FACETAS E LENTES DE CONTATO DE PORCELANA .

(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

Dentística (Facetas em porcelana) - Odontologia Estética

A Odonthos é uma Clínica Odontológica Integrada em Campinas que realiza diagnósticos e tratamentos dentários, faciais e de gengivas com equipamentos de última geração. A Odonthos oferece diversas áreas odontológicas, com profissionais qualificados em próteses, implantes, saúde bucal, entre outros serviços.

 

FACETAS E LENTES DE CONTATO DE PORCELANA

Áreas de atendimento > FACETAS E LENTES DE CONTATO DE PORCELANA

Um belo sorriso é o seu cartão de visitas. Por isso, vale a pena cuidar muito bem dos seus dentes, deixando-os perfeitamente saudáveis e com uma estética dental satisfatória!

Nos dias de hoje, ter um belo sorriso saudável é altamente valorizado, tanto em nossa vida pessoal quanto na profissional. Um lindo sorriso saudável é fundamental para demonstrar uma aparência saudável e atraente. Dentes bem tratados e corretamente alinhados são muito observados e valorizados pelas pessoas.

Inclusive há determinadas profissões em que apresentar dentes saudáveis e perfeitamente alinhados, na coloração certa, é fundamental para o exercício do trabalho. Eles podem favorecer, e muito, o crescimento profissional em determinados casos.

E além disso, vale a pena acrescentar que, com dentes saudáveis, sem dúvida a nossa autoestima e a nossa sensação de bem-estar aumentam consideravelmente. Cuidar bem da saúde bucal e da estética dental é algo extremamente valioso nos dias atuais.

Como é a melhor maneira de cuidar da estética dental atualmente?

Nos dias de hoje, graças aos avanços das técnicas odontológicas, é possível dispor de elementos que contribuem em grande escala para a melhoria da estética dental, para o clareamento dental e ter um belo sorriso saudável.

É certo que o primeiro passo é cuidar da boa saúde dos dentes, fazendo que todos eles sejam saudáveis e bem tratados, livres de cáries, de manchas, do desgaste do esmalte dental etc. Um efeito disso será a beleza dos dentes, que pode, além disso, ser aprimorada com a correção de pequenas imperfeições, da falta de alinhamento etc.

Para isto, alguns dos mais importantes elementos para cuidar dessa estética dental e garantir um belo sorriso saudável são as facetas de porcelanas e as lentes de contato dental. Leia a seguir mais detalhes sobre cada uma destas técnicas e quando convém usar uma ou outra no tratamento estético:

Facetas de Porcelana

O que são as facetas de porcelana?

O uso de facetas de porcelana é, nos dias de hoje, é um procedimento dos mais avançados de reabilitação dental, clareamento dental e de estética dental, garantindo um sorriso saudável.

As facetas odontológicas são pequenos elementos odontológicos, confeccionados em porcelana, indicados para quem precisa fazer um clareamento dental e realizar pequenos reparos nos dentes, como corrigir dentes manchados, dentes com cores indesejadas, formato inadequado, tamanho desproporcional, perda do esmalte dental etc.

Vale acrescentar que a técnica das facetas odontológicas é um procedimento que também pode ser usado para a correção do posicionamento dos dentes. Portanto, pode-se dizer que as facetas laminadas são altamente recomendadas para vários tipos de necessidade de melhoria estética dental, clareamento dental e garantia de um belo sorriso.

Qual material é usado na confecção das facetas laminadas?

Nos dias de hoje, o material empregado na preparação das facetas laminadas é o dissilicato de lítio. Este material apresenta mais resistência que o das porcelanas convencionais, o que permite a criação de peças de variadas espessuras, algumas delas bastante finas. Por isso, este material é também usado na confecção das lentes de contato dental, usadas com as mesmas finalidades das facetas odontológicas, porém com a características de serem mais finas.

O material que faz a fixação das facetas de porcelana nos dentes é confiável?

Sim, são muito confiáveis. Pode-se afirmar que os avanços atuais não se limitaram ao desenvolvimento do material das facetas odontológicas, mas também se estenderam aos produtos que fazem a sua fixação nos dentes.

