackets dos aparelhos linguais são menores que os brackets convencionais. Isso assegura mais conforto ao paciente, pois o contato entre a língua e os elementos do aparelho provoca menos incômodo ou desconforto.

Por isso, pode-se afirmar que o aparelho lingual, ou aparelho invisível, é um grande avanço na evolução tecnológica dos tratamentos ortodônticos, pois ele é muito mais confortável e preciso em seus resultados. 

A seguir, as imagens mostram o aparelho ortodôntico lingual, desenhado por um computador denominado ALIAS. Ele foi desenvolvido pela Ormco, empresa líder e na vanguarda mundial no desenvolvimento de aparelhos autoligados.

 

 

 

Quais são as principais vantagens do uso dos aparelhos linguais?

Os aparelhos linguais podem ser a melhor opção em relação a um aparelho convencional devido às seguintes vantagens:

• Por ser confeccionado sob medida, o uso do aparelho ortodôntico lingual invisível oferece muito mais precisão e eficácia na correção da posição dos dentes, permitindo um tratamento com excelentes resultados;

• Durante o tratamento ortodôntico, o efeito estético do aparelho ortodôntico lingual é muito superior ao dos aparelhos metálicos convencionais. Por estar no interior da boca, fixado na parte interna dos dentes, o aparelho fixo não fica visível. Com isso, elimina-se o “sorriso metálico”, comum quando a pessoa usa um aparelho fixo convencional;

• Por isso, o uso do aparelho lingual é indicado aos esportistas, pois em caso de impacto, o risco de ferimentos é quase nulo. Ele também é indicado a profissionais cujo serviço exige uma ótima apresentação estética. Nestes tipos de serviços, os aparelhos invisíveis são a melhor opção;

• Por ser praticamente imperceptível, ele não prejudica a estética bucal, o que contribui para elevar a autoestima e o bem-estar do paciente;

• Ao contrário do que se pode imaginar, a higienização do aparelho lingual é mais fácil que a dos aparelhos metálicos convencionais. Isso é possível pois a língua realiza uma espécie de autolimpeza, beneficiada pelos seus próprios movimentos. Além disso, há uma quantidade maior de saliva na parte interna da boca. Tudo isso, ao lado do hábito de escovar os dentes com a frequência indicada, favorece a limpeza da região do aparelho dentário invisível;

• Em caso de má higienização do aparelho ao escovar os dentes, é comum o surgimento de manchas nos dentes. Por isso, no caso do aparelho lingual, as manchas ficariam na parte interna dos dentes, sem afetar a sua estética e dispensando restaurações;

• O modo de escovar os dentes e a maneira de limpar o aparelho invisível é feita como de praxe, porém com alguns ajustes: passando o fio dental, por exemplo, não há a necessidade do auxílio de um “passa fios”;

• A adaptação ao uso de um aparelho dentário invisível é muito simples e rápida. É comum que em menos de uma semana o paciente se adapte às suas formas mais arredondadas. O tempo de tratamento ortodôntico, por sua vez, é similar ao de um aparelho metálico convencional.