ORTODONTIA EM CAMPINAS: APARELHO DENTÁRIO FIXO OU TRANSPARENTE.

(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

Ortodontia | Aparelho Autoligado | Aparelho Transparente

A Odonthos é uma Clínica Odontológica Integrada em Campinas que realiza diagnósticos e tratamentos dentários, faciais e de gengivas com equipamentos de última geração. A Odonthos oferece diversas áreas odontológicas, com profissionais qualificados em próteses, implantes, saúde bucal, entre outros serviços.

 

ORTODONTIA EM CAMPINAS: APARELHO DENTÁRIO FIXO OU TRANSPARENTE

Áreas de atendimento > ORTODONTIA EM CAMPINAS: APARELHO DENTÁRIO FIXO OU TRANSPARENTE

Aparelhos dentários metálicos

A ortodontia é a especialidade odontológica que desenvolve técnicas de correção da posição dos dentes na arcada dentária por meio de um aparelho fixo ou móvel. Essas correções visam posicionar os dentes da forma mais adequada, permitindo a melhor distribuição de forças durante a mastigação, prevenindo problemas nos dentes, nas gengivas, na mandíbula, na articulação temporomandibular (ATM) e assegurando melhor resultado estético. 

Qual é a importância de se fazer a correto posicionamento dos dentes?

Além da melhor distribuição de forças nos dentes durante a mastigação (o que previne dores, desconforto e mal-estar), o correto posicionamento dos dentes também contribui para proteger o periodonto (osso de suporte e o tecido gengival) e a articulação temporomandibular (ATM).

O alinhamento correto dos dentes, feito por um aparelho fixo, também permite uma melhor higiene bucal e diminui o risco do surgimento de cáries e de doenças periodontais, favorecendo a saúde bucal.

Vale acrescentar que o bom posicionamento dos dentes também origina um efeito estético atraente, o que contribui para melhorar a autoestima e o bem-estar pessoal.

Como é feito o correto posicionamento dos dentes e a correção da oclusão dentária?

Uma das melhores maneiras de corrigir a má oclusão dentária (quando o contato dos dentes superiores com os dentes inferiores não é feito com o perfeito “encaixe”) é o uso de um aparelho fixo. Um aparelho ortodôntico fixo é composto, basicamente, por dois elementos: os brackets (peças que são posicionadas em cada dente) e o arco ortodôntico (um arco metálico que interliga todos os brackets).

Durante muito tempo, o único tipo de aparelho fixo disponível para isso era o que hoje chamamos de “aparelho convencional”. Contudo, recentemente foi desenvolvido outro tipo de aparelho, o chamado aparelho dentário autoligante.

Atualmente, qual é o tipo de aparelho fixo mais eficaz e com melhor aparência estética?

Atualmente, o aparelho ortodôntico autoligante do tipo Damon System é, sem dúvida, o tipo de aparelho fixo mais eficaz. Além disso, é o que apresenta o melhor resultado estético e o menor tempo de tratamento.

Sua principal característica é a maneira como os brackets são ligados ao arco metálico ortodôntico: neste tipo de aparelho fixo, ao invés dos brackets serem presos com elásticos (como era feito nos aparelhos convencionais), os brackets possuem uma espécie de “portinhola” na qual o arco fica encaixado. Ou seja, este tipo de aparelho fixo dispensa o uso de elásticos para prender o arco metálico a cada bracket. Por isso eles são chamados de aparelhos autoligantes.

Além disso, este tipo de aparelho ortodôntico autoligante possui melhor aparência estética, pois graças ao uso de brackets transparentes, ele é um aparelho dental transparente e mais discreto. Por isso, eles são chamados de “aparelhos estéticos”.

A denominação Damon System é uma homenagem ao inventor desta técnica. Veja na figura abaixo as principais diferenças entre um aparelho ortodôntico autoligante e um aparelho fixo convencional:

 

 

Quais são as principais diferenças entre um aparelho odontológico transparente autoligante e um convencional?

Quando surgiram, os aparelhos dentários autoligantes representaram uma autêntica revolução na ortodontia. Eles são muito mais eficazes que os aparelhos convencionais, além de apresentarem um aspecto estético mais discreto, por poder ser um aparelho transparente.

Uma das principais diferenças entre os aparelhos autoligados e os convencionais é o tipo de fio usado. Nos aparelhos autoligados o fio tem uma espécie de “memória”, ou seja, o fio quando se encontra à temperatura da boca assume o formato pré-determinado pelo ortodontista. Isso permite um alinhamento dos dentes mais controlado e mais perfeito do que o resultado proporcionado pelos aparelhos convencionais.

Assim, ele possui tanto um fio quanto brackets completamente diferentes dos aparelhos convencionais. A única semelhança entre eles é que são aparelhos fixos. E só.

Quais são as principais vantagens de um aparelho ortodôntico transparente autoligado?

Graças à técnica mais avançada, os aparelhos dentários autoligados apresentam várias vantagens:

·  Com ele, o tempo de tratamento é mais curto: o tratamento dentário é 50% mais rápido com os aparelhos autoligados (resultando em uma média de uso de 18 meses);
·  Eles provocam muito menos dores e desconforto em seu uso e em sua habituação;
·  Como seu tempo de tratamento é menor, ele vai exigir menos consultas ao dentista, pois os ajustes, em geral, podem ser feitos de três em três meses;
·  Em 80% dos casos não é necessário fazer a extração de dentes;
·  Dispensam o uso de expansores (elemento usado para alargar maxilas);
·  Ele pode ser um aparelho fixo transparente, graças ao uso de alinhadores transparentes, resultando em um aspecto estético mais discreto, sem aquele “sorriso metálico” proporcionado pelos aparelhos convencionais.

Por que os aparelhos autoligantes ainda são pouco usados?

A tecnologia usada nos aparelhos autoligantes ainda é muito recente. Por isso, são poucos os dentistas habilitados ao seu uso, com a devida técnica e experiência.

De fato, os aparelhos autoligantes são completamente diferentes dos convencionais. Mudam as maneiras de se fazer a colocação, a manutenção e o seu manuseio.

Veja abaixo algumas imagens do aparelho dentário autoligado transparente Damon System Clear 2:

 

O que é um aparelho ortodôntico de porcelana autoligado?

O aparelho ortodôntico de porcelana autoligado é um tipo de aparelho fixo da 3M, denominado Aparelho Ortodôntico de Porcelana Unitek 3M.

A principal característica deste tipo de aparelho ortodôntico são os seus brackets autoligados passivos de aletas duplas, com a estética dos brackets cerâmicos ClarityTM. Eles proporcionam resultados eficazes em um menor tempo de tratamento.

Como cuidar da saúde bucal e da higiene bucal quando se usa um aparelho fixo?

Nos cuidados com a saúde bucal e com higiene bucal, o uso de aparelhos metálicos dificulta um pouco o uso do fio dental, além de exigir uma atenção especial ao escovar os dentes. Mas isso não significa que tais cuidados devem ser dispensados.

Para o uso do fio dental, quem usa um aparelho metálico deve procurar nas drogarias um passador de fio dental ortodôntico. Ele é uma ferramenta barata e descartável, disponível em qualquer drogaria. E outra dica é usar um fio com cera, pois ele enrosca menos nos brackets, facilitando o seu uso.