Nos dias de hoje, esse produto que faz a colagem de cada peça de dissilicato de lítio aos dentes é altamente resistente e duradouro. Isso confere muito tranquilidade tanto ao paciente quanto aos profissionais dentistas que fazem a sua aplicação.

Quais são os principais benefícios das facetas laminadas?

As facetas laminadas permitem corrigir todo tipo de imperfeição nos dentes, melhorando a estética dental e proporcionando um sorriso saudável. Os benefícios do seu uso são vários:

·  Clareamento dental;
·  Melhoria da aparência do esmalte dental desgastado;
·  Alinhamento correto de dentes tortos e manchados;
·  Aumento do tamanho de um dente, quando ele é desproporcional aos demais;
·  Redução da distância entre dentes naturais demasiados afastados;
·  Correção da curvatura da arcada dentária;
·  Melhoria do formato da arcada dentária;
·  Permitem um sorriso saudável;
·  Entre outros benefícios. 

Como o dentista pode escolher qual o tipo de faceta de porcelana é mais conveniente ao paciente?

Ao decidir qual o melhor tipo de faceta de porcelana a usar em um tratamento, ele precisa ponderar vários fatores, que nem sempre se restringem à questão estética dental, tais como:

·  Melhoria da função mastigatória;
·  Melhoria da saúde bucal;
·  Conservação da estrutural dental remanescente;
·  Durabilidade das facetas odontológicas e do tratamento;
·  Expectativas desejadas pelo paciente;
·  Necessidade de clareamento dental;
·  Grau de perda do esmalte dental;
·  Requisitos estéticos;
·  Entre outros.

Como são as etapas prévias ao tratamento dentário com as facetas de porcelana?

No tratamento dentário com facetas de porcelana, é fundamental, em primeiro lugar, modelar a arcada dentária do paciente. Para isso, são feitas imagens e fotografias do conjunto de dentes, do rosto e até do sorriso, além de imagens feitas por meio de radiografias. Assim são confeccionados moldes que reproduzem com perfeição a arcada do paciente.

Com o uso dos moldes é possível elaborar, sob medida, as peças das facetas de porcelana, que irão se ajustar perfeitamente aos dentes do paciente. O tempo total deste processo, desde o início da modelagem dos dentes, incluindo a confecção das facetas odontológicas e sua posterior colocação, dura cerca de uma semana e requer duas sessões (uma para a elaboração das imagens e outra para a fixação das facetas laminadas). 

Como decidir entre o uso de facetas de porcelana e as lentes de contato dental?

Para esta decisão, é fundamental contar com a opinião e o parecer do dentista. As facetas de porcelana e as lentes de contato dental são desenvolvidas com o mesmo material. A principal diferença entre elas está em sua espessura: as lentes de porcelana são muito mais finas que as facetas odontológicas, e essa diferença é o que mais determina qual das duas soluções é a mais adequada.

Assim, as lentes de contato dental, que são muito finas e deixam em evidência a cor natural dos dentes, são recomendadas quando a coloração desses dentes é adequada e não exige mudanças. Nestas situações, as lentes de contato dental são usadas quando há a necessidade de se corrigir algum defeito estrutural ou na forma dos dentes (por exemplo, quando a separação entre eles é alta, ou ao contrário, quando eles se encontram muito juntos, “apinhados”).

As facetas de porcelana, por outro lado, não são tão finas e devem ser usadas quando há a necessidade de corrigir a coloração de dentes (eliminar manchas ou ocultar manchas que não podem ser eliminadas) e realizar um clareamento dental. Dessa forma, as facetas de porcelana aprimoram bastante a estética dental e um sorriso saudável.

Quais são as contraindicações ao uso de uma lente de contato dental?

As lentes de contato dental não são recomendadas quando os pacientes roem unhas (pois isso pode danificá-las) ou quando eles têm outros maus hábitos similares (como o de morder pontas de canetas). Tudo isso desgasta as lentes e reduz a sua vida útil, comprometendo o tratamento e prejudicando a saúde bucal e os efeitos estéticos desejados.