PRÓTESE DENTÁRIA EM CAMPINAS | FACETAS E LENTES DE PORCELANA.

(19) 3044.8899

(19) 98124.8789

Clínica Odontológica em Campinas Odonthos | Dentistas em Campinas

Prótese Dentária - Laminados Cerâmicos

A Odonthos é uma Clínica Odontológica Integrada em Campinas que realiza diagnósticos e tratamentos dentários, faciais e de gengivas com equipamentos de última geração. A Odonthos oferece diversas áreas odontológicas, com profissionais qualificados em próteses, implantes, saúde bucal, entre outros serviços.

 

PRÓTESE DENTÁRIA EM CAMPINAS | FACETAS E LENTES DE PORCELANA

Áreas de atendimento > PRÓTESE DENTÁRIA EM CAMPINAS | FACETAS E LENTES DE PORCELANA

Quando a pessoa enfrenta dificuldades na mastigação de alimentos, provocadas pela perda de um ou vários dentes naturais, pode ser necessário o uso de próteses dentárias ou implantes para a sua reabilitação oral.

A reabilitação oral é a área da odontologia na qual são efetuados os procedimentos de recuperação da função mastigatória do paciente. E o uso de próteses dentárias ou implantes pode ser a maneira mais eficaz para que a mastigação seja restabelecida com perfeição.

Riscos de uma mastigação incorreta

Quando há a perda de um ou mais dentes naturais, a saúde bucal é afetada e há o risco de surgir vários problemas mastigatórios. A ausência de dentes na arcada pode levar a uma mastigação irregular, que provoca a inclinação e o desalinhamento dos outros dentes naturais.

Isso leva ao mau encaixe dos dentes ao fechar a boca (desarmonia da oclusão) e a dores nas gengivas e nos ligamentos (problemas periodontais). Também podem surgir problemas na Articulação Temporomandibular (ATM), dores de cabeça (dores orofaciais), além da perda da boa estética dos dentes naturais, risco de formação de placas bacterianas, entre outros riscos.

Quais tipos de próteses dentárias podem ser usados na reabilitação oral?

O uso de próteses dentárias ou implantes permite recuperar a harmonia da mastigação, a estética bucal, a saúde bucal e reduz o risco de formação de placas bacterianas. Os tipos de próteses são variados, em geral alternando entre um modelo de ponte dentária fixa e uma prótese dentária móvel:

- Uso de próteses dentárias fixas (popularmente conhecida como ponte dentária fixa);
- Prótese dentária móvel (chamada de ponte dentária móvel ou prótese dentária móvel);
- Prótese total (dentadura);
- Prótese dentária sobre o implante dentário. 

O que fazer quando o paciente perde somente a coroa do dente?

Quando o paciente perde apenas a coroa de um dente (a parte do dente que fica exposta na boca), mas mantém a sua raiz, é necessário realizar o tratamento do canal para recuperar a sua saúde bucal.

Mas há casos em que esse tratamento não é possível e o dente pode ser perdido. A solução para estes casos é a colocação de um pino intracanal e de uma prótese dentária (coroa protética, conhecida como “jaqueta”).

O que é são Implantes Dentários?

O implante dentário é um suporte ou estrutura metálica fixada cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva. Quando colocado, ele permite ao cirurgião dentista montar dentes substitutos sobre os dentes remanescentes.

E como os dentes remanescentes permanecem integrados ao osso maxilar, o implante dentário oferece um suporte estável para os dentes artificiais (prótese dentária sobre implante).

Atualmente, com o desenvolvimento de peças em porcelana, é possível, na maioria dos casos, “esconder” o metal do implante dentário. Dessa forma, quando o paciente sorri, o metal prateado indesejável não fica exposto.

Em outros casos é possível fazer a coroa protética (conhecida como “jaqueta”) livre de componente metálicos. Elas são chamadas de metal free, mas é necessária a indicação correta para esses casos.

O que são Facetas de Porcelana?

Atualmente, um dos procedimentos mais avançados na reabilitação oral e na estética bucal é o uso das facetas de porcelana.

Muitos profissionais consideram as facetas de porcelana como o avanço científico do século na área de odontologia e estética. Este é o procedimento estético mais procurado hoje em dia por pessoas cujo trabalho requer uma boa apresentação pessoal e uma boa aparência. E o uso das facetas de porcelana também resulta no aumento da autoestima da pessoa.

Por que realizar um tratamento com Facetas de Porcelana?

As facetas de porcelana corrigem imperfeições nos dentes naturais e podem melhorar muito a estética de um sorriso. Com isso, a pessoa também resgata a sua autoconfiança e autoestima.

As facetas de porcelana trazem vários benefícios estéticos: clareamento dos dentes, correção de uma dentição torta e manchada, diminuição da distância entre os dentes naturais, aumento do seu tamanho (quando necessário), correção da curvatura da arcada, melhoria do seu formato, melhora da aparência do esmalte dental desgastado, entre tantos outros benefícios. 

Qual tipo de Faceta de Porcelana deve ser escolhido?

A escolha da faceta de porcelana mais adequada ao paciente depende de uma série fatores:

- Melhora da função mastigatória e de sua saúde bucal;
- Necessidade estética;
- Expectativa do paciente;
- Integridade da estrutura dentária remanescente;
- Durabilidade. 

Como é feito o tratamento com Porcelanas Estéticas?

No tratamento com porcelanas estéticas, o procedimento bucal começa com fotografias dos dentes, do rosto e do sorriso, radiografias e moldagem para confecção de modelos de estudo.

Nos moldes as modificações são enceradas para permitir a confecção do mock-up (prévia de como ficarão os dentes), dos provisórios e das facetas propriamente ditas.

O tempo entre o preparo e a colocação das facetas é de uma semana ou duas sessões: uma para preparar os dentes, moldar e fazer os provisórios; outra sessão para a cimentação.

Como escolher entre o uso de Lentes de Contato Dental ou Faceta de Porcelana?

Tanto as lentes de contato dental quanto as facetas de porcelana são feitas do mesmo material (porcelana ou cerâmica). Mas elas têm características diferentes.

A lente de contato dental, por exemplo, é extremamente fina, sendo indicada para dentes naturais que possuem uma boa coloração, mas que apresentam algum defeito estrutural ou de forma, como dentes separados ou apinhados. Como as lentes de contato dental são finas e translúcidas, elas transmitem a cor natural do dente, gerando um bom resultado estético.

As lentes de contato dental não são indicadas para pacientes que roem unhas ou, por exemplo, mordem pontas da caneta. Esses maus hábitos desgastam as lentes de contato dental e podem diminuir a sua vida útil, além do risco de formação de placas bacterianas nos dentes.

As facetas de porcelana, por sua vez, não são tão finas e podem ser usadas quando os dentes não possuem boa coloração. Assim, elas permitem melhorar a aparência dos dentes e tornar o sorriso mais bonito e com uma estética mais atraente